Dicas para uma gestão de estoque mais eficiente  – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
GESTÃO

Dicas para uma gestão de estoque mais eficiente 

Dicas para uma gestão de estoque mais eficiente 

Gerir o estoque é um dos processos mais importantes, mas também mais complexos para quem trabalha no e-commerce. Principalmente quando a estratégia de vendas está focada para vender em canais variados, a gestão do estoque pode ser uma tarefa complicada e que precisa de ajuda tecnológica para ser eficiente de fato. 

O estoque são os produtos armazenados para a venda, e gerir este setor significa controlar entradas, saídas, compras e também girar os produtos parados. O trabalho para gerir o estoque depende muito do segmento do seu negócio, em caso de perecíveis e eletrônicos, por exemplo, também inclui a parte de segurança e controle da armazenagem, mas independente do negócio exige atenção e cuidado. Para facilitar o dia a dia do empreendedor online, separamos algumas dicas importantes para que a gestão de estoque seja pensada para entregar a melhor experiência possível ao seu cliente: 

 

  • Conheça o seu estoque: Antes de tudo é preciso entender qual o tipo ideal de estoque para o seu negócio:

Compartilhado: utiliza menor espaço e é ideal para quem possui loja física e virtual;

 

Terceirizado: Quando os fornecedores entregam os produtos diretamente ao cliente;

Descentralizado: Deixa os artigos em diversos pontos para garantir entregas mais rápidas, indicado para quem tem um mercado muito amplo.

Consignado: Quando o lojista compra quantidade de produtos de forma consignada, ou seja, se não vender pode devolver os produtos e pagar somente o que for vendido. 

 

  • Automatização da gestão:

A segunda dica é automatizar a gestão do seu negócio. Através de um sistema de gestão ERP é possível concentrar a gestão de estoque em um sistema único, integrando compras e às vendas, e acompanha fluxo de caixa e estoque, reposição de mercadorias, insumos e melhores negociações com os fornecedores. É também um caminho para evitar erros quando se vende em múltiplos canais e acaba se perdendo o controle exato das vendas e produtos disponíveis. Confira outras vantagens em utilizar um ERP para automatizar a gestão do estoque: 

 

A possibilidade de gerenciar o catálogo de produtos;

Sincronização de estoque aos canais de venda (online e offline);

Automatização dos lançamentos de estoque através das notas fiscais de compra e venda;

Controle também de kits e variações de produtos sem complicação;

Impressão de etiquetas de produtos personalizadas;

  • Vantagens de controlar o estoque: 

Como já citamos, o estoque é um setor fundamental para a organização do negócio, seja no virtual ou na loja física. A gestão do estoque no e-commerce ou em operações híbridas com mais canais de venda exigem uma automatização para que o processo ocorra de forma fluida e sem gerar desencontro de informações. Entre as vantagens principais do processo está o equilíbrio entre compras e vendas, reduzindo excessos ou faltas de mercadorias. Confira outras vantagens importantes: 

  • acompanhamento dos pedidos, evitando atrasos de fornecedores;
  • liberação de espaços produtivos, com a identificação de quais itens estão improdutivos, ou sem giro de venda;
  • auxílio na criação de estratégias de atendimento e por consequência melhor experiência do cliente no e-commerce;
  • controle sobre itens disponíveis e itens com necessidade de reposição;
  • conhecimento da capacidade de estocagem para armazenamento;
  • conhecer o tempo de disponibilização dos produtos para entrega;
  • evitar desperdícios de produtos.

O estoque organizado também dá uma visão mais ampla do seu negócio, e por isso, ajuda a definir novas estratégias e contribui para melhorar a satisfação do cliente, já que reduz problemas de faltas e erros nos pedidos. 

Gestão integrada 

O estoque está diretamente associado a outros setores importantes como o financeiro e o setor de logística. Por isso, é fundamental pensar em uma gestão integrada para o controle automatizado destes e outros processos internos, pensando na saúde financeira e na experiência do consumidor.  

Além da gestão de estoque, o ERP também faz cadastros, armazena dados das empresas e dos produtos, emite relatórios de estoque personalizados e controla compras, enviando diretamente ordens de compra aos fornecedores. Ter a sincronização do fluxo de caixa, estoque e logística em uma mesma plataforma facilita o seu trabalho e confere organização aos seus processos. Se ainda não é cliente Bling faça um teste grátis e confira na prática o que um sistema de gestão integrado pode fazer pelo seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + dezessete =