Carregando...
Capacitação

Certificado Digital: o que é e como comprar

Certificado Digital: o que é e como comprar

Antes mesmo de sermos tomados pela transformação digital em todas as áreas da nossa vida, o Certificado Digital já era uma ferramenta importante para as empresas. E ele tem se tornado cada vez mais fundamental, já que em 2020, o Instituto de Tecnologia da Informação esperava o registro de mais seis milhões de documentos. 

O certificado digital é como se fosse uma identidade no mundo virtual, podendo atribuir validade jurídica para qualquer operação. Quando o certificado digital é usado, uma assinatura é gerada, o que garante a autenticidade da ação. Isso permite que atividades como emissão de Nota Fiscal e registro de documentos sejam feitas à distância, trazendo mais agilidade para o dia a dia.

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre quais as vantagens que um Certificado Digital trazem ao seu negócio e também como comprar. Confira!

Quais as vantagens que o certificado digital traz ao meu negócio?

Como um documento para fazer assinaturas digitais com validade jurídica, fica claro que o certificado traz mais agilidade e segurança para o negócio. 

Além de poder ser usado de forma remota, com a permissão que a assinatura de documentos seja feita à distância, evita idas burocráticas a órgãos públicos frequentemente, otimizando também o tempo do empreendedor.   

O uso do certificado digital também traz mais segurança para as operações, por ser uma assinatura digital gerada com valor jurídico, ela tem a mesma confiança de um documento validado em cartório. 

Outra vantagem que se encaixa nesses benefícios é a economia que gera para o negócio, já que o Certificado Digital substitui a obrigação de usar papel o tempo todo e também diminui a necessidade de transportar esses documentos.

Mas afinal, como comprar Certificado Digital?

Para adquirir o certificado digital, o empreendedor pode usar o CPF ou o CNPJ da empresa. 

O documento é emitido por uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil).

A escolha deve ser entre o certificado digital A1 ou A3, que vai depender basicamente do seu modelo de negócio e como prefere armazenar o documento. 

Depois de fazer essa escolha, é só seguir o passo a passo simples:

  1. Solicite o documento no site da própria autoridade
  2. Agende uma data para apresentar os documentos
  3. Faça a emissão do certificado 

Para pessoas jurídicas a documentação exigida inclui o CNPJ regular, documento de constituição da empresa e documento de estabelecimento, além de registros específicos conforme a área de atuação da empresa. Para pessoas físicas é necessário documento de identificação original, CPF e comprovante de endereço.

Mei precisa de Certificado Digital?

O MEI não é obrigado a comprar certificado digital, mas como ele é uma tecnologia atrelada à Nota Fiscal, o MEI pode optar por facilitar o processo de emissão das notas eletrônicas e outras transações usando um certificado.

Mesmo em casos de microempreendedores que possuem funcionários, o certificado digital continua sendo facultativo. Pessoas jurídicas que estiverem com a situação cadastral do CNPJ com o status de inapta, suspensa ou cancelada, não podem fazer a solicitação do certificado digital para MEI.

A utilização do Certificado Digital passa a ser um assinatura digital e facilita alguns processos, por isso, atrelado ao uso de um ERP, os benefícios ficam ainda maiores, já que as obrigações fiscais passam a ser cumpridas de forma automatizada.

Comprar certificado digital?

Desde o ano passado, por causa da pandemia no novo coronavírus, é possível emitir o Certificado Digital por meio de videoconferência, sem a necessidade de apresentar a documentação presencialmente.

Essa possibilidade aplica-se somente ao primeiro Certificado Digital, de Pessoa Física e Jurídica, restrito a validade de 12 meses, podendo ele ser um A1, no computador, ou A3, no cartão, token ou na nuvem. Já quem precisa renovar o Certificado Digital, é preciso ter o cadastro biométrico para conseguir fazer o processo à distância.

A compra do certificado digital pode ser feita de forma simples e segue os seguintes passos: 

  1. Solicitação: Preenchimento de um formulário de solicitação do Certificado Digital A1, seguido por pagamento. Algumas horas depois, você receberá a confirmação de aprovação do seu pedido e poderá fazer a validação presencial.
  2. Validação: Após aprovado, pode agendar a validação presencial do seu certificado digital, ou encaminhar o processo online (no caso do A1). 
  3. Emissão: Após a validação, você será notificado para realizar a emissão online de seu certificado A1. 
  4. Instalação: Após gerar o certificado A1, prossiga para configurá-lo no Bling e usá-lo nas transações de seu negócio. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso suporte. 

 

O certificado digital é uma solução importante para o seu negócio avançar no ritmo da tecnologia do nosso tempo. Descomplique a gestão do seu negócio e invista em ferramentas para automatizar processos e otimizar tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − sete =