Carregando...
Logística no e-commerce

Entenda a importância do rastreamento de encomendas no e-commerce

Entenda a importância do rastreamento de encomendas no e-commerce

Se atentar ao rastreamento de encomendas é muito mais do que apenas um detalhe. Em um mercado cada vez mais pulsante e ligado ao comércio eletrônico, manter o cliente munido de informações sobre sua compra, do momento em que ela é finalizada até a entrega do produto, pode representar um diferencial competitivo.

 

O ano de 2021 começou com um dado impressionante: de acordo com a pesquisa Mastercard SpendingPulse, índice que rastreia as vendas gerais de varejo, as vendas no e-commerce brasileiro cresceram 75% na soma dos 12 meses de 2020 em comparação com 2019.

Em outro levantamento, a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) registrou mais de 150 mil novas lojas online entre abril e setembro de 2020. Tais dados reforçam a rápida expansão do e-commerce no Brasil e apontam para um potencial de crescimento gigantesco.

Neste sentido, o rastreio de encomendas é apontado como uma ferramenta importante para ajudar lojistas a manterem suas entregas sob controle e também para ajudar a minimizar a ansiedade do consumidor que, cada vez mais, quer acompanhar cada nova atualização de status de sua entrega.

Mas, como fazer o rastreamento de encomendas? Qual site de rastreamento usar? Por que é importante se atentar ao rastreio? Falaremos sobre essas questões a seguir.

Rastreamento de encomendas: mais importante do que você imagina

Você sabia que cerca de 11,5 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra online entre o segundo e terceiro trimestre de 2020? São informações da ABComm que reforçam como o ano foi crucial para o comércio eletrônico no país.

Portanto, se por um lado há uma parcela da população que já está mais habituada a comprar online, por outro, há milhões de pessoas que estão descobrindo esse universo apenas agora.

É interessante analisar as coisas sob essa óptica porque nos dá a dimensão dos desafios que o comércio eletrônico tem pela frente. Se na compra física a relação entre loja e cliente geralmente termina assim que a compra é finalizada, no meio digital há toda uma cadeia logística para fazer com que o cliente receba o que comprou no tempo combinado e sem avarias. É por isso que o rastreamento de encomendas é tão importante: ele ajuda o consumidor a passar por essa fase de espera mais tranquilamente.

A seguir, listamos alguns dos pontos que reforçam a importância do rastreio de encomendas para o e-commerce. Veja só!

Conter a ansiedade do cliente

Por mais que o consumidor receba uma data de entrega quando concluir sua compra, a ansiedade para que receba logo sua encomenda fala mais alto. Neste sentido, oferecer a possibilidade dele fazer o rastreio de encomendas é algo que pode ajudar.

O lojista pode (e deve) comunicar o cliente sobre cada nova atualização de status de seu pedido, mas também pode fornecer um código de rastreio para que o cliente faça isso por conta própria se assim o desejar. Dessa maneira, além de controlar o anseio do consumidor, o lojista também estará transmitindo segurança para ele.

Ajudar na adaptação dos clientes ao meio digital

Como você viu mais acima, milhões de brasileiros estão começando a comprar pela internet só agora. O rastreamento de encomendas ajuda a diminuir esse choque que diferencia a compra física da online.

Para quem não está acostumado a comprar via e-commerce, compreender o processo de rastreio e saber que existe a possibilidade de acompanhar a movimentação de sua encomenda auxiliar na adaptação a esse novo modelo de consumo, além de também transmitir segurança e confiança.

Transmitir credibilidade

A cada ano, milhares de novos negócios entram no universo do e-commerce brasileiro. Um dos maiores desafios dessas novas lojas virtuais é conquistar credibilidade junto ao público. O rastreamento de encomendas pode colaborar neste aspecto, pois contribui para garantir ao cliente que ele vai receber o produto no prazo estipulado.

Quando tudo corre bem com a entrega, o marketing espontâneo acontece e a reputação digital da loja vai se construindo. O lojista pode acelerar esse processo, incentivando o usuário a avaliar o produto ou a loja virtual.

Agir rápido diante de problemas

Um dos maiores benefícios de o lojista rastrear encomendas é prestar atenção em movimentações atípicas e agir rápido para evitar maiores danos. Por exemplo, caso a encomenda demore tempo demais parada em um lugar ou o status não seja atualizado há dias, pode ser sinal que algo aconteceu e o pedido vai atrasar.

Nessas situações, é sempre importante se antecipar e comunicar o cliente antes que ele descubra por conta própria. Diante de um imprevisto como esse, o mínimo que o consumidor espera é informação e suporte por parte do lojista.

Evitar as reentregas

Quando o cliente está ciente da movimentação de sua mercadoria e sabe com certa precisão quando ela vai chegar, ele pode se preparar para recebê-la ou informar alguém que fará isso.

Esse cuidado evita as reentregas – que acontecem quando a transportadora tenta entregar a encomenda mas não encontra ninguém no endereço combinado. Elas não são benéficas nem para o cliente e nem para o lojista e podem gerar custos extras.

Agora que você já descobriu a importância de fazer o rastreamento de encomendas, fica a questão: qual site de rastreamento usar? Falaremos sobre isso a seguir.

Melhor Rastreio: o site de rastreamento gratuito do Melhor Envio

Imagine que você é um lojista que realiza diversas postagens por semana e trabalha com várias transportadoras. Como fazer a gestão do rastreamento de encomendas em uma plataforma centralizadora sem complicações? Basta usar o Melhor Rastreio!

O Melhor Rastreio é uma solução gratuita criada pela plataforma de compra de fretes Melhor Envio. Ele permite que o lojista cadastre e acompanhe códigos de rastreio de quatro grandes transportadoras em um mesmo painel: Correios, Jadlog, LATAM Cargo e Azul Cargo Express.

Uma das maiores vantagens da plataforma é que ela possibilita que o lojista cadastre e acompanhe códigos de rastreio de encomendas enviadas por uma das transportadoras parceiras, mesmo que a etiqueta de frete não tenha sido gerada pelo Melhor Envio. Olha só como é a interface de cadastro dos códigos de rastreio.

A plataforma é totalmente gratuita e pode ser acessada com login e senha da conta Melhor Envio (que também é gratuita). Além de cadastrar e acompanhar os códigos de rastreio, o lojista pode configurar alertas para enviar informações param o e-mail do cliente toda vez que o status da entrega mudar junto à transportadora

Viu só como é vantajoso usar o Melhor Rastreio? Cadastre-se e comece a aproveitar as vantagens que a plataforma oferece!

 

Por Paulo Henrique Dias | Melhor Envio

Paulo é  jornalista, pós-graduando em marketing e apaixonado por comunicação. Produtor de conteúdo no Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para e-commerces de todo o país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 6 =