Fulfillment: entenda a importância desta estratégia – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Logística no e-commerceNotíciasOPERAÇÃO

Fulfillment: entenda a importância desta estratégia

Fulfillment: entenda a importância desta estratégia

A sua empresa já possui uma estratégia eficiente de fulfillment e todos os procedimentos estão fluindo da melhor maneira possível?

Fulfillment: o que é

O primeiro passo é entender o que realmente é o fulfillment. Encontramos as definições do termo em muitos lugares, mas nem sempre entendemos a dimensão que ele aborda.

Fulfillment diz respeito a todo processo envolvido desde o recebimento do pedido feito pelo cliente até o recebimento da encomenda — e não apenas a entrega.

Mas não é apenas a nomenclatura de tudo que acontece na desenvoltura dos procedimentos; é a estratégia que garante a eficiência completa da ação, desde a gestão de vendas e planejamento comercial até o que define a “missão” como completa: a satisfação de nossos clientes.

Toda a importância do fulfillment para sua empresa

Assim como toda estratégia que visa otimizar os custos com recursos e a eficiência das atividades de uma empresa, o fulfillment é extremamente importante para a boa desenvoltura de diversos processos e, principalmente, para a fidelização dos clientes. Vamos entender melhor o por quê?

Reduzindo custos com estoque e distribuição

Um dos maiores custos que as empresas têm engloba seu controle de estoque e logística. Normalmente, é necessário designar recursos – altos – para armazenamento, distribuição, separação e transporte das mercadorias.

A solução para reduzir esses números acontece através de melhorias pontuais como ajustes logísticos, definição de um prazo médio de estocagem (que resulta em ações de vendas em caso de mercadoria parada) e otimização de rotas.

Ou seja, tudo que o fulfillment pode proporcionar quando bem executado.

Garantindo a fidelização de seus clientes

A qualidade dos serviços prestados é o maior diferencial que uma empresa pode apresentar aos seus clientes em um mercado tão competitivo quanto o que possuímos atualmente.

Pense em você mesmo como consumidor: quantas vezes deixou de lado o valor de um produto e priorizou a rapidez da entrega, a qualidade do produto ou simplesmente a eficiência do atendimento prestado? Isso também é cultural entre nossos clientes.

De acordo com o relatório do Dia do Cliente 2018 da Social Miner, cerca de 20,1% dos consumidores avaliam o preço do produto. No entanto, logo em seguida, o prazo de entrega é o item mais levado em consideração com 19,7% dos compradores.

Assim percebemos que, cada vez mais, a competência das atividades é determinante para a decisão de compra.

Estratégias para aprimorar o processo de fulfillment

As estratégias de fulfillment são aprimoradas de acordo com o modelo de negócio da empresa ou o segmento em que está inserida. Conheça as principais:

  • Build to order: uma das estratégias onde a redução de custo logístico é mais visível é na build to order, pois aqui o produto é fabricado somente sob demanda. No entanto, é necessário entender que os clientes que compram mercadorias nesse modelo de negócio estão dispostos a esperar pelo tempo de produção. Quem quer um tênis para começar a academia não vai esperar tudo isso, certo?
  • Criação de pacotes: aqui a intenção maior é unificar produtos que se complementam e fornecer uma venda funcional para a necessidade do cliente. O resultado final é um processamento de pedido e separação muito mais rápidos e um boom em produtos que estavam, possivelmente, encalhados no estoque. Funciona muito bem em lojas de cosméticos e docerias, por exemplo.
  • Distribuição de pedidos: o processo de picking é uma das etapas que mais demandam tempo na concretização de um pedido. Trata-se do tempo de separação do produto, que pode ser otimizado através da divisão de trabalho conforme a quantidade de produtos por demanda.
  • Modularidade: essa estratégia é muito utilizada por lojas de móveis, principalmente. Aqui o intuito é designar múltiplas possibilidades para um produto que pode ter baixo giro na empresa. Por exemplo, uma prateleira pode ser utilizada em vários cômodos da casa e em harmonia com várias outras peças.

Fulfillment e atendimento

Ainda como a garantia de uma estratégia eficiente de fulfillment, nós precisamos valorizar o atendimento prestado aos clientes. Conquistar a confiança de seu cliente para comprar em seu e-commerce é extremamente competitivo.

Portanto, quando consegue, precisa mostrar seriedade e preocupação com o vínculo criado entre ele e sua loja. A interação de compra só é realmente finalizada quando seu cliente recebe sua encomenda de forma satisfatória.

Tenha uma equipe de atendimento que se prontifique a checar como está a entrega do pedido, principalmente visando minimizar problemas durante o processo. E, caso tudo tenha saído como o planejado, agradeça seu consumidor pela preferência através de uma mensagem, e-mail. Pense também em pesquisas de satisfação.

Toda e qualquer forma de mostrar que sua empresa realmente se importa com o bem estar de seu cliente é fundamental para a fidelização.

Automatize o processo de fulfillment com o Bling

Com o Bling você pode automatizar boa parte das funções e agilizar o processo de fulfillment através de um sistema ERP completo.

Você ainda pode fazer um teste grátis e perceber o quanto suas atividades serão otimizadas com o melhor ERP para e-commerce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − três =