Multicanal digital na estratégia de marketing para e-commerce – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MARKETING

Multicanal digital na estratégia de marketing para e-commerce

Multicanal digital na estratégia de marketing para e-commerce

O termo multicanal está em alta no mercado do e-commerce. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que existem diferentes tipos de estratégia multicanal, que podem ser divididas em vendas e marketing.

As vendas em múltiplos canais se tornaram fundamentais para o consumidor moderno, que quer comprar o mesmo produto em lojas físicas, virtuais e redes sociais. Uma pesquisa internacional publicada na Harvard Business Review revelou que 73% dos consumidores usam múltiplos canais (por exemplo: televisão + blog + redes sociais + site da marca) durante a jornada de compra. Sendo assim, é importante implementar uma estratégia que preveja pontos de contato com o cliente em todos os canais possíveis.

Por exemplo: um consumidor pode ficar sabendo de uma oferta de óculos nas redes sociais, tirar dúvidas sobre o produto no blog, ir até a loja virtual para fazer a compra, tirar dúvidas sobre o produto via chat, e depois da compra levar a peça até uma loja física para manutenção – tudo isso com um atendimento personalizado e unificado.

Do lado do marketing, os multicanais digitais são usados para impactar os clientes em diversas plataformas baseadas na internet, de maneira personalizada, melhorando o relacionamento com o cliente.

Dados da ClickZ mostram que a frequência de compra do consumidor aumenta em 250% entre empresas que usam automações de marketing em múltiplos canais digitais. Para que a mensagem seja ainda melhor recebida pelos clientes, recomenda-se o uso de uma estratégia de marketing omnichannel, que nesse caso tem a ver com o tom de voz da marca, que deve seguir o mesmo padrão ao longo dos diferentes canais, que podem ser tanto online como offline.

Neste artigo vamos explicar como funciona o multicanal digital e como ele pode ajudar a aumentar as vendas de um e-commerce omnichannel.

Como usar multicanais digitais em uma estratégia de marketing?

Uma estratégia de marketing multicanal usa várias ferramentas para captar mais clientes e aumentar as conversões das marcas, bem como para garantir o relacionamento contínuo entre a marca e seus consumidores fiéis.

As automações de marketing são muito utilizadas nesta estratégia. Por meio de uma estratégia de marketing multicanal é possível engajar com usuários e clientes via:

  • E-mail marketing
  • Mensagens SMS
  • Notificações Push
  • Web layers
  • Anúncios em redes sociais
  • Recomendações personalizadas de produtos

Dessa forma a marca garante que o cliente lembre-se dela em diferentes momentos do seu dia.

Essa estratégia funciona ainda melhor quando conectada a um CRM para e-commerce capaz de segmentar os contatos de uma loja virtual, fazendo com que a comunicação multicanal seja personalizada, enviando a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa.

As comunicações via multicanal digital podem ser automatizadas com um software de automação de marketing – basta definir os parâmetros e apertar o play. Com isso, os clientes e usuários de determinada marca ou e-commerce estarão sempre sendo impactados com uma comunicação feita sob medida!

Qual a diferença de Omnicanalidade e Multicanalidade no marketing?

Como explicamos neste artigo, uma estratégia multicanal digital envolve o uso de diferentes canais baseados na internet para ampliar a comunicação com os clientes e, com isso, melhorar o relacionamento do consumidor com a marca.

Já uma estratégia omnichannel envolve uma integração profunda entre todos os canais físicos e digitais, almejando a padronização da experiência do cliente. Uma marca pode se comunicar com o cliente por diferentes plataformas, online e offline, mas para que o consumidor esteja sempre satisfeito e se sinta conectado com a empresa é preciso desenvolver uma identidade visual e verbal que seja constante.

A sua marca já está usando alguma destas abordagens em sua estratégia de Marketing? Integre diferentes canais e mantenha a consistência em suas comunicações, e você verá os resultados se acumularem!

 

Artigo por Anna Carolina Neiva, especialista de conteúdo na edrone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =