Conheça os tipos de NF
Quando se trabalha com comércio ou prestação de serviços, a Nota fiscal é um documento perante a Receita Federal, que garante que houve uma transação comercial, seja a venda de produtos ou a execução de serviços.
No e-commerce, as NF-e ganham espaço como um documento de existência apenas digital emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços.
A obrigatoriedade da emissão de notas fiscais depende dos marketplaces e suas regras e também do Estado onde se localiza o negócio, assim como também varia para os negócios físicos.
Tipos de Notas Fiscais:
Os tipos de notas fiscais vão variar de acordo com o que o seu negócio faz e o que ele vende. Conheça um pouco sobre os diferentes tipos:
NF-e: Nota fiscal Eletrônica
Empresas que comercializam produtos e serviços. Utilizadas sempre que houver transações comerciais entre seus produtos e serviços.
NFS-e: Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos
Empresas que prestam operações de serviços, utilizam essa nota para cobrança por um serviço prestado.
NFC-e: Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor
Utilizada em operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio ao consumidor final em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao comprador.
Impostos que incidem sobre a NF-e:
- Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ)
- Contribuição para Financiamento de Seguridade Social (COFINS)
- Programa de Integração Social (PIS)
- Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL)
- Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS)
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
- Contribuição Previdenciária Patronal (CPP)
Saiba mais sobre outras vantagens e como emitir notas fiscais:
Quando falamos de e-commerce, algumas transportadoras exigirem a emissão das notas fiscais para fazerem o transporte dos produtos, pois é um fator determinante para a empresa estar em dia com o Fisco.
As NF-e podem ser lançadas por qualquer modalidade de negócio, desde os MEIs até as grandes empresas, a emissão pode ser feita pelo ERP, que já integra todas as informações da empresa ou também pela plataforma do SEFAZ.
Para fazer a emissão das suas notas fiscais, o empreendedor pode utilizar um sistema de gestão a fim de também manter a sua organização interna A maioria dos marketplaces também exigem a emissão de notas fiscais pelo lojista, o que faz com que os vendedores se organizem e façam este processo de forma segura e correta.
A utilização de um sistema de gestão ERP para a emissão de notas fiscais é muito importante, para realizar os processos burocráticos de emissão de notas de forma automatizada e integrada. Do ponto de vista do cliente, a NF-e do produto ou serviço também apresenta alguns benefícios como a eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias.
Quando o negócio passa a emitir as notas de forma eletrônica, através de arquivos totalmente digitais, diminui a demanda de armazenamento físico de documentos e melhora na gestão do capital de giro.
Passo a passo da emissão de notas através do ERP:
- Para emitir NF-e basta ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), para que possa expedir nota fiscal quando for vender no e-commerce.
- Para isso é preciso fazer um cadastro da sua empresa na SEFAZ do seu estado — tendo em mãos o Certificado Digital, e instalar o software correspondente à emissão de nota.
Com a digitalização das Notas Fiscais, o processo ficou muito mais rápido e prático do que o formato de cupom fiscal que era todo feito de forma manual.
Organização e integração
Quando a organização interna do negócio melhora, todo o processo fica otimizado. As notas ficam arquivadas no sistema, diminuindo erros de digitações e processos manuais.
A emissão de notas é um processo importante. Os empreededores podem contar com um sistema de gestão de confiança que facilita o seu dia a dia e facilita os processos burocráticos. A emissão de notas fiscais fica muito mais facilitada quando o e-commerce está integrado ao ERP, tornando o trabalho descomplicado e mais eficiente.