A força do Retail Media para o e-commerce – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MARKETINGNotícias

A força do Retail Media para o e-commerce

A força do Retail Media para o e-commerce

Por: Johnny de Andrade Gomes – Head de Mídia e Conteúdo da Infradigital na Infracommerce

Mais do que ter um anúncio atrativo, com uma arte bem estruturada e um copy bem feito. A grande sacada da publicidade digital moderna está em marcar presença onde o seu público-alvo está. Esse foco é, talvez, o fator mais importante para fazer com que a sua marca seja lembrada em meio à tanta concorrência do varejo online atual.

Com essa estratégia em mente, o Retail Media é uma tendência que tem despontado no Brasil há pouco tempo, e que possui muito campo a ser explorado e muito mato alto a ser cortado pelo setor do e-commerce. Entende que esse cenário tem vários caminhos possíveis para se seguir, certo? Mas para deixar esse curso um pouco mais claro, acompanhe esse artigo e busque estar sempre atualizado sobre essa área fértil que é a de Retail Media.

A recente evolução de Retail Media

Essa é uma vertente dos anúncios pagos que, como tudo nesse nosso meio do comércio eletrônico, tem apresentado uma crescente extremamente acelerada, impulsionada principalmente pelo acesso a dados e às tecnologias emergentes que estão na moda, como é o caso da inteligência artificial.

Mas, para entender como o Retail Media tem se tornado uma força de arranque do e-commerce, primeiro é importante observar porque chegamos neste ponto de personalização das campanhas online.

Como a estratégia funciona

O Retail Media nada mais é do que a evolução dos anúncios patrocinados que já circulavam pela internet, só que, agora, embutidos dentro das plataformas de marketplace, dos sites e apps de grandes varejistas, como é o caso da Amazon e do Mercado Livre. Essa é uma relação comercial onde as duas pontas só têm a ganhar. De um lado, estão as plataformas, que cedem espaços pagos para os anunciantes e que lucram com isso. Do outro lado, estão as marcas, que pagam para aparecer ali em troca de conquistar um público maior, que está potencialmente mais qualificado para a compra.

Não, isso não é mágica. Não quer dizer que o usuário vai ver o anúncio da sua loja ali, na página inicial do marketplace ou na lateral de uma seção de categoria ou produto, que ele vai querer sair comprando no seu e-commerce. Isso quer dizer que esse público pode se tornar o seu cliente porque ele já chega até o seu banner mais propenso a comprar.

Esse movimento é possível porque as próprias plataformas têm os chamados Ads, para implementar campanhas com base nos hábitos de consumo e no histórico de compras dos clientes, tudo conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Assim, você consegue “ligar” anúncios mais direcionados e personalizados, aumentando as chances de conversão e permitindo que você ajuste a rota com o tempo.

Uma tendência que só tem a crescer

Depois de um planejamento de campanha bem feito, e uma veiculação de conteúdo direcionado para a audiência, o passo seguinte do cliente, migrando do marketplace para o seu e-commerce, é quase que natural. E essa é uma tendência que só tem a crescer em um futuro bem próximo. Segundo um estudo feito pela Criteo no primeiro semestre de 2023, 84% dos consumidores já compram por impulso após ver um
anúncio de Retail Media em algum site de vendas.

Com todo esse panorama que eu trouxe aqui, neste artigo, fica mais do que claro que se você ainda não está investindo em Retail Media, você provavelmente está perdendo dinheiro e, talvez pior, deixando passar a possibilidade de ampliar a sua base de clientes e escalar o seu e-commerce. Por isso, pesquise mais sobre o tema e esteja atento às atualizações, porque elas têm sido cada vez mais constantes e aceleradas pelo acesso a dados. Afinal, quem tem os dados e as melhores estratégias de marketing a seu favor, tem o ouro da era digital nas mãos.

—-

Autor: Johnny de Andrade Gomes – Head de Mídia e Conteúdo da Infradigital na Infracommerce
Profissional formado em Publicidade Propaganda com mais de 10 anos de experiência em mídia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + quinze =