Carregando...
TECNOLOGIA

ERP + conta digital: facilidade e integração para o lojista virtual 

ERP + conta digital: facilidade e integração para o lojista virtual 

Muito tem se falado sobre contas digitais, pagamentos instantâneos e novas formas de transferir valores entre pessoas e empresas, sem passar por tantas instituições e atravessadores. A partir de novembro, o Brasil passa a utilizar o Pix, um meio de pagamento que facilita a transferência de valores entre pessoas, pagamento de contas e também recolhimento de impostos de forma instantânea e com custos muito reduzidos.

As contas digitais, também têm se tornado grandes aliadas, pois facilitam as transações entre fornecedores e empresários até mesmo através do sistema de gestão, como é o caso do Bling, que lançou sua conta digital: Bling Conta. 

Para empreendedores de e-commerce, seja vendendo em suas lojas ou em marketplaces, ter uma conta digital integrada ao sistema ERP garante uma otimização de tempo, trabalho e ainda mantém as finanças da empresa, na empresa, sem misturar as contas pessoais e profissionais. 

Vale lembrar que as transferências que são realizadas atualmente, entre contas bancárias através de TEDs e DOCs, boletos ou pagamentos com dinheiro. continuarão existindo. As transferências instantâneas e as contas digitais acontecerão em paralelo, mas deixando ao consumidor a opção que mais é interessante para o seu negócio. 

O ano de 2020 trouxe muitas mudanças, vamos conhecer um pouco mais como funciona essa integração neste artigo: 

Mais integração

O sistema de gestão já é uma ferramenta cheia de facilidades quando o assunto é integração do negócio. Desde a organização interna com a sincronização dos setores, e também integração com marketplaces e parceiros logísticos, o ERP facilita o trabalho e otimiza energia do empreendedor. A novidade é que ERPs como o Bling, por exemplo, estão unindo ao sistema também sua conta digital, onde o cliente passa a fazer todas as transações bancárias e também utilizar o Pix dentro do mesmo sistema, sem precisar ter outros intermediários, como bancos ou instituições financeiras. 

Quando o sistema de gestão passa a estar integrado ao sistema financeiro, as contas podem ser recebidas e pagas pelo mesmo canal, evitando perda de tempo e controlando de forma mais segura as contas da empresa. As movimentações ficam integradas ao sistema ERP em nuvem, que pode ser acessado em qualquer lugar e de qualquer dispositivo, facilitando também o profissional do nosso tempo que também é muito dinâmico na forma de trabalhar. 

O mesmo sistema fará transações como controlar o estoque, emitir boletos, realizar transferências bancárias, pagar contas e fornecedores e também integrar aos canais de venda. 

Vantagens para o empreendedor: 

Não resta dúvida que a grande vantagem para o empreendedor é poder administrar o negócio em um mesmo sistema, o que acarreta diretamente a otimização de tempo de trabalho, melhora na gestão e organização de fluxo de caixa, ter em mãos relatórios financeiros do seu negócio e ter maior controle das movimentações financeiras. Toda a gestão pode ser feita dentro do mesmo sistema e a organização fica ainda mais integrada. 

No caso do MEI, Microempreendedor Individual, outra grande vantagem de dispor de uma conta digitar junto ao sistema de gestão, além de unificar ainda mais o processo de gestão, é a de facilitar a separação de valores da empresa e da pessoa física. O Mei é uma modalidade que acaba tendo por característica não fazer essa separação, e muitas vezes, prejudica o negócio. 

Quando falamos em conciliação bancária também é possível garantir facilidades pois fazer a conferência dos dados obtidos a partir de extratos bancários, passa a ser feito entre o sistema e a conta digital de forma mais orgânica e simples. Desta forma, é possível analisar recebimentos, pagamentos e saldos atualizados, verificando se movimentações previstas se concretizaram de fato e analisar se houve algum tipo de divergência nos lançamentos.

Ferramentas integradas aliadas ao negócio

Automatizar os processos no e-commerce é cada vez mais importante para o empreendedor do nosso tempo que precisa otimizar a equipe de trabalho, e pensar na experiência do consumidor em primeiro lugar. 

Quanto mais integração, maior segurança e facilidades terá na gestão do seu negócio. É importante estar sempre munido de informações e aliar a tecnologia ao trabalho do dia a dia para produzir mais e melhor. 

O e-commerce é um espaço democrático e cheio de oportunidades para fazer o negócio crescer, porém é preciso estar atento e com a operação organizada para vender mais e trabalhar cada vez melhor. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 7 =