Aprenda tudo o que você precisa saber – B2B no E-commerce – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MERCADO DIGITAL

Aprenda tudo o que você precisa saber – B2B no E-commerce

Aprenda tudo o que você precisa saber – B2B no E-commerce

O comércio eletrônico B2B, ou comércio eletrônico business-to-business, é a venda de bens ou serviços por meio de transações on-line entre empresas. Como os pedidos são processados ​​digitalmente, a eficiência e a eficácia da compra são aprimoradas para atacadistas, fabricantes, distribuidores e outros tipos de vendedores B2B.

Em 2020, o mercado global de comércio eletrônico B2B foi avaliado em US$ 14,9 trilhões – mais de cinco vezes o mercado B2C. Além disso, a Forrester prevê que o comércio eletrônico B2B representará 17% de todas as vendas B2B nos EUA até 2023, atingindo US$ 1,8 trilhão.

A Grand View Research prevê que o mercado global de e-commerce B2B (business to business) tenha um crescimento anual de 19,7%, de 2022 a 2030.

Neste momento, você pode me perguntar, e o B2C? No ambiente de negócios atual, certamente os empreendedores já entenderam que precisam vender on-line.

Então, para quem tem indústria ou marca própria, o insight é que você deve vender B2B e B2C!

Como faço isso? Através de uma plataforma de e-commerce que permita você vender nos dois modelos em uma única loja, ou também, ter uma loja para cada modelo de negócios, dependerá da sua estratégia.

Por exemplo, para o cliente B2B você pode solicitar um cadastro, e assim ele terá acesso a novidades, lançamento de coleções (antes dos clientes B2C),  valores diferenciados, esse processo acontece em lojas separadas.

Se for na mesma loja, normalmente, são os mesmos produtos, o que diferencia é o valor, aí você define dentro da plataforma grupos de clientes. Assim, ao logar na plataforma ele consegue verificar as vantagens para ele.

Pense no ambiente físico, quem compra no atacado tem valores especiais, e essa gestão você consegue fazer na sua loja on-line.

Benefícios da venda B2B on-line:

  • Você não terá o custo de impressão de catálogos, e pode atualizar as informações rapidamente, sempre que quiser.
  • Você pode divulgar por e-mail para os seus clientes.

Além disso, os pedidos solicitados pela plataforma entrarão de forma organizada, e com os dados completos. Você ganha tempo, e evita erros desnecessários.

O B2B também funciona muito bem para datas especiais, como: Black Friday, Natal, Dia das mães… Lembre que o planejamento para essas datas é fundamental.

Dica bônus: Trabalho com vendedores que recebem comissão, como fazer isso on-line?

Como rastrear os pedidos se eu tenho mais de um vendedor? Os vendedores podem ter uma url específica, os pedidos podem ter uma seleção com os nomes, podem ser utilizados cupons…

#vempraget

 

Conteúdo desenvolvido por Josele Delazeri – CCEO da Get Commerce, melhor plataforma de e-commerce do Brasil, e diretora de conteúdo ABComm.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + um =