Guia para alavancar as vendas do seu e-Commerce – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
VENDAS

Guia para alavancar as vendas do seu e-Commerce

Guia para alavancar as vendas do seu e-Commerce

Mesmo durante a pandemia, os e-Commerces estão crescendo. Por conta disso, vender online está cada vez mais concorrido. Abrir uma loja virtual pode ser fácil, mas existem alguns fatores que podem influenciar o sucesso do seu negócio.

É preciso levar em consideração os novos perfis de consumo, o acesso de diferentes dispositivos, aumento da concorrência e até a crise econômica.

Em um ambiente virtual cada vez mais competitivo, é preciso ter um bom planejamento e estratégias para se destacar no mercado. Para ajudar você, preparamos este guia com dicas e informações relevantes para ter melhores resultados nas vendas e ter maior presença digital.

Boa leitura!

Definindo Estratégias

O primeiro passo é definir e adotar as estratégias que fazem sentido para o seu negócio e ter clareza dos seus objetivos e do seu público alvo. É importante ressaltar que para ter sucesso com as estratégias, elas precisam estar alinhadas com o seu fluxo de caixa e com boas práticas de gestão financeira.

A função do fluxo de caixa é mostrar para o gestor qual a verdadeira situação financeira da empresa, pois com essa visão é possível definir as melhores estratégias de crescimento.

A gestão financeira pode ser definida como um conjunto de ações e procedimentos administrativos ligados às análises de entradas e saídas de caixa. Isso, por sua vez, envolve um planejamento e controle diário para manter sua empresa crescendo, ou seja, seu fluxo de caixa.

Os fatores de sucesso para uma boa gestão são: planejamento estratégico do negócio, organização de resultados financeiros e direcionamento e controle das finanças.

Com essas  informações e práticas em dia, é a hora de olhar com atenção para o seu público alvo.

Porque é importante identificar o público alvo?

Muitos empreendedores não olham para esse tópico com atenção, mas isso é um erro! Identificar quem é seu cliente e saber como ele se comporta pode ser fundamental para garantir o sucesso do seu e-Commerce.

Ao conhecer com detalhes o consumidor de sua empresa, é possível escolher as estratégias de vendas mais adequadas. Para isso, procure entender quando essas pessoas compram da sua loja, como elas encontram o seu negócio na internet.

Além disso, procure saber porque os clientes compram de você e não dos seus concorrentes, ou seja, identifique o diferencial da sua loja e use isso a seu favor.

Procure entender também o comportamento de compra dos seus clientes. Eles usam o computador ou o celular para realizar as compras? Preferem fazer o checkout pelo site ou finalizar a compra pelo WhatsApp?

Encontrar essas respostas e adaptar seu e-Commerce às necessidades dos seus clientes é um fator importante para garantir o aumento das suas vendas, pois você pode pensar na melhor estratégia de vendas.

Estratégia de vendas

Depois de identificar quem é o seu público alvo e como ele se comporta, fica fácil escolher a melhor estratégia de vendas.

Por exemplo, se o cliente faz compras recorrentes, oferecer um serviço de assinatura pode ser uma ótima forma de retenção e de gerar receita previsível.

Aliada a uma estratégia de venda adequada, é preciso pensar no frete. Para garantir o sucesso de vendas seu e-Commerce, existem 3 estratégias de frete possíveis para adotar na sua loja:

  • Frete grátis: é o modelo que mais agrada e atrai clientes. Anunciar o preço do seu produto já com o valor do frete embutido pode aumentar as taxas de conversão.
  • Frete fixo: essa opção é uma forma de evitar surpresas para seu cliente na hora do pagamento. Esse valor pode ser calculado com base no custo médio do frete sobre o total de pedidos ou uma média sobre as regiões com maior ocorrência de entregas.
  • Frete dinâmico: é a estratégia mais utilizada, na qual o frete é aplicado de acordo com o código-postal do cliente. A desvantagem é que o frete para o cliente pode não compensar a compra do produto e tornar uma possível venda em uma desistência.

Analise suas métricas

As métricas são fundamentais na análise dos resultados de qualquer estratégia. São elas que apresentam respostas, indicando se o caminho está certo e pode ser otimizado ou se é preciso ajustar a rota.

