5 tendências do e-commerce para 2023 – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MERCADO DIGITAL

5 tendências do e-commerce para 2023

5 tendências do e-commerce para 2023

O ano novo já está chegando e é hora de planejar as ações da sua loja virtual. Confira as tendências do e-commerce para 2023.

Você e seu e-commerce estão preparados para o novo ano? Se ainda não, fique tranquilo! Sendo assim, trouxemos algumas tendências do e-commerce para 2023 para te ajudar a se inspirar e planejar.

O Copterra, site de análises e avaliações de aplicativos e softwares, divulgou um relatório com 5 tendências do e-commerce para o próximo ano. O material é uma metanálise de múltiplas pesquisas conduzidas pela empresa entre dezembro de 2021 e setembro de 2022.

Ficou curioso para saber quais são as tendências? Confira abaixo:

Uso de celular para as compras será mais frequente

Utilizar o celular para compras é uma das tendências do e-commerce para 2023. Segundo o Copterra, 6 em cada 10 consumidores online se definem como Mobile First. Ou seja, clientes que preferem realizar tarefas ao invés de outros dispositivos.

Além disso, 65% dos entrevistados para o estudo apontam que o diferencial do celular está na facilidade de acesso.

Dessa forma, se você deseja atrair vendas para a sua loja virtual, aposte em layout responsivo para que ele se adapte em diferentes tamanhos de telas. Assim, evita que o site apareça quebrado para o cliente e você deixe de vender por isso.

Chat ao vivo será mais utilizado como canal de atendimento

O atendimento ao cliente é um dos pontos fundamentais do e-commerce. De acordo com a pesquisa do Copterra, o chat ao vivo com um agente é preferência de 48% dos participantes.

Dessa maneira, ultrapassa o favoritismo de canais de atendimento tradicionais como o telefone, que soma 33%.

Sendo assim, invista no chat ao vivo para a sua loja virtual e deixe-o bem visível. Afinal, esse canal é uma das tendências para o e-commerce em 2023 e promete trazer retorno muito positivo.

Publicidade online será indispensável para atrair clientes

Ainda sobre o estudo, 60% dos consumidores participantes afirmaram que realizaram compras via redes sociais influenciados por anúncios pagos. Desse número, pouco mais da metade disse que gastou entre R$100,01 e R$500,00 por mês nas compras.

Se o objetivo da sua loja virtual é atrair novos consumidores e vender mais, a publicidade online é uma opção e uma das 5 tendências do e-commerce para 2023. Também é importante que o conteúdo divulgado seja de qualidade e tenha relevância.

Empresas poderão adotar o modelo por assinatura

As compras por assinatura vêm crescendo nos últimos anos. Inclusive, já é bem comum adquirir produtos de uso contínuo por meio desse modelo. Por esse motivo, está entre as tendências do e-commerce para 2023.

Dessa forma, 94% dos participantes da pesquisa possuem algum tipo de assinatura. Além disso, 92% concordam que as empresas irão investir nesse modelo. Inclusive, 86% dos consumidores estão dispostos a consumir produtos de empresas que eles gostam, caso elas adotem o modelo por assinatura.

Consumidores irão esperar menores prazos de entrega

O relatório ainda abordou sobre a logística e identificou que 95% dos consumidores gostariam de reduzir os prazos de entrega.

Também vale ressaltar que 49% dos entrevistados veem a rapidez na entrega como mais importante do que o preço do frete, que obteve 33% da preferência.

Desse modo, reduzir o prazo de entrega também é uma das tendências do e-commerce para 2023.

Por isso, trabalhe com as transportadoras adequadas para a sua loja virtual e agilize o processo interno de pós-venda para que a mercadoria chegue mais rápido ao seu cliente.

Se você ainda não sabe com qual transportadora trabalhar, não se preocupe! A Frenet te ajuda a encontrar as melhores opções de frete para o seu e-commerce.

Além disso, você ainda pode emitir envios na hora, sem burocracia e com descontos exclusivos. Incrível, né?

Não perca tempo. Crie sua conta agora gratuitamente e conheça o universo de possibilidades que podemos te oferecer.

 

Um comentário
  1. Wendy

    Importante reduzir o prazo de entrega também é uma das tendências do e-commerce para 2023.

    Por isso, trabalhe com as transportadoras adequadas, para melhor qualidade para atender os clientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − quatro =