Marketing 4.0: o que Kotler ensina sobre vendas virtuais? – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Marketing Digital

Marketing 4.0: o que Kotler ensina sobre vendas virtuais?

Com o avanço da tecnologia e as mudanças decorrentes no comportamento das pessoas e suas relações, o Marketing 4.0 ganha mais espaço e se torna realidade nas empresas. Isso vem sendo influenciado pela aceleração da digitalização e a necessidade de uma relação mais profunda entre marca e consumidor.

Nesse sentido, um dos maiores precursores do marketing, Philip Kotler, provoca reflexão sobre os negócios. Confira quais são os principais ensinamentos de Kotler:

Philip Kotler e o Marketing 4.0

Para Kotler, o Marketing 4.0 é baseado em três pilares principais. Compreender quais são é fundamental para quem busca melhorar o desempenho da empresa. Por isso, veja abaixo sobre esses três conceitos que ele nos ensina:

  • Senso de comunidade e inclusão social: necessidade de abolir barreiras demográficas e geográficas ao redor do mundo e conectar mais pessoas ao todo;
  • Relação entre marcas e consumidores: a hierarquia do relacionamento com o consumidor acabou, substituindo o atendimento vertical pelas relações horizontais;
  • Influências na tomada de decisão: no marketing 4.0, o consumidor está atento ao posicionamento da marca quanto a aspectos políticos e sociais.

O que é o marketing 4.0?

Segundo o próprio Kotler, Marketing 4.0 é um modelo de ação em comunicação que se baseia na conectividade máquina a máquina e na inteligência artificial, bem como aproveita a conectividade humano a humano.

Ou seja, é uma revolução digital e que está fundamentada por conceitos elementares, como:

  • Foco no consumidor e suas dores;
  • A criação, a comunicação e a entrega de valor (baseando-se na necessidade, percepção e crenças dos clientes);
  • Satisfazer o consumidor, mantendo-o encantado.

Quem é o consumidor 4.0?

O consumidor 4.0 é aquele que está envolvido pelo imediatismo. Isto é, ele busca a agilidade nas soluções para os seus problemas, quer que sejam resolvidos o quanto antes e da melhor maneira possível. Além disso, este consumidor não vê fronteiras entre o on e o offline, permeia os dois universos e espera fluidez na passagem entre um e outro.

Por esse motivo, ele valoriza os negócios que oferecem diferentes canais e uma experiência de compra rápida e integrada.

Como o marketing 4.0 afeta a organização do meu e-commerce?

O Marketing 4.0 afeta a organização do e-commerce pois traz em sua essência a busca em satisfazer o cliente em todas as etapas da jornada de compra. É preciso entender o perfil do seu consumidor, suas necessidades e desejos, para desenhar o processo de venda de modo que a experiência do cliente seja a mais satisfatória possível..

Outro ponto importante é o investimento em tecnologia e inovação, de modo a buscar melhorias e estratégias para atingir quem está alinhado ao seu negócio.

Lições de Kotler para o e-commerce 

Agora, veja 3 lições de Marketing 4.0 de Kotler para o e-commerce:

  1. O Marketing não pode ser visto apenas como um setor dentro da empresa, mas como parte dela e deve funcionar de forma decisiva;
  2. Obedecer ao funil de vendas é fundamental, sendo necessário contratar profissionais que saibam o que estão fazendo para prospectar e entender as necessidades do cliente, criar e oferecer soluções, negociar e fechar a venda;
  3. A tomada de decisão precisa sempre contemplar a satisfação do consumidor, do contrário, está equivocada.

Por fim, para se adequar ao Marketing 4.0 de forma eficiente, saiba que você pode contar com soluções inteligentes de venda online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =