Controle e giro estoque: importância de cada processo – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
TECNOLOGIA

Controle e giro estoque: importância de cada processo

Controle e giro estoque: importância de cada processo

O estoque é um dos setores mais importantes do negócio. No e-commerce, manter a organização, controle e giro de estoque é fundamental para manter a operação saudável e em ordem. 

Para fazer a organização do estoque, um sistema de gestão online, é o primeiro passo para que a operação funcione em harmonia, e torna-se um facilitador para fazer o controle de estoque pois não deixar produtos indisponíveis na sua plataforma de vendas, além de controlar e monitorar os produtos armazenados. Confira um pouco mais sobre cada processo e a importância deles para o negócio: 

Controle de estoque: o que é e como fazer

O processo de controlar o estoque é responsável de verificação de venda, manutenção de realização de pedidos aos fornecedores, e um grande termômetro sobre o negócio. O estoque deve ser contabilizado e verificado com periodicidade para evitar erros e falhas na gestão. 

No caso de operações híbridas, como lojas físicas e virtuais ou venda em marketplaces, o controle de estoque é fundamental. Utilizar um sistema de gestão ERP é o melhor caminho para manter o estoque sincronizado aos diversos canais de venda,  evitando erros no processo, e reduzindo a necessidade de manter níveis elevados de estoque de segurança. 

É preciso que as informações dos produtos fiquem centralizadas e sempre atualizadas, com códigos, descrição e preços para facilitar a gestão do seu catálogo em múltiplos canais de venda. 

O que é o Giro de estoque? 

O giro de estoque é um método de análise de desempenho que auxilia a verificar a quantidade estocada e a demanda do público com relação aos produtos. A partir do giro de estoque, é possível compreender o negócio a partir de uma visão mais ampla, e definir estratégias de mudanças, promoções ou até mesmo aumento de compras para repor o estoque. Com isso, é possível fazer um melhor controle sobre a qualidade dos produtos armazenados, além de mensurar a quantidade vendida dentro de um período de tempo.

O giro de estoque também é feito através do sistema de gestão, que a partir dos dados que são armazenados faz diagnósticos aprofundados a respeito das medidas que seriam necessárias para aumentar a produtividade e reduzir os gastos. 

A importância do controle e giro de estoque: 

Os processos de giro e controle de estoque são importantes para manter a saúde financeira do negócio. A partir da análise do estoque é possível entender se os negócios estão dando o retorno esperado em determinado período. Quando o estoque está organizado, a agilidade nas tomadas de decisão sobre promoções, descontos, compras e campanhas tornam-se mais assertivas e resultam no futuro da empresa. 

A organização do estoque também afeta diretamente na jornada de compra do cliente, já que quando os produtos aparecem indisponíveis (muitas vezes por falha do controle de estoque) o cliente direciona a sua pesquisa para outro canal de venda. 

No e-commerce é importante registrar tudo o que entra e sai da empresa para ter diagnósticos com relação às campanhas de venda, sucesso ou pouco giro do produto, manter prazos de validade em dia, entre outros cuidados. Isso aumenta os resultados positivos da empresa e reduz custos e perdas pois monitora o fluxo de entrada e saída de materiais ou produtos e faz com que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre o negócio. 

Benefícios: 

O MEI (Microempreendedor Individual) também precisa manter o controle e giro de estoque na sua empresa, já que operações menores têm geralmente ainda mais impacto na saúde financeira do negócio. Empresas de todos os portes precisam estar atentas ao estoque, já que é um setor que traz benefícios ao negócio, quando bem administrado: 

  • Permite que o produto não envelheça no estoque: tudo o que ficar parado em estoque vai sendo prejuízo e cada vez mais terá que fazer preços menores para poder efetivar as vendas. No caso de produtos em lançamento como eletrônicos, livros, novidades do mercado, a venda também se torna mais urgente, se não será ultrapassada por outros produtos.

 

  • Reduz os custos de armazenamento: Dependendo do nicho de mercado que atua, por conta do tamanho dos produtos, otimizar o volume do estoque tem impacto direto nos gastos da empresa. 

 

 

  • Evita perdas de produtos: Em casos de roubos, incêndios e alagamentos, o prejuízo acaba sendo do empreendedor. Quanto menor for o estoque, melhor para evitar esses riscos. Quanto mais alto o valor do estoque, mais se faz necessário ter seguros ou segurança pagos, o que também acarreta custos na operação. 

 

O estoque é um fator fundamental para manter o negócio organizado e ativo, tanto o controle dos produtos quanto o cálculo do giro devem ser bem feitos para que a operação continue funcionando. Conte com um sistema de gestão para automatizar os processos e manter o seu e-commerce em equilíbrio. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 4 =