Marketing digital para e-commerce – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Marketing Digital

Marketing digital para e-commerce

Marketing digital para e-commerce

O e-commerce cresceu de forma exponencial desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020 e isso não é uma novidade. A partir deste crescimento, a cadeia de vendas como um todo cresceu bastante, e muitos novos empreendedores digitais precisaram aprender a trabalhar com o comércio online, fazendo uso de ferramentas de integração, ERP para gerir as vendas online, atender o consumidor através de canais de comunicação virtuais e também vender os seus produtos através de marketing digital, e isso pode ser bastante assustador para quem, até então, só estava desejando vender seus produtos e criar o seu mercado. 

Mas o que acontece é que as vendas virtuais dependem diretamente de estratégias que envolvem a criação da presença digital do negócio. É preciso criar o desejo no consumidor não somente em anúncios, mas também em engajamento seja através de redes sociais, e-mails, influenciadores, blogs, entre outros. Separamos algumas informações sobre o universo do marketing digital para e-commerce, neste artigo. 

O que é e qual o objetivo do marketing digital?

Vender online é uma grande oportunidade para quem deseja empreender, mas também apresenta alguns desafios. Com o alto crescimento de números de novos lojistas, também cresce a concorrência, e aí é que entra o marketing: uma ferramenta para destacar os seus produtos de venda perante as marcas concorrentes. 

O marketing digital é uma área do marketing que com foco nos canais online, que trabalha com frentes de anúncios e conteúdos relacionados ao produto e a marca e tem por objetivo atingir e impactar o seu público alvo de forma mais assertiva. É uma estratégia indispensável para quem quer se destacar e conquistar novos mercados dentro do e-commerce. 

Quais as principais ferramentas?

O consumidor de e-commerce está sempre em busca de algo novo, que sinta vontade ou necessidade de comprar. A jornada de compra do cliente começa também com a forma como ele é impactado sobre aquele produto, seja através de posts nas redes sociais, indicação de influenciadores através de publipost, anúncio antes de assistir um vídeo ou ao ler um texto. Entre as ferramentas mais importantes estão o Google Ads e o Google Shopping que ajudam o seu negócio a aparecer em forma de anúncios e criar campanhas com objetivos pré-definidos.

Outra ferramenta bastante utilizada é o Search Engine Optimization (SEO), que otimiza o rankeamento de um site nas primeiras posições de buscadores com o Google. Isso gera acessos quando o consumidor faz a busca através do Google, o que ocorre na maioria dos casos de compra pelo e-commerce.

Outro pilar importante é apostar em marketing de conteúdo, que significa encaixar o seu produto dentro de conteúdos relevantes em canais online, o que acaba encontrando possíveis clientes em potencial, e tendo consequência a disseminação da marca e vendas. 

Relacionamento com o cliente 

Não basta vender o produto, é preciso manter um relacionamento contínuo com o cliente, estando presente em canais variados, entregando conteúdo relacionado ao seu nicho de mercado, produzindo fotos e vídeos para mostrar a aplicação, o produto em uso e o dia a dia do negócio. No e-commerce, o cliente se relaciona com as marcas que consome, e justamente pelas ferramentas de marketing digital que possibilitam definir o perfil de consumidor pelas compras que ele realiza, ele é direcionado a marcas relacionadas como uma estratégia de consumo. 

O bom relacionamento e a experiência na jornada de compra são fatores que geram fidelidade à marca, e constroem consumidores recorrentes. Por isso, criar presença digital através das redes sociais é importante também como uma estratégia de vendas. 

Quais os resultados da aplicação de marketing digital para o negócio?

Assim como outras ações de vendas, o marketing digital acaba convertendo novos clientes ao negócio. Cada tipo de negócio exige ações específicas que funcionam mais para o seu público desejado, mas de modo geral, o marketing digital é uma forma de vender o seu negócio através de anúncios, indicações e conteúdo sobre o seu produto ou marca. Planejar as ações é fundamental para ter retornos desejados, e é possível testar formatos diferentes a fim de identificar quais as melhores ferramentas para o seu e-commerce. 

Através de uma ferramenta de gestão é possível garantir que as vendas realizadas serão bem administradas pelo negócio, por isso, se faça um teste grátis e integre os setores do seu negócio em um ERP que descomplica a gestão e faz o negócio crescer no ambiente digital. O marketing digital é mais um aliado para impulsionar suas vendas, assim como as ferramentas que auxiliam no trabalho de organização interna e integrações aos marketplaces. 

 

Um comentário
  1. RAIMUNDO LUNA DE OLIVEIRA

    Crescer no mercado digital, pois até agora eu não estou usando está ferramenta. Tenho uma loja física de peças de motos, e estou perdendo espaço por não saber usar o mercado digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + quinze =