Gestão financeira: o coração do seu negócio
Todo o fluxo de uma empresa está diretamente relacionado à gestão financeira. Entradas, saídas, compras e vendas. No e-commerce, assim como em qualquer formato de negócio, podemos dizer que a saúde financeira é o coração pulsante. Manter as contas, fluxo de caixa, giro de estoque em dia é fundamental para estruturar um negócio possível e que ruma ao sucesso.
Para que essa organização interna permaneça organizada, um sistema de gestão ERP é importante pois dá ao empreendedor uma visão ampla do negócio, permitindo gerenciar os recursos à disposição da melhor maneira possível. Além de ajudar na organização dos registros financeiros através da categorização das receitas e despesas, também é possível consultar relatórios para conferência de valores e fazer a filtragem de registros em módulos financeiros.
Dicas fundamentais:
Se existe um manual de gestão financeira, o primeiro mandamento básico certamente é: separar as finanças pessoais das finanças da empresa. Isso porque, só desta forma, o empreendedor pode compreender a lucratividade do negócio de forma real.
Outro passo importante é diferenciar custos fixos de custos variáveis:
-
- Custos Fixos: São os custos que, independente do quanto você vende, eles sempre ocorrem, pois, eles são referentes a itens fundamentais para o funcionamento do negócio. Exemplo: Aluguel, funcionários, luz…
- Custos Variáveis: São os custos que dependem do seu volume de venda, investimentos relacionados ao marketing e demais projetos não fixos do seu negócio. Exemplo: Taxas transacionais, impostos, uma nova campanha de marketing que exige um investimento maior em determinado período…
Após mapear seus custos fixos e variáveis, o próximo passo é organizar o seu Plano de Contas. Pensar nessa estrutura é fundamental para fornecer uma visão mais abrangente do negócio e poder planejar com mais certeza os próximos passos.
Ponto de equilíbrio:
De forma simplista o ponto de equilíbrio é quando os produtos vendidos pagam os custos e as despesas sem sobrar nada para a empresa de lucro. A partir deste ponto é que inicia o lucro real com a venda dos produtos ainda não contabilizados.
Mesmo parecendo uma conta simples de ser calculada, o ponto de equilíbrio é fundamental para que os setores contábil, financeiro e econômico da empresa estejam em sintonia.
Fluxo de Caixa:
É importante olharmos para os valores que foram recebidos, gastos, investidos e também os que irão entrar para poder calcular os investimentos e fazer o negócio crescer sempre mais. O Fluxo de Caixa nada mais é do que o dinheiro que gira dentro da empresa e que mantém as operações ativas.
Enquanto um bom fluxo de caixa diário nos ajuda a entender o que entrou e saiu da conta em uma semana ou mês, mesmo sem ter periodicidade dos controles, ele poderá ser visto a qualquer momento.
Gestão unificada e automatizada:
A gestão financeira organizada está diretamente relacionada à utilização de um ERP online, que facilita os processos de atualização de entradas, saídas, estoque, fluxo de caixa e emissão de notas fiscais e boletos bancários. O profissional moderno precisa automatizar as tarefas diárias para poder ter mais tempo para pensar no negócio de forma estratégica.
Outra vantagem do sistema ERP é manter as integrações aos canais de venda online e as integrações com os parceiros de logística, o que amplia as chances de venda e com integrações logísticas, melhora a experiência de consumo do cliente.
A gestão financeira é um dos setores mais importantes do negócio, onde o empreendedor deve dominar seus limites e entender o giro do seu estoque para planejar investimentos e ações.
A unificação da gestão compreende diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais. O sistema ERP permite ainda a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças e de propostas comerciais. Tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar.