Como definir preços de venda para sua loja online – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Marketing DigitalNotícias

Como definir preços de venda para sua loja online

A definição de um preço condizente à proposta de negócio da sua empresa é um dos elementos mais importantes para o sucesso do seu e-commerce.

Encontrar um valor que atraia os clientes e ainda gere lucros é uma tarefa que exige análise, aprimoramento das etapas de compra de fornecedores, revenda, maximização dos setores e redução de custos de logística entre outros fatores. É exatamente sobre a importância de considerar todos os elementos que formam a definição de preços que vamos abordar no post de hoje.

O que levar em conta na hora de determinar o preço de venda?

É preciso um estudo aprofundado do segmento, concorrentes e preço praticado para encontrar um denominador desejado. Um erro nesta etapa do negócio pode ser o fim da organização. O valor atribuído ao serviço ou produto determinará, por exemplo, o público que se quer atingir e o posicionamento da empresa e por isso é tão importante.

Trabalhar com um preço acima da média traz uma sensação de qualidade, credibilidade e confianças, contudo restringe o público a ser atingido, impactando nos lucros. Ter um preço muito abaixo pode gerar desconfiança e uma imagem de má qualidade do produto ou serviço trazendo prejuízo para o negócio. Encontrar o ponto de equilíbrio é o objetivo maior para que a empresa se desenvolva e tenha um posicionamento reconhecido no mercado de atuação. Vejamos alguns atributos que incidem na determinação do preço:

– Custo de produção: o custo de fabricação de um produto ou oferecimento de um serviço exige muitos processos e envolvimento de diversos setores. Encontrar soluções que evitem o desperdício de matéria prima e armazenamento, são exemplos de métodos que contribuirão no preço final.

– Custo operacional: Máquinas, mão de obra, energia elétrica, local de produção, gastos com funcionários que não estão diretamente relacionados com a produção também precisam ser considerados para saber o custo para a empresa operar. Além disso, investimento em marketing, custo da plataforma de e-commerce e outras ferramentas também precisam ser contabilizados.

– Frete: a distribuição do produto ou serviço para os pontos de contato com os clientes requer um plano de logística bem estruturado que pode reduzir os custos.

– Impostos: Para a elaboração de qualquer produto ou serviço é preciso ser feito o pagamento de impostos junto ao governo e federações. Cada produto tem a sua taxa e por isso deve ser cuidadosamente analisado.
– Custo do produto: elementos como embalagem e design são determinantes no custo final. Dependendo do grau de elaboração desses dois fatores o produto ou serviço sofrerá um aumento ou queda de preço.

Precificação Inteligente como resposta rápida às ações do mercado

Neste contexto sempre dinâmico e com tantas variáveis, contar com uma ferramenta que auxilie na determinação do preço é uma vantagem competitiva considerável. Uma ferramenta chave é a Plataforma de Reprecificação automática da Precifica.

Com ela é possível fazer um reajuste automático do serviço ou produto oferecido, tendo em vista alterações na perspectivas do mercado. Dessa forma a empresa estará sempre preparada contra possíveis ameaças e aproveitando as oportunidades do momento, facilitando muito a tomada decisões conforme a situação do setor.

*A PRECIFICA é uma plataforma brasileira de precificação inteligente – www.precifica.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + doze =