Entenda como funciona o Pix no e-commerce – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Capacitação

Entenda como funciona o Pix no e-commerce

Entenda como funciona o Pix no e-commerce

O pagamento instantâneo através do Pix já é uma realidade para o comércio e serviços. Ele trouxe simplificação para realizar transferências financeiras a qualquer horário, todos os dias da semana. A facilidade de comprar e vender, em um momento em que as vendas ocorrem também pelo whatsapp e redes sociais, também vem ao encontro do e-commerce, que já disponibiliza a função de pagamento através de Pix. 

O lojista é beneficiado pois recebe na hora o valor da venda, ganhando assim maior fluxo de caixa. Para o consumidor, é também uma forma de garantir boas negociações nas compras. A transação gratuita até o momento, beneficia pessoas físicas e jurídicas. Neste artigo, vamos abordar o funcionamento do Pix e como ele funciona nas operações de e-commerce:

Pix: você sabe como funciona?

O Pix, nada mais é do que uma transferência monetária em tempo real, sem intermediários, sem custo e sem limite de horário. A forma de pagamento facilita a transferência de valores e pagamento de contas, assim como o recolhimento de alguns impostos. 

As operações de TED, DOC, boletos e dinheiro em espécie continuam ativas, o Pix é mais uma opção de pagamento para fazer a economia girar de forma facilitada e sem gerar custos. Ou seja, o Pix pode ser utilizado para:

  • Transferências entre pessoas físicas;
  • Transferências entre pessoas físicas e estabelecimentos comerciais;
  • Para transferências envolvendo órgãos governamentais como pagamentos de impostos e taxas; 
  • Pagamento de salários e benefícios sociais;

Para utilizar o pix são utilizadas chaves para cadastrar diferentes contas. As chaves Pix são os códigos de acesso, ou seja, para enviar ou receber um Pix basta informar a chave cadastrada. As chaves podem ser números de celular, CPF, CNPJ ou email. 

Cada pessoa física pode ter até 5 chaves Pix e as contas jurídicas até 20 chaves, e elas só podem ser utilizadas com exclusividade para uma conta, ou seja, a mesma chave não pode identificar outra conta. 

Como faz para cadastrar uma chave Pix?

Basta entrar no aplicativo ou canal de atendimento do seu banco e cadastrar a chave que deseja para receber na conta deste banco. Se você tiver conta em mais de um banco, lembre-se de usar chaves diferentes para cada uma dessas contas. 

O Pix é feito por alguma das seguintes formas:

  • Informando os dados bancários de quem vai receber o pagamento (nome completo, CPF, número da instituição, agência e conta);
  • Informando a chave Pix, onde o usuário adiciona a uma conta que já possui. 
  • Através de leitura de QR Codes. 

A mais utilizada é entrar diretamente no aplicativo do banco, optar pelo pagamento em Pix, escolher o tipo da chave a ser destinado para o pagamento, digitar a chave e confirmar valor e dados. 

Pix no e-commerce? O que muda?

Tendo em vista que o consumidor está comprando cada vez mais online, e a facilidade do Pix é grande, essa forma de pagamento incentiva ainda mais o consumidor que não utiliza cartão de crédito. Ele também possibilita o lojista a não ter custo com o boleto bancário, e além disso, a compra pelo mobile é ainda mais facilitada através do pagamento por Pix. Basta o cliente escolher a opção de pagamento Pix na finalização da compra, confirmar os dados e finaliza a compra. Assim que receber a confirmação, a compra é efetuada. 

O Pix incentiva a compra online e também faz com que o lojista tenha mais capital de giro, já que recebe o valor de forma imediata. Ao passo que a compra via cartão de crédito, é necessária a confirmação do pagamento e envolve taxas do cartão. 

A agilidade é outro ponto a ser destacado, pois no momento em que o Pix for confirmado, o produto já parte para a separação e é destinado a logística de entrega. 

Quais as vantagens de utilizar o Pix?

A experiência do cliente é melhorada a partir do momento que ele pode escolher qual o melhor formato de pagamento para ele. O Pix apresenta vantagens tanto para o lojista, quanto para o consumidor. Além da agilidade e facilidade no pagamento, outras vantagens são destacadas: 

  • Redução do uso de cédulas de dinheiro e instrumentos custosos para efetuar compras e vendas;
  • Redução de intermediários na cadeia de pagamentos eletrônicos;
  • Recebimentos mais rápidos para os lojistas refletem em uma otimização da gestão de fluxo de caixa e, consequentemente, facilidade de automatização de conciliação bancária. 
  • Potencialização da inclusão financeira.

A tecnologia é uma aliada aos negócios de e-commerce. Através de um sistema de gestão ERP  integrado, pagamentos, compras, vendas e entregas ficam registrados em um único sistema. Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis e confira na prática os benefícios de automatizar a gestão do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − três =