Inteligência Artificial: facilita processos e economiza tempo no e-commerce
É inegável a transformação que a inteligência artificial (IA) fez nos últimos anos no universo das lojas virtuais, mas a economia de tempo e a otimização de processos são a verdadeira revolução. A integração da IA no e-commerce tem ajudado empresas de todos os tamanhos a aprimorar suas operações e aumentar suas receitas.
Uma das formas mais evidentes de como a IA economiza tempo no e-commerce é através da automação de tarefas repetitivas. Processos como a atualização de inventário e gestão de pedidos podem ser automatizados com a ajuda de IA, liberando os colaboradores para se concentrarem em atividades estratégicas.
Para além do operacional, a Inteligência Artificial dá todas as ferramentas para que lojas virtuais e clientes estreitem suas relações. Levando em conta que a personalização é a prioridade do momento para todos os clientes, o reforço da inteligência artificial na rotina das lojas virtuais é mais do que bem-vindo.
A pesquisa “The State of Personalization 2023” feita pelo Twilio Segment revela que mais da metade (56%) dos consumidores se tornarão compradores recorrentes após uma experiência personalizada, um aumento de 7% a cada ano. A IA permite que os e-commerces analisem grandes quantidades de dados de clientes para oferecer as melhores experiências de compra.
A recomendação de produtos personalizados, por exemplo, é um dos melhores cenários para a loja mostrar que realmente conhece seu cliente. “Um dos nossos cenários de automação de marketing com mais apelo é o de recomendações. Usando a inteligência artificial, nosso sistema consegue sugerir produtos semelhantes aos que o cliente já demonstrou interesse, funcionando como uma ótima ferramenta para o upselling e o cross selling”, compartilha Steve Hart, VP do setor de vendas da edrone, start-up polonesa dedicada ao CRM e automação de marketing alimentados por inteligência artificial.
Além das recomendações de produtos, a IA também pode personalizar o conteúdo do site para cada visitante, ajustando banners, promoções, descontos e até mesmo a disposição dos produtos com base no perfil de cada usuário. Essa personalização em tempo real não só melhora a experiência do cliente, mas também aumenta as taxas de conversão do e-commerce, já que os clientes são apresentados a produtos e ofertas que realmente os interessam.
A Inteligência Artificial também virou o jogo para as campanhas de marketing. A segmentação de clientes é uma das estratégias mais eficazes para lojas virtuais, e a IA leva essa prática a um novo nível de precisão e eficiência. Um relatório da Kinsta revelou que a taxa de cliques de campanhas segmentadas é, em média, 100,95% maior do que a de campanhas não segmentadas.
Com a IA, as empresas podem segmentar seu público-alvo de maneira mais granular, criando grupos baseados em comportamento de compra, histórico de navegação, engajamento com campanhas de marketing e muito mais. Essa segmentação pode ser feita usando um sistema de CRM: “nosso sistema é dedicado para o e-commerce, então conseguimos fazer análises aprofundadas de comportamento, atendimento e interações do cliente com a loja, facilitando a segmentação”, diz Steve Hart da edrone.
É um novo mundo para o e-commerce, cheio de possibilidades que podem mudar completamente os resultados de lojas virtuais, especialmente de pequenos e médios negócios. Recuperar carrinhos abandonados, fazer o follow-up pós-vendas, enviar e-mails automáticos com conteúdo relevante, melhorar o atendimento ao cliente e muito, muito mais: ferramentas de ponta que entregam todas essas funcionalidades agora são acessíveis para todo o e-commerce.
“Os números não mentem, o lucro muito menos. Todas as lojas virtuais que agendaram uma demonstração gratuita, conheceram o CRM e a automação de marketing e escolheram renovar suas operações, obtiveram bons resultados e continuam a crescer”, finaliza Steve Hart, da edrone.
Se você quiser conhecer os serviços de CRM e automação de marketing da edrone, clique aqui e agende uma demonstração gratuita.