Indicadores de vendas e fraudes ajudam em um planejamento eficiente para a Black Friday – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Black Friday

Indicadores de vendas e fraudes ajudam em um planejamento eficiente para a Black Friday

Indicadores de vendas e fraudes ajudam em um planejamento eficiente para a Black Friday

A Black Friday ocorre hoje, sexta-feira, 26, e já conta com excelentes resultados para o e-commerce. Por outro lado, a data também chama atenção de criminosos, o que resulta em um aumento significativo nas tentativas de fraude no período. Por isso, entendo que o mais importante para essa data é manter-se informado sobre os principais indicadores de venda e fraude no evento. Isso ajuda muito em planejamentos mais sólidos, independentemente da sua área de atuação.

A dúvida que pode ocorrer é o fato do local para acompanhar indicadores que sejam, de fato, confiáveis. A minha primeira dica é procurar sites especializados, tais como o Black Friday Hora a Hora, página que é feita pela ClearSale e Neotrust, e disponibiliza atualizações durante a data, considerada uma das mais importantes para o mercado presencial, assim como para o digital. Para 2021, a página também já está disponibilizando, com a Nuvemshop, dados referentes a PME (Pequena e Média Empresa).

E justamente pensando na análise para a data mais importante para o e-commerce brasileiro, preparei este conteúdo para comentar sobre a página e todos os insights que podem ser extraídos dela.

O que é a Black Friday Hora a Hora?

Todo o conteúdo que é ofertado na página é gratuito e tem atualizações de hora em hora – assim como diz o seu nome. Ela oferece os principais indicadores de venda e fraude na Black Friday. O portal é uma parceria da ClearSale com a Confi, Neotrust, Aftersale, Elo e Nuvemshop.

O que a página fornecerá de conteúdo?

Existente desde 2018, a página oferece informações, como: faturamento do varejo, divisão por regiões, número de pedidos feitos, perfil do consumidor, produtos e categorias mais compradas – tudo isso separado por estado e regiões. Além disso, a Black Friday Hora a Hora mostra o valor total de fraudes evitadas no Brasil, em cada região e em cada estado e também compartilhará dados referentes a PME.

Com esses dados os varejistas e empreendedores poderão entender melhor o comportamento dos consumidores na data. Também é importante ressaltar que acompanhá-los é uma das ações que podem ser adotadas como estratégia para que sua empresa enfrente os desafios apresentados pelo meio digital.

Quando a conversa gira em torno da fraude na Black Friday…

Estudos realizados pela ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, indicam que as tentativas de fraude devem crescer 52% na Black Friday de 2021. Mas qual seria o motivo? A expansão do e-commerce e o fato de que cada vez mais os brasileiros estão comprando pela internet.

Para 2021, a estimativa é que o comércio eletrônico registre 34.089 pedidos fraudulentos, sendo 14.834 no dia 25/11 e 19.255 no dia 26/11. Agora, quando falamos de 2020, os números foram: 22.467 pedidos fraudulentos, divididos em 9.822 no dia 26/11 e 12.645 no dia 27/11.

Dados referentes aos números da Black Friday em 2020

Quando falamos dos resultados do período de 26 a 30/11, o evento do ano passado teve um total de vendas de R$5,1 bilhões e uma quantidade de 7,6 milhões de pedidos. E quando o assunto são as fraudes, ao todo foram evitadas 70,3 milhões durante a Black Friday 2020.

Os dados atualizados sobre as vendas e fraudes durante a Black Friday de 2021 já estão disponíveis na página Hora a Hora, desde ontem, 25/11 às 18h. Vale a pena acompanhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 3 =