Carregando...
MERCADO DIGITAL

Em tempos de Coronavírus como aplicar home office em sua operação de e-commerce

Em tempos de Coronavírus como aplicar home office em sua operação de e-commerce

Para reduzir os impactos ao paralisar as atividades por conta da Covid-19 em meio ao cenário sem precedentes que vivemos, muitas empresas do Brasil e do mundo se viram obrigadas a aderir a uma tendência mundial que a cada dia vem ganhando mais espaço.

O home office, cujos benefícios dessa prática são muitos, como não pegar trânsito, ter flexibilidade de horários e melhorar sua qualidade de vida. Infelizmente existem segmentos que dependem da presença física de seus colaboradores e o home office não se encaixa nesses casos, mas na Real Trends, plataforma líder em análise e gestão para vendedores do Mercado Livre, o home office já é uma realidade  desde a sua chegada ao Brasil. Com isso, mostra que é possível gerenciar os mais de 15.000 vendedores e mais de 1.500 lojas oficiais esteja onde estiver. Mesmo com toda equipe alocada de casa os resultados foram positivos o que gerou uma expansão de 350% no quadro de funcionários no último ano.

Por conta da nossa experiência, acreditamos que é fundamental compartilhar boas práticas de trabalho remoto e incentivar essa forma eficiente para manter as atividades da operação do seu e-commerce reduzindo os riscos de contágio pelo Coronavírus. Inseguranças e dúvidas podem rondar a cabeça  daqueles que nunca trabalharam nesse formato, mas veja algumas dicas que podem contribuir para seguir uma rotina produtiva em sua operação:

  • Para as áreas administrativas (contas a pagar, contas a receber, faturamento, RH e marketing) crie um fluxo de atividades e alinhe ligações frequentes para acompanhar as tarefas. Também é fundamental usar documentos colaborativos, como o Google Drive, por exemplo.
  • Oriente toda a equipe a escolher um lugar da casa que possa funcionar como um escritório, confortável e com poucas interrupções, também reforce a importância de parar a cada 1 ou 2 horas para tomar uma água, fazer um café e se alongar.
  • Busque formas controlar a ansiedade da equipe com essa mudança repentina, incentive encontros virtuais entre os companheiros de trabalho para aliviar um pouco a tensão do dia a dia.
  • Para o time que  precisa ficar na operação fisicamente para preparar os produtos, etiquetas e pacotes para despacho, recomendamos trabalhar por turnos, assim você diminui a quantidade de pessoas na operação. Sem esquecer de oferecer todo o material de prevenção ao Coronavírus, como álcool gel, água, sabão e um ambiente limpo, além de buscar respeitar a distância entre um colabora e outro.

Para quem é dono do seu próprio negócio e  trabalha com produtos pequenos, avalie a possibilidade de levar pouca quantidade para a sua casa e fazer todo o processo por lá. Ao ir aos Correios para fazer o despacho fique atento a todas as orientações de segurança, como evitar contato físico, tirar os sapatos e trocar de roupa ao chegar em casa.

Determinar as prioridades diárias, planejar o dia e ficar atento às distrações e, principalmente, confiar na equipe são questões fundamentais para o trabalho fluir. Mantenha conversas diárias e abuse das ferramentas de comunicação para interagir com as pessoas, pois  o isolamento também não é saudável.

Nós da Real Trends seguimos trabalhando com cada um na sua casa e unindo forças mesmo à distância. Faça o mesmo de onde você estiver 😉.

 

Sobre a empresa:
A Real Trends é a plataforma líder em ferramentas de análise e gestão para vendedores do Mercado Livre. Mais de 15 mil vendedores já utilizam a ferramenta para otimizar tempo e se dedicar mais ao seu negócio. Criada em 2014 por Javier Goilenberg y Patricio Molina, a Real Trends tem o compromisso de potencializar e alcançar pequenas, médias e grandes empresas do Brasil, Argentina e México. Somos certificados pelo Mercado Livre e estamos em expansão no mercado brasileiro, em um ano o nosso time cresceu 450%.
Para saber mais acesse https://www.real-trends.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =