Como um ERP pode ajudar a escalonar os seus negócios no e-commerce? – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MERCADO DIGITAL

Como um ERP pode ajudar a escalonar os seus negócios no e-commerce?

Como um ERP pode ajudar a escalonar os seus negócios no e-commerce?

Um negócio virtual também é envolto no sonho de empreender tomando forma e resultando em crescimento profissional para quem aposta no formato. É um caminho de possibilidades, pois o lojista pode estar em busca tanto por ampliar o negócio físico para o online, quanto para empreender no e-commerce e conquistar marketplaces, vendendo em múltiplos canais. 

O título deste artigo é uma pergunta pois ainda algumas pessoas tem essa dúvida: até onde um ERP auxilia no processo de vendas online. Com certeza, os benefícios são inúmeros, desde organizar o financeiro, cadastrar clientes até fazer integrações aos marketplaces e operadoras logísticas.  

Estamos vivendo uma transformação acelerada para o meio digital, e o e-commerce pode crescer ainda mais do que o esperado neste contexto. Portanto, vale apostar no varejo online com as ferramentas certas. 

Quando falamos em consumo não falamos apenas em compras, também em conhecimento, em troca de experiências. Mais uma oportunidade para os negócios reforçarem seus laços com consumidores, sua autoridade e confiança no nicho de mercado estabelecido. 

Mas falando diretamente do e-commerce como lugar de compra e venda, os dois lados da moeda se beneficiam com um ERP. Quem vende, passa a organizar seu negócio internamente e integrar aos marketplaces, e quem compra passa a dispor de um número ainda maior de variedade e receber seus produtos com mais agilidade. 

Especificamente falando de escalonamento de negócio, o ERP entra em ação fazendo integrações entre lojas virtuais e grandes players do mercado, aumentando a visibilidade, as vendas e também tornando o mercado cada vez mais competitivo. 

Outro fator a ser observado em tempos de trabalho home office, é que um sistema de gestão em nuvem, possibilita trabalhar e atualizar seu caixa, estoque, emitir notas e belotes, fazer os controles administrativos de onde quer que esteja. Com uma plataforma cloud computing (sistema em nuvem), o trabalho se torna possível em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo móvel. 

A mobilidade corporativa é fundamental para o empreendedor do nosso tempo, que passa a ter na palma da mão as principais informações do negócio. A segurança também é maior porque a criptografia dos dados, e inclusive os backups são feitos automaticamente. 

O Brasil é o segundo país com maior número de usuários de internet do mundo. Com isso, o e-commerce ganha cada vez mais força pela transformação que o mundo vai sofrer após a pandemia, o comportamento do consumidor tende a ser cada vez dinâmico e comprar online é uma possibilidade cômoda, fácil e cada vez mais acessível. 

Mas a venda online, assim como qualquer outro negócio, envolve disciplina, organização e boas estratégias de venda, e é sempre válido contar com ferramentas que profissionalizem nosso negócio sempre a fim de tornar a experiência do cliente cada vez melhor e mais completa. 

O sistema de gestão online é uma ferramenta aliada para facilitar o fluxo de informações em tempo real entre os departamentos e também possui um sistema eficiente de controle do fluxo logístico, promovendo uma logística integrada. Isso proporciona um planejamento mais eficiente e benefícios como cotação de serviços da transportadora, organização dos pedidos na empresa, envio de pedidos para o sistema logístico dos Correios, criação e envio de registros de coleta e acompanhamento de entrega do produto ao cliente. Tudo pensado para automatizar os procedimentos e fornecer mais praticidade para a parte da logística.

O objetivo do ERP em uma empresa é facilitar a administração e integrar os setores da empresa, visando a eficiência e atendendo a todos os clientes. Confere alguns benefícios de utilizar um ERP no seu e-commerce para vender mais e melhor:

  • Organização: gestão interna desde o controle de cadastros, até o controle de estoque e logística. Com um sistema unificado, o gestor consegue analisar os resultados, e também as falhas, e ainda acertar mais nas tomadas de decisão que impactarão o futuro da empresa.
  • Integrações: a integração do ERP para a loja virtual é simples. Após feita a configuração e cadastros, o sistema troca informações de estoque, recebe as referências das vendas para emitir as notas e ainda integra dados com a empresa logística. A manutenção do fluxo de caixa, por exemplo, pode ser feita em tempo real, e com isso, todas as informações são atualizadas automaticamente e o gestor pode tomar decisões mais precisas. 
  • Logística: Facilita o fluxo de informações e possui um sistema eficiente de controle logístico, promovendo uma logística integrada. Isso proporciona um planejamento mais eficiente e benefícios como cotação de serviços da transportadora, tudo pensado para automatizar os procedimentos e fornecer mais praticidade para a parte administrativa e financeira do negócio.

O futuro, já começou. O e-commerce é uma realidade e trabalhar de forma facilitada é uma maneira inteligente que, consequentemente, faz seu negócio crescer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + seis =