E-COMMERCE DEVE ABRIR 280 MIL VAGAS – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Marketing DigitalNotícias

E-COMMERCE DEVE ABRIR 280 MIL VAGAS

Quem parece não se abalar com uma possível desaceleração econômica e deve continuar crescendo em 2015 é o e-commerce. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a expectativa de crescimento para o próximo ano é de 26%, com faturamento de quase R$ 50 bilhões. A geração de vagas será de 280 mil, sendo 35 mil apenas no Estado do Rio.

Segundo o presidente da associação, Maurício Salvador, os preços mais baixos oferecidos na internet devem atrair cada vez mais o brasileiro às compras, considerando que ele já não tem tanta desconfiança no sistema.

— Vamos gerar empregos diretos, nas próprias empresas de e-commerce, em companhias de entrega, fornecedores e armazenamento, por exemplo. Então é toda uma cadeia, abrindo vagas em diferentes níveis, de gerente a entregador.

Apesar de não ter expectativa de avanço nacional, a construção civil vai ampliar a atuação no Rio, abrindo novas vagas, segundo especialistas. Com a proximidade das Olimpíadas em 2016, as obras de infraestrutura da capital fluminense devem se acelerar e aumentar o seu quadro de funcionários já para 2015, segundo Renato Regazzi, gerente do Sebrae/RJ.

— Ainda há um déficit de mão de obra nesta área, temos muitas construções, desde as obras de mobilidade urbana até aquelas ligadas a infraestrutura do setor de petróleo e gás. Há demanda por mão de obra na área, principalmente na Região Metropolitana, Campos, Macaé, e em todos os níveis.

Um levantamento da Michael Page com as profissões mais promissoras para 2015 mostra que, de fato, as ocupações ligadas ao setor petroleiro continuarão em destaque. Algumas das ocupações listadas são gerente de embarcações e engenheiro de instalação das plataformas. Para Nolasco, nem os escândalos de corrupção da Petrobras, nem o baixo valor do barril de petróleo deverão frear a tendência de crescimento da área.

— Temos este momento de incerteza, ainda não sabemos o que vai acontecer. Mas os contratos do setor são de muito longo prazo, com resultados esperados para a frente. Sofreremos um abalo de uns três meses, principalmente nas empresas mais ligadas à estatal, mas não acredito que será algo que vá afetar de forma definitiva esse mercado.

Ainda no estudo da Michael Page, outras profissões que terão mercado em 2015 são do setor de logística, tributário e financeiro, áreas ligadas à eficiência e fundamentais em tempos de crescimento baixo da economia, diz Nolasco.

— As empresas vão precisar crescer mais dentro da sua margem. Então, serão exigidos profissionais que consigam otimizar os processos administrativos ao mesmo tempo que economizam os recursos de tempo e dinheiro.

No Rio, a hotelaria é outro setor de destaque e que também deve gerar novas vagas para 2015. A exposição da capital fluminense durante a Copa do Mundo deste ano ainda deve criar frutos para a cidade até as Olimpíadas, segundo o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindirio).

Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/emprego/as-vagas-para-2015-14813312

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =