Como micro e pequenas empresas podem crescer vendendo em marketplaces – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Marketplaces

Como micro e pequenas empresas podem crescer vendendo em marketplaces

Como micro e pequenas empresas podem crescer vendendo em marketplaces

Com a chegada do Covid-19 ao Brasil, milhares de lojistas precisaram se reinventar e buscar novas maneiras de vender. O resultado disso foi o crescimento ainda mais acelerado do e-commerce brasileiro. Uma pesquisa do Serasa Experian revela que 73% das micro, pequenas e médias empresas do país começaram a vender online na pandemia. 

Nesse cenário, os marketplaces merecem destaque especial. Nos grandes sites, lojas de diferentes portes e segmentos podem vender produtos a clientes de todo o país. Alguns marketplaces famosos são: Mercado Livre, Americanas.com e Amazon. 

Devido à variedade de ofertas e facilidade de compra, essas plataformas se tornaram as queridinhas dos consumidores digitais. Por isso, marcar presença nos marketplaces é hoje uma excelente estratégia de crescimento para quem vende online. 

E para te incentivar a também divulgar produtos nesses canais, compartilhamos aqui 3 grandes vantagens que eles oferecem a micro e pequenos negócios. Confira!

Vantagens da venda em marketplaces para micro e pequenas empresas

Atração de clientes

Atrair clientes é um dos grandes desafios de quem trabalha com loja física ou virtual. Quando a marca vende “sozinha”, precisa investir grandes quantias em divulgação para chamar a atenção do público e se tornar mais conhecida.

E é justamente nesse ponto que os marketplaces ganham vantagem. Elas fazem todo o trabalho de atração de clientes para lojas parceiras, que podem focar na gestão de pedidos e no atendimento aos clientes.

Para se ter ideia, o Mercado Livre – que é o maior marketplace do Brasil – recebe 52 milhões de visitas únicas por mês. Isso só é possível porque a empresa investe pesado em marketing, fazendo promoções frequentes, comerciais televisivos e uma série de outras ações. E lojistas que vendem por lá se beneficiam disso tudo.

Diversificação de canais de venda

Já ouviu a expressão “não coloque todos os ovos em uma cesta só”? Esse conselho é muito válido para quem atua com varejo e e-commerce! Diversificar os canais de venda é crucial para que a loja não fique dependente de uma única fonte de clientes, que pode ser impactada por fatores diversos – exemplo disso são as lojas físicas na pandemia.

Ao marcar presença em diferentes marketplaces, micro e pequenos negócios ganham visibilidade, alcançam novos clientes e têm vendas constantes. Por isso, a dica é contar com mais de uma “vitrine” para a sua loja e divulgar seus produtos em diferentes plataformas.

A boa notícia é que com a solução olist store você pode vender em mais de 10 marketplaces diferentes com um único contrato! Com a alta reputação do olist, seus produtos ganham destaque nos principais sites do Brasil e são facilmente encontrados pelos clientes. 

Além disso, micro e pequenas empresas podem usar o programa olist pax para aproveitar os contratos exclusivos do olist com Correios e transportadoras. Com isso, ganham mais eficiência e economia logística no e-commerce. Acesse o site do olist para saber mais!

 Custo-benefício atrativo

Outra vantagem dos marketplaces é o excelente custo-benefício. Para divulgar produtos nesses canais, geralmente é preciso pagar uma comissão por venda, que já engloba todos os custos do serviço. Ou seja, ao pagar a comissão, as lojas parceiras não precisam se preocupar com tecnologia ou marketing, por exemplo.

Já para a criação de uma loja virtual, o investimento necessário é bem mais alto. Para lançar um site, é preciso investir em plataforma, domínio próprio, ações de marketing e muito mais. Nesse sentido, o custo-benefício de vender em marketplaces acaba sendo bem mais atrativo do que o de uma loja virtual.

Aumente o faturamento da sua loja vendendo em marketplaces!

E aí, se convenceu de que vender em marketplaces é a oportunidade perfeita para micro e pequenas empresas faturarem mais? Esperamos que sim! Os grandes sites de venda são espaços democráticos para lojas de diferentes segmentos e contextos alcançarem visibilidade em todo o Brasil.

Por isso, não perca tempo e comece a divulgar seus produtos nesses canais! E se quiser economizar tempo e dinheiro nesse processo, conte com a ajuda de olist store, solução que é referência em venda em marketplaces. Conheça as vantagens.

Aproveite para se aprofundar no tema acessando este e-book exclusivo sobre venda em marketplaces!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 10 =