5 benefícios de ter um vendedor virtual dentro do seu e-commerce – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MERCADO DIGITAL

5 benefícios de ter um vendedor virtual dentro do seu e-commerce

Com o constante crescimento do comércio eletrônico, muitos consumidores têm migrado o seu local de compra. O que antes era feito necessariamente em uma loja física, hoje basta 1Click dentro de uma loja virtual e pronto, a compra já pode ser realizada até com os mesmos benefícios de ser atendido por um vendedor, só que se tornou um vendedor virtual.

Na internet acessar uma loja on-line com apenas alguns cliques direto do celular ou computador, tornou o processo de compra muito mais cômodo. Facilmente é possível escolher o que deseja, comparar preços com outras lojas e assim por diante.

Para oferecer uma experiência de compra cada vez melhor, as soluções oferecidas para esse público estão se aprimorando. Com o desenvolvimento da tecnologia já é possível ter um vendedor virtual dentro do e-commerce.

O mesmo processo que um atendente tem de identificar e oferecer itens de acordo com o que o cliente busca, é controlado por um sistema de recomendação dentro da loja virtual. Este, auxilia todo o processo de compra porém sem questionar nada, somente fazendo uma análise e mapeamento do perfil de navegação do que o cliente está procurando on-line.

Depois que o sistema entende o que o consumidor está buscando, automaticamente ele monta um perfil comportamental com base em dados de pesquisa e recomenda um produto possivelmente desejado na tela de navegação. Veja abaixo alguns dos benefícios de ter um vendedor virtual dentro da sua loja: 

  • Melhora a experiência de compra do cliente

O experiência de compra é um conjunto formado quando o cliente passa por diversas etapas até o momento de adquirir o produto/serviço (pesquisa, atração pelo produto, decisão de compra, fechamento do pedido, entrega e até o pós compra). Por isso, encontrar um produto que era desejado ou um cupom de desconto na hora de finalizar a compra, possivelmente será um ponto positivo que em conjunto com outros causa uma boa experiência ao cliente.

  • Facilita a procura pelo produto

O tempo é um dos recursos mais valiosos para as pessoas, por isso o consumidor quer encontrar rapidamente o que deseja comprar, sem precisar sondar a loja inteira atrás de algo que necessita. Facilitar o processo de procura por um produto, com recomendações específicas e direcionadas ao perfil de navegação do que o cliente já estava procurando é um diferencial.

  • Possibilita uma compra mais assertiva

Entender o que o cliente está buscando, sem ter alguém para perguntar pode parecer uma tarefa difícil, porém é necessário. Imagine acessar uma loja para comprar um produto, precisar buscar entre mil opções que são oferecidos e ainda assim não encontrar. As vitrines de recomendação e retenção fazem a função que um vendedor precisaria fazer e indicam produtos mais assertivos dentro do gosto do consumidor.

  • Aumenta a taxa de conversão

Ter um vendedor virtual indicando produtos possivelmente desejados pode aumentar o número das vendas em média 30%, além de gerar uma movimentação nos produtos que estavam parados no estoque, pois a inteligência faz uma análise do perfil de compra do consumidor e não recomenda somente o que é está em alta no momento. Também existe a retenção que impulsiona as compras no momento de decisão de compra ou quando algo está prestes a ser abandonado no carrinho.

  • Fidelização para uma próxima compra

O cliente quer se sentir reconhecido, quando ele entende que a empresa está preocupada em atender as necessidades e oferecer o que ele está buscando, consequentemente irá atender as expectativas dele. Demonstrar que conhece o perfil de compra e fazer recomendações relevantes a seu gosto, pode ser uma ótima maneira de fidelizar os clientes.

 

Essa solução já é utilizada em grandes e pequenos varejos, acompanhe o depoimento do Hivan, sócio-criativo da Deposter.

‘’A ferramenta é de fato um vendedor virtual de nível sênior, daqueles que sabem o momento exato de agir. Recomenda os produtos certos, na hora certa para o cliente, fazendo-o encontrar outros itens relevantes. Em pouquíssimos minutos a ferramenta já estava rodando em nossa loja e otimizando as vendas. Os números crescem de verdade sem nos dar mais trabalho. É tudo automático!‘’

O sistema de recomendação atua como um vendedor virtual que identifica o que o cliente está buscando, oferece a ele a melhor opção de compra.

Para saber mais acesse: http://www.smarthint.co/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 6 =