Podemos separar as métricas em duas categorias: gerais e de campanhas. As gerais são sobre o comportamento do seu cliente e auxiliam a se conectar mais com ele. Nesse caso, procure sempre analisar:

  • Visitas – mobile ou desktop;
  • Dias e Horários em que seus clientes compram;
  • Produtos mais vendidos;
  • Formas de pagamento mais utilizadas.

Métricas como essas devem estar alinhadas com as métricas de campanha, pois ajudam a saber se é melhor investir em anúncios o tempo inteiro ou apenas nos dias e horários que os clientes mais compram.

Já as métricas de campanhas trazem a visão do que converte e o que não converte. Será que você está investindo tempo e dinheiro em algo que não dá retorno? Para não tomar decisões baseadas no “achismo”, sempre analise:

  • Quais campanhas mais convertem;
  • Quais mídias trazem mais resultado – vendas confirmadas;
  • Indicadores
    • Taxa de conversão
    • CAC
    • CPC
    • CPV
    • ROI

Invista em Campanhas de Marketing

As campanhas de mídia paga são fundamentais para conquistar novos clientes e aumentar o faturamento do seu e-Commerce. Os anúncios tem como objetivo promover sua marca e seus produtos.

As ações de um anúncio são sempre guiadas pelo público-alvo de quem realiza uma campanha. Como falamos nos tópicos anteriores, é importante ter clareza quem são os seus clientes ou possíveis clientes para que seu anúncio seja efetivo.

Uma campanha de anúncios é formada por uma sequência de ações, que devem estar dentro de um conceito. Isso quer dizer que para cada momento da empresa ou data especial do ano, as empresas devem fazer campanhas específicas, visando algum objetivo em particular. Por exemplo: durante a Black Friday, você deve fazer anúncios próprios para esse momento.

Os anúncios para e-Commerce podem – e devem – ser veiculados em diferentes canais, pois os públicos estão inseridos em diversas mídias. Para que sua estratégia seja eficiente, é preciso levar isso em consideração ao planejar e executar suas ações.

Os canais de para anúncios são:

  • Google Ads: Essa é uma plataforma do Google, que permite que você crie anúncios baseados em palavras-chave relacionadas ao seu produto. Os anúncios podem ser em formatos de links, product list advertising (PLA), banner, vídeos, entre outros.
  • Facebook Ads: Facebook Ads é a plataforma de anúncio da rede social Facebook e permite anunciar no próprio Facebook, no Instagram e em sites parceiros, aparecendo no feed destas redes ou nos Stories.
  • Instagram Ads: Essa ferramenta funciona em conjunto com o Facebook Ads. Essa pode ser uma plataforma muito interessante, dependendo do seu perfil de cliente e do seu produto ou serviço. Os principais formatos de anúncios são impulsionamento de posts, anúncios com imagens, vídeos e Stories.

Para escolher qual a melhor opção para o seu e-Commerce, é importante fazer uma análise sobre seu mercado e seus clientes (de novo a importância de identificar seu público alvo). Onde eles se encontram? Se os seus produtos forem para um público que frequentemente utiliza as redes sociais, vale a pena investir em todos os canais que citamos. Caso contrário, o Google Ads é uma excelente opção.

Com relação ao orçamento, o ideal seria trabalhar com uma quantia suficiente para alcançar todas as pessoas interessadas, mas isso acaba deixando o investimento muito caro.

Sendo assim, as empresas trabalham como podem, e levando em consideração a experiência de mercado, sugerimos que as empresas que possuem negócios com 100% de venda online separem de 15% a 20% do faturamento. Se você deseja aumentar o investimento em anúncios para o seu e-Commerce, pode solicitar um empréstimo com a a55. Clique aqui para saber mais sobre essa solução!

Somente quando houver entendimento do público alvo e clareza do que funciona para o seu negócio em termos de mídia, campanha e produto para divulgação será possível ter sucesso com o seu e-Commerce.

Busque a todo momento ter clareza de suas estratégias e seus números, para sempre melhorar suas métricas, principalmente as de conversão e vendas fechadas. Se você souber que a taxa de conversão entre a sua página e o checkout está ruim, poderá melhorar isso. Se souber que o seu cliente acessa a loja via dispositivo móvel, pode melhorar a responsividade do site e garantir uma ótima experiência de compras. Esteja sempre preparado, meça seus resultados e melhore seus processos regularmente!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − quatro =