Carregando...
TECNOLOGIA

Como o ERP pode garantir o seu sucesso na Black Friday 2020?

Como o ERP pode garantir o seu sucesso na Black Friday 2020?

Por Larissa Lotufo – Alternativa Sistemas

Ter um bom planejamento para a Black Friday é essencial para diminuir os riscos e garantir uma boa experiência de vendas durante a campanha. E quando a sua empresa conta com um ERP para auxiliar na gestão este planejamento fica muito mais fácil e assertivo.

Quando é a Black Friday 2020?

Em 2020, a Black Friday vai cair no dia 27 de novembro, portanto, até esta data a sua loja tem que estar preparadíssima para lidar com o alto fluxo de consumidores afoitos por descontos e boas condições.

Isso envolve todos os departamentos de sua empresa, do time de marketing, logística, comercial, atendimento até o financeiro. Mais do que isso, uma boa campanha para a Black Friday exige que todas essas áreas estejam bem alinhadas e com uma estratégica integrada para alcançar o mesmo objetivo: aproveitar a data para aumentar as vendas.

Entendi, mas onde entra o ERP nesta história?

É neste sentido que o ERP é a ferramenta essencial para que a sua Black Friday possa ser muito mais organizada, estratégica e garanta uma boa experiência de vendas à sua empresa.

Isso porque o ERP é um sistema integrador de processos que otimiza a gestão estratégica e inteligente de seu negócio empresarial. Este software permite que a sua empresa estude o cenário real de todos os departamentos através dos relatórios de gestão que o ERP consegue gerar.

Com estes dados em mãos a suas equipes conseguem realizar os planejamentos, melhorias e preparações necessárias para oferecer uma boa experiência de Black Friday. E isso é válido tanto para os consumidores, quanto para os colaboradores da empresa que tem o seu trabalho facilitado e otimizado.

Principais aspectos de atuação do ERP na Black Friday

O ERP é uma ferramenta multidepartamentos e que pode auxiliar todas as áreas de gestão de sua empresa de diversas maneiras. Confira abaixo as principais tarefas otimizadas em sua Black Friday com o uso do ERP:

#1 Gestão de estoque

Todas as informações sobre o estoque ficam centralizadas no ERP. Com isso, a sua empresa pode analisar o comportamento de entrada e saída de produtos através da ferramenta, determinando os períodos desejados.

Ao analisar este histórico de fluxo de produtos, a sua equipe consegue desenvolver um planejamento de compras junto aos fornecedores de maneira mais assertiva e estratégica, porque terá em mãos os dados reais de comportamento de seus consumidores.

Ao mesmo tempo, a equipe saberá de forma real quais produtos não podem faltar em sua Black Friday e ao mesmo tempo criar campanhas especiais para aqueles produtos que estão ‘encalhados’ em seu estoque.

Assim as equipes de logística, marketing e venda podem alinhar as suas estratégias de maneira integrada, com base nas necessidades de estoque da sua empresa.

#2 Planejamento de vendas e atualização de descontos

Através dos dados comportamentais de consumo dos seus clientes – gerado por meio de relatórios como o ticket médio, quantidade de vendas, fluxo de vendas e desempenho por vendedores ou mecanismo de busca – é possível criar um plano de vendas assertivo, o que vai diminuir os riscos de campanha durante a Black Friday.

Ao mesmo tempo, é possível criar campanha com enfoque na atualização real dos descontos. Evitando um grande problema apontado pelos consumidores durante a Black Friday: a criação de ‘descontos falsos’ ou ‘enganosos’.

Lançando mão da inteligência que os dados gerados pelo ERP podem oferecer, a sua equipe de vendas traça metas e um cronograma de vendas focado na campanha da Black Friday.

Com um plano de vendas bem estruturado, o trabalho da equipe de marketing e de logística é otimizado, já que ambos terão um norte para criar as suas estratégias internas.

#3 Integração de dados: plataformas + marketplaces

Outro aspecto importante que a sua empresa precisa ter em mente quando o assunto é Black Friday, é a garantia de que ofertas oferecidas – seja através da sua loja, via redes sociais ou via marketplaces – estejam sempre atualizadas com dados reais.

Isso evita que vendas sejam realizadas sem a existência de um produto no estoque, por exemplo, otimizando a experiência de compra dos clientes. Quem já passou pela experiência de realizar uma compra e ser frustrado com a indisponibilidade do produto, sabe que a situação é chata e gera desconforto.

Mais do que isso: isso pode gerar problemas jurídicos e de reputação para a sua loja. É sempre bom lembrar que oferecer um produto que não existe no estoque fere os direitos do consumidor e são considerados uma prática de má-fé[1].

Portanto, para evitar problemas de reputação e não tomar processos ‘à toa’ o ERP é uma ferramenta essencial para a sua Black Friday, pois integra e atualiza as informações de estoque em todos os seus canais de venda de maneira verossímil e em tempo real.

Evitando erros e desconfortos entre a sua empresa e os consumidores, além de otimizar a gestão de informação entre os seus diversos canais de venda, permitindo que expansão dos canais possa ser realizada com responsabilidade.

#4 Otimização na emissão de NF e NFe

Se tem uma coisa que pode gerar dor de cabeça para a sua empresa durante uma grande campanha de vendas, como a Black Friday, é a emissão de notas fiscais.

Isso porque, com o grande fluxo de vendas, este processo se torna mais complexo de ser acompanhado se realizado de forma manual.

Neste sentido que entra o auxílio do ERP, já que a ferramenta automatiza e agiliza o processo de emissão de notas, disponibilizando as informações necessárias para cumprir as obrigações legais de maneira muitos mais simples.

#5 Melhoria no atendimento ao consumidor

Como pontuado, o ERP é uma ferramenta de integração e organização de processos e informações empresariais. Por conta disso, o software é um elemento chave para que a sua empresa consiga garantir um bom sistema de atendimento ao consumidor.

_______________________________________________________________________________

[1] De acordo com o entendimento do Ministério Público do Rio Grande do Sul: “A informação clara e ostensiva quanto ao produto, mais especificamente quanto a sua disponibilidade e a sua possibilidade de entrega imediata, configura dever anexo do fornecedor”. Fonte: https://www.conjur.com.br/dl/inicial-mp-rs-site-corpoperfeitocombr.pdf

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =