O que é tráfego digital e como melhorar o seu – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Marketing Digital

O que é tráfego digital e como melhorar o seu

O que é tráfego digital e como melhorar o seu

Por Rocky Agência

No ambiente digital, tudo que se relaciona com a presença da sua empresa e a oportunidade de gerar negócios orbita a questão da visibilidade online.

Afinal de contas, dizer que um site não possui visibilidade significa dizer que ele não tem visitantes e, consequentemente, não é capaz de gerar leads, conversões ou vendas.

Por isso, é de extrema importância analisar constantemente o fluxo de usuários que acessam suas plataformas, ou seja, o seu tráfego digital.

Visto que existem diversas fontes de tráfego potencial, entender como as pessoas chegam até você é a principal arma para otimizar seus resultados e alcançar mais oportunidades de negócios.

Quer saber mais sobre os diferentes canais de tráfego digital? Então, continue conosco nas próximas linhas!

O que é tráfego digital?

Utilizando um exemplo clássico, seria como o próprio tráfego automobilístico dentro dos centros urbanos: sem a circulação de pessoas, uma cidade está sujeita a ter o comércio afetado e sua economia prejudicada.

Da mesma forma acontece com os sites de empresas.

Páginas que não possuem visitantes são invisíveis e perdem completamente seu valor para gerar conversões e vendas.

Por isso dizemos que o tráfego é o motor de um negócio digital.

Ao todo, existem seis tipos de tráfego digital que podem caracterizar como os visitantes chegam até o seu website. Conheça eles a seguir!

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico corresponde às visitas que o seu site ou blog conquista de maneira espontânea, sem envolver investimentos em anúncios e publicidade.

Em outras palavras, são os usuários que chegam naturalmente até você por meio de pesquisas em ferramentas como o Google, Bing e Yahoo.

Seu posicionamento na SERP (Search Engine Results Page) nestas plataformas vai influenciar diretamente seu volume de acessos, que por sua vez vai influenciar a autoridade de domínio do seu site.

Além de produzir conteúdos relevantes, é essencial fazer uso de técnicas de SEO para otimização do seu ranqueamento nestes mecanismos de busca.

Também é importante ressaltar que estratégias de tráfego orgânico costumam produzir resultados a longo prazo.

Tráfego pago

O tráfego pago é todo aquele promovido por campanhas em plataformas de anúncio como o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads entre outras.

Diferente do orgânico, este tráfego impacta consumidores que já estão na fase de decisão de compra, podendo trazer resultados expressivamente relevantes a curto prazo.

Isto porque as ferramentas de publicidade digital possibilitam um grande poder de segmentação, que te auxiliam a atingir um público-alvo qualificado.

Muitos profissionais vão relacionar o tráfego pago e orgânico a uma espécie de yin yang do marketing digital, já que são opostos complementares, assim como estratégias de inbound e outbound.

Tráfego de referência

Ao ler um texto na internet, você já deve ter percebido que existem vários links clicáveis integrados ao longo do conteúdo – inclusive neste.

Isso resume o tráfego de referência. É o fluxo de visitantes que chegam a um site a partir de links presentes em outros domínios.

Entre blogs com temas relacionados, é bastante comum a prática de link building parceiro, que ajuda aumentar a relevância e promover a autoridade de domínio das páginas.

Outra prática comum de tráfego de referência é a realização de guest posts, conteúdos que você produz para publicação em sites de terceiros ou vice e versa.

Tráfego direto

Esse tipo de tráfego digital ocorre quando o contato é estabelecido sem um intermediador.

Isto é, quando o usuário acessa sua página diretamente pela URL – digitando manualmente seu endereço – ou mesmo pela barra de favoritos.

O tráfego direto costumava ser uma fonte mais expressiva quando mecanismos de pesquisa da internet ainda não haviam sido desenvolvidos.

No entanto, ainda é um canal significativo para empresas com grande reconhecimento do público.

Tráfego social

O tráfego social é aquele que acontece por meio de redes sociais, como Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest, etc.

É quando as visitas para o seu site ocorrem através de publicações ou da própria página da sua empresa nessas plataformas.

