Como o Dark Social pode impactar seu e-commerce – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Marketing Digital

Como o Dark Social pode impactar seu e-commerce

Como o Dark Social pode impactar seu e-commerce

Vivemos em uma época em que as taxas de engajamento são uma forma de moeda e a mídia social é uma grande parte de nosso estilo de vida. À primeira vista, a mídia social parece ser a maneira perfeita de se conectar com outras pessoas e compartilhar informações. Com bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo.

Então, o que é dark social exatamente? Em suma, dark social refere-se ao conteúdo compartilhado por meio de canais privados que não podem ser rastreados. Isso inclui mensagens diretas, e-mail ou até mesmo grupos privados de mídia social.

Exemplos de Dark Social Media Channels

Facebook (meta)

O Facebook é responsável por muitas postagens sociais privadas. As pessoas podem compartilhar links, vídeos e outros conteúdos através do Facebook Messenger com seus amigos ou seguidores. O Messenger permite que os usuários criem grupos para que possam compartilhar conteúdo com várias pessoas ao mesmo tempo.

Instagram

O Instagram possui um recurso de mensagens diretas que permite que as pessoas compartilhem conteúdo com amigos ou seguidores. As pessoas também podem compartilhar conteúdo por meio do Instagram Stories “Close Friends”, visível apenas por pessoas que são adicionadas a uma lista exclusiva.

TikTok

O TikTok possui um recurso de mensagens diretas que permite que as pessoas compartilhem conteúdo com amigos ou seguidores. Inatamente, o TikTok é uma plataforma de mídia social “privada”, pois os usuários assistem ao conteúdo recomendado a eles por amigos, e não por meio de canais públicos como a página “Para você”.

Whatsapp

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens da Meta que permite que as pessoas compartilhem textos, fotos, vídeos e outros conteúdos com seus contatos. Essas mensagens diretas são privadas e não podem ser vistas por mais ninguém. Embora o WhatsApp possa parecer apenas uma plataforma de mensagens, é considerado uma rede de mídia social por causa de seus recursos de compartilhamento.

O Dark Social está mexendo com suas métricas?

Este é o cerne da questão: como você produz números para algo que não pode ser medido?

Sempre que as pessoas compartilharem seu conteúdo, não haverá tags de referência nos aplicativos de mensagens privadas. Isso significa que o proprietário do site não saberá de onde está recebendo tráfego.

Como rastrear o tráfego de conteúdo dark social?

Todo profissional de marketing de comércio eletrônico deve saber como rastrear o tráfego proveniente de seu site. No mundo do marketing digital, é muito importante rastrear visitantes e compartilhadores para ter uma base confiável para decisões futuras. Você deve garantir que todos os clientes e partes interessadas compartilhem o conteúdo do site por meio de um botão oficial “compartilhar” em vez de decidir enviar links por meio de ‘copiar e colar’. Com a ajuda do Google Analytics, você pode definir um aplicativo de rastreamento e uma URL abreviada permite oferecer links curtos direcionados ao compartilhamento.

Onde encontrar métricas do dark social

Usando os relatórios de aquisição do Google Analytics, você pode ver métricas sociais “dark” básicas, incluindo:

  • Usuários ou o número de pessoas que visitaram a página
  • Novos usuários ou o número de usuários que não visitaram seu site antes
  • Sessões ou o número de vezes que os usuários visitaram a página
  • Taxa de rejeição, ou a porcentagem de pessoas que saíram sem interagir
  • Páginas por sessão ou o número médio de páginas que os usuários visitaram por sessão
  • Duração média da sessão ou a quantidade de tempo que as pessoas passaram na página

Se você configurou metas ou comércio eletrônico para sua conta do Google Analytics, pode ver ainda mais dados relacionados ao tráfego dark social.

—–

Conteúdo desenvolvido por Josele Delazeri – CCEO da Get Commerce, e  diretora de conteúdo ABComm.

Um comentário
  1. Andreia Aparecida

    Real pra mim a melhor maneira de vender mais e no Anaytics, já tentei no face e Instagram, por não pagar os anúncios nao vendia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 2 =