Entenda como funciona o Pix no e-commerce
O pagamento instantâneo através do Pix já é uma realidade para o comércio e serviços. Ele trouxe simplificação para realizar transferências financeiras a qualquer horário, todos os dias da semana. A facilidade de comprar e vender, em um momento em que as vendas ocorrem também pelo whatsapp e redes sociais, também vem ao encontro do e-commerce, que já disponibiliza a função de pagamento através de Pix.
O lojista é beneficiado pois recebe na hora o valor da venda, ganhando assim maior fluxo de caixa. Para o consumidor, é também uma forma de garantir boas negociações nas compras. A transação gratuita até o momento, beneficia pessoas físicas e jurídicas. Neste artigo, vamos abordar o funcionamento do Pix e como ele funciona nas operações de e-commerce:
Pix: você sabe como funciona?
O Pix, nada mais é do que uma transferência monetária em tempo real, sem intermediários, sem custo e sem limite de horário. A forma de pagamento facilita a transferência de valores e pagamento de contas, assim como o recolhimento de alguns impostos.
As operações de TED, DOC, boletos e dinheiro em espécie continuam ativas, o Pix é mais uma opção de pagamento para fazer a economia girar de forma facilitada e sem gerar custos. Ou seja, o Pix pode ser utilizado para:
- Transferências entre pessoas físicas;
- Transferências entre pessoas físicas e estabelecimentos comerciais;
- Para transferências envolvendo órgãos governamentais como pagamentos de impostos e taxas;
- Pagamento de salários e benefícios sociais;
Para utilizar o pix são utilizadas chaves para cadastrar diferentes contas. As chaves Pix são os códigos de acesso, ou seja, para enviar ou receber um Pix basta informar a chave cadastrada. As chaves podem ser números de celular, CPF, CNPJ ou email.
Cada pessoa física pode ter até 5 chaves Pix e as contas jurídicas até 20 chaves, e elas só podem ser utilizadas com exclusividade para uma conta, ou seja, a mesma chave não pode identificar outra conta.
Como faz para cadastrar uma chave Pix?
Basta entrar no aplicativo ou canal de atendimento do seu banco e cadastrar a chave que deseja para receber na conta deste banco. Se você tiver conta em mais de um banco, lembre-se de usar chaves diferentes para cada uma dessas contas.
O Pix é feito por alguma das seguintes formas:
- Informando os dados bancários de quem vai receber o pagamento (nome completo, CPF, número da instituição, agência e conta);
- Informando a chave Pix, onde o usuário adiciona a uma conta que já possui.
- Através de leitura de QR Codes.
A mais utilizada é entrar diretamente no aplicativo do banco, optar pelo pagamento em Pix, escolher o tipo da chave a ser destinado para o pagamento, digitar a chave e confirmar valor e dados.
Pix no e-commerce? O que muda?
Tendo em vista que o consumidor está comprando cada vez mais online, e a facilidade do Pix é grande, essa forma de pagamento incentiva ainda mais o consumidor que não utiliza cartão de crédito. Ele também possibilita o lojista a não ter custo com o boleto bancário, e além disso, a compra pelo mobile é ainda mais facilitada através do pagamento por Pix. Basta o cliente escolher a opção de pagamento Pix na finalização da compra, confirmar os dados e finaliza a compra. Assim que receber a confirmação, a compra é efetuada.
O Pix incentiva a compra online e também faz com que o lojista tenha mais capital de giro, já que recebe o valor de forma imediata. Ao passo que a compra via cartão de crédito, é necessária a confirmação do pagamento e envolve taxas do cartão.
A agilidade é outro ponto a ser destacado, pois no momento em que o Pix for confirmado, o produto já parte para a separação e é destinado a logística de entrega.
Quais as vantagens de utilizar o Pix?
A experiência do cliente é melhorada a partir do momento que ele pode escolher qual o melhor formato de pagamento para ele. O Pix apresenta vantagens tanto para o lojista, quanto para o consumidor. Além da agilidade e facilidade no pagamento, outras vantagens são destacadas:
- Redução do uso de cédulas de dinheiro e instrumentos custosos para efetuar compras e vendas;
- Redução de intermediários na cadeia de pagamentos eletrônicos;
- Recebimentos mais rápidos para os lojistas refletem em uma otimização da gestão de fluxo de caixa e, consequentemente, facilidade de automatização de conciliação bancária.
- Potencialização da inclusão financeira.
A tecnologia é uma aliada aos negócios de e-commerce. Através de um sistema de gestão ERP integrado, pagamentos, compras, vendas e entregas ficam registrados em um único sistema. Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis e confira na prática os benefícios de automatizar a gestão do seu negócio.