Marketing de performance: conheça a estratégia digital – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MARKETING

Marketing de performance: conheça a estratégia digital

Marketing de performance: conheça a estratégia digital

Por Rocky Agência

Se você está procurando uma estratégia digital orientada por resultados, o marketing de performance pode ser a resposta.

Dentro do marketing digital, a abordagem vem revolucionando a forma com que empresas constroem reconhecimento de marca e se conectam com seus clientes.

A partir da coleta e análise de dados, o marketing de performance oferece a mensuração do desempenho das suas campanhas, enquanto atinge seu público-alvo em grande escala.

Além disso, a estratégia também pode ser definida como uma espécie de compasso para suas ações de marketing, já que avalia se o investimento em performance está dando retorno.

Neste artigo, conheça mais a fundo o conceito de marketing de performance, como ele funciona e seus principais benefícios.

O que é marketing de performance?

O marketing de performance é uma estratégia digital orientada por métricas e dados tangíveis, em que as ações são pagas com base no resultado alcançado pelas campanhas.

Por essa característica, costuma-se dizer que essa estratégia concede mais autonomia ao anunciante, já que é ele quem vai determinar a ação e, em seguida, pagar quando o objetivo for concluído.

Este conceito vem se popularizando cada vez mais no marketing digital, muito em função do que promove em termos de monitoramento de desempenho e avaliação dos retornos investidos.

A partir de ferramentas com base analítica, as ações de marketing de performance são guiadas com foco total na performance, e podem ser constantemente atualizadas e otimizadas para atingir melhores resultados.

Principais métricas do marketing de performance

No marketing de performance, todas as atividades e ações são medidas, mapeadas e analisadas em relação aos KPIs predefinidos, ou seja, os indicadores-chave de performance.

Além de serem objetivamente mensuráveis, essas métricas devem ser estrategicamente definidas a partir do objetivo que pretende alcançar com suas ações de marketing.

Assim, a abordagem é capaz de metrificar o desempenho de uma campanha para compreender o que está dando certo e o que precisa ser otimizado.

Conheça a seguir as algumas das principais KPIs utilizadas ​​no marketing de performance:

CPM

O CPM (Custo Por Mil) é o valor investido pelo anunciante a cada mil impressões de um anúncio digital. 

A impressão, por sua vez, é o número total de visualizações de um anúncio, sem diferenciar se ele foi visto mais de uma vez pelo mesmo usuário.

Ou seja, essa KPI não mede uma ação realizada pelos visualizadores, apenas determina o preço de exibição do anúncio.

CPC

O CPC (Custo Por Clique) mensura o preço pago cada vez que um usuário clica em um anúncio.

Diferente do CPM, ele é uma métrica melhor para calcular o engajamento de uma propaganda, já que exige uma ação do usuário.

No entanto, ele não é uma boa KPI para medir a conversão efetiva do usuário, já que desconsidera se ele vai concluir a ação assim que acessar a página.

CPA

O CPA (Custo Por Ação) mede o desempenho da campanha de acordo com uma ação específica que você deseja que o público-alvo execute, como comprar um produto, baixar um e-book, ou inscrever-se numa newsletter.

No marketing de performance, a ação realizada por clientes em potencial é considerada o resultado tangível mais importante, o que faz do CPA uma das métricas mais relevantes.

ROI

Por último, mas não menos importante, temos o ROI (Return over Investment) o principal indicador para demonstrar que suas ações de marketing foram bem sucedidas.

Essa métrica mede de forma simples o retorno que um investimento traz em relação ao seu custo, ou seja, basicamente revela se a ação foi positiva financeiramente.

O ROI é calculado pela divisão da diferença entre os ganhos obtidos de uma ação e seu custo, pelo próprio investimento inicial (receita – custo/ custo).

Canais usados no marketing de performance

 

Agora que você já sabe o que é marketing de performance e as principais métricas que utiliza, vamos falar sobre os diferentes canais que podem ser usados ​​como parte de uma campanha.

Mídias sociais

Canais de mídia social, como Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn e TikTok, são um prato cheio para que marcas desenvolvam o relacionamento com seu público. 

Em campanhas de marketing de performance, o uso dessas plataformas costuma envolver influenciadores, estratégias de Inbound e até mesmo publicidade paga.

O melhor canal a ser utilizado na sua estratégia vai depender de onde seu público está localizado. Pense nessas plataformas como vitrines para sua marca: não adianta oferecer produtos numa rua em que seus clientes não trafegam.

Geralmente, as métricas de desempenho monitoradas em ações de marketing de social media são curtidas, compartilhamentos, comentários, cliques, vendas e checkouts.

Publicidade nativa

Anúncios nativos são conteúdos pagos adaptados para combinar com a aparência do meio em que são publicados – em outras palavras, são anúncios que não se parecem com anúncios.

O grande trunfo da publicidade nativa é não ser intrusiva. Ela apresenta conteúdos promovidos que são contextualmente relevantes para o perfil usuário, integrando-os de maneira natural ao fluxo da plataforma.

Profissionais de performance costumam usar anúncios nativos principalmente para explorar oportunidades de retargeting, e as métricas mais utilizadas geralmente são o CPM e o CPC.

Conteúdo patrocinado

Esse tipo de canal envolve trabalhar ações de marketing com influenciadores, figuras de destaque midiático e sites de curadoria de conteúdo. 

Basicamente, esses agentes utilizam a visibilidade que possuem para anunciar os produtos e serviços da sua marca em troca de pagamento. 

O pagamento pode ser na forma de patrocínio, produtos gratuitos, serviços, experiências, CPC, CPM ou compensação baseada no CPA.

Marketing de afiliados

Embora muitas pessoas confundam os conceitos, o marketing de afiliados é uma modalidade do marketing de performance.

Nesse modelo, um produtor de conteúdo se afilia a anunciantes de sites que podem estar relacionados ao seu produto ou serviço.

O objetivo é produzir tráfego e vendas, fazendo com que sua marca seja exposta para um público novo e tenha a chance de trazê-los para seu site.

Marketing de busca (SEM)

O marketing de busca, ou simplesmente SEM, tem como objetivo desenvolver estratégias de divulgação em motores de pesquisa como o Google, Bing e Yahoo.

Esse segmento do marketing digital também utiliza anúncios nativos por meio de resultados de pesquisa patrocinados, buscando gerar tráfego de qualidade para o site da empresa, que pode ser pago ou orgânico.

As palavras-chave são o principal ingrediente do SEM e sua escolha requer uma análise minuciosa: dependendo do seu objetivo, pode ser válido integrar palavras-chave pagas e orgânicas na campanha.

Benefícios do marketing de performance

 

A publicidade nativa é o exemplo perfeito de marketing de performance: os anunciantes criam campanhas de anúncios para uma meta de conversão específica e pagam apenas por cliques ou outras ações de conversão. 

Mídias tradicionais como a televisão, por exemplo – que veiculam o anúncio por determinado período e frequência – não apresentam garantia de quantos consumidores são efetivamente impactados.

Essa característica é o motor das ações de marketing de performance. A estratégia se concentra no monitoramento e na atribuição, o que dá aos profissionais responsáveis muito mais controle sobre seu orçamento e ROI.

Aqui estão alguns dos principais motivos pelos quais o marketing de performance pode ser muito vantajoso:

Desempenho facilmente mensurável

O marketing de performance faz amplo uso de ferramentas modernas que facilitam o monitoramento do desempenho de seus anúncios, assim como a otimização das campanhas através de insights coletados.

Com esse mapeamento, os profissionais de marketing baseiam suas tomadas de decisão em dados, o que abre caminho para resultados mais efetivos.

Diversificação das fontes de receita

Ao invés de simplesmente depender dos seus canais de vendas existentes, você terá outro método para gerar receita

Isso pode ser extremamente valioso em tempos econômicos difíceis – especialmente se as vendas começarem a cair em outros canais.

Alcance de novos públicos

Ao anunciar com parceiros afiliados e editores selecionados, você estará promovendo consideravelmente o alcance da sua marca.

Isto porque esses agentes passam a atuar como vitrines da sua empresa, podendo conversar com públicos de nichos mais específicos que não seriam atingidos em ações de marketing convencionais.

Marketing de performance: por onde começar?

Embora as vantagens do marketing de performance tenham ficado claras, as diferentes métricas e canais podem parecer confusas num primeiro momento.

De fato, não é necessário conhecer todos os pormenores da estratégia: você pode contar com uma agência especializada para organizar o seu planejamento.

A ROCKY é uma agência de performance focada em desenvolver estratégias para ajudar os clientes a atingirem os melhores resultados no digital.

Assim como as outras agências do grupo Racoon, recentemente passamos a integrar a S4 Capital, um conglomerado de marketing digital com presença em mais de 30 países!

Juntos, pretendemos ajudar marcas a superar os desafios da nova era do marketing digital e revolucionar a maneira como marcas constroem sua presença online.

Então, se você pretende começar a promover sua performance no digital, acesse o site e conheça nossas soluções para a sua empresa!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + quatro =