Considerando a relevância que as mídias sociais possuem para o marketing digital, é imprescindível possuir presença ativa nos canais em que seu público se encontra.

Além disso, também é fundamental explorar todos os recursos que as redes oferecem para incentivar o engajamento dos seguidores.

Tráfego de e-mail marketing

Este tráfego digital ocorre através de campanhas de e-mail marketing, no endereço eletrônico dos usuários.

É uma fonte que possui importância histórica no desenvolvimento de estratégias digitais, mas vem perdendo espaço assim como as próprias plataformas de e-mail.

Entretanto, ainda é um canal relevante de relacionamento com o público, sobretudo para nutrição de leads.

Diferente dos outros, o tráfego de e-mail marketing não transfere autoridade ou promove seu site nos mecanismos de busca, mas é a fonte em que ocorrem mais conversões por cliques.

Qual o melhor canal de tráfego para o seu site?

Depois de ter conhecido as diferentes modalidades de tráfego digital, você deve estar se perguntando qual a melhor fonte para o seu negócio.

A resposta vai depender de muitos fatores, incluindo o mercado em que sua empresa atua, os objetivos da organização e o público que pretende alcançar.

Porém, uma forma muito eficiente de descobrir em quais canais concentrar seus esforços é simplesmente utilizando todos eles por determinado período.

No ambiente digital, temos a grande vantagem de contar com recursos de alta capacidade de mensuração e análise para medir o desempenho.

Ferramentas como o Google Analytics são grandes aliadas para se explorar os meios mais efetivos de se atingir o público, e abrem caminho para definição de estratégias mais assertivas.

Deste modo, você pode identificar em quais canais de tráfego digital sua empresa é mais forte, assim como onde é necessário investir mais energia.

O ROI (Retorno sobre investimento) medido individualmente em cada fonte será um elemento parametrizador para descobrir qual tráfego é mais relevante para o seu negócio. 

Boas práticas para melhorar seu tráfego digital

Melhorar seu tráfego digital quer dizer, basicamente, qualificar a sua audiência – pois nem sempre um tráfego intenso será sinônimo de vendas e conversões.

Por este motivo, ao invés de mirar um público genérico, o tráfego que você irá atrair para o seu site deve ser segmentado.

A criação de uma persona para orientar seu planejamento é um dos primeiros passos deste processo.

No entanto, existe um número infinito de técnicas para se conquistar um tráfego qualificado, que variam de estratégia para estratégia. Conheça algumas delas a seguir!

Produza conteúdo relevante

Um bom conteúdo é a tônica de qualquer estratégia digital, e isso não é diferente na hora de promover seu tráfego.

Sobretudo para o tráfego orgânico, a produção de conteúdos relevantes é uma ferramenta poderosa para criar autoridade e agregar valor à sua marca.

Investindo nisso, você estará empreendendo avanços multivalentes, seja para melhorar o ranqueamento SEO do seu site ou para encorajar o potencial cliente a realizar uma conversão.

Invista em parcerias

Outra maneira eficiente de promover o tráfego digital do seu site é realizando campanhas de link building.

Esses projetos consistem na criação de parcerias com outros sites e blogs em troca de divulgação mútua.

As propostas podem ser a troca de backlinks, guest posts ou até mesmo a prática de publipost – publicações patrocinadas -, no caso de sites com autoridade e audiência elevada.

Aposte em outros canais

Com a diversidade de pontos de interação disponíveis no meio digital, é condenável depender apenas de um canal de comunicação.

Abrindo as portas para diferentes plataformas, você estará difundindo sua marca entre diferentes públicos e, consequentemente, aumentando as chances de promover seu tráfego digital.

Não somente, a produção de conteúdo multicanal é um fator que pode estimular seu fluxo de visitantes, considerando a propensão dos usuários em consumir diferentes formatos.

Integre ações de tráfego orgânico e pago

Independente do tipo de tráfego digital que for melhor para o seu negócio, uma coisa é certa: não há porque investir somente em um.

Portanto, para promover sua audiência, não só é possível como também é recomendado empreender ações visando movimentar diferentes fontes de maneira conjunta.

Estratégias que unem técnicas orgânicas de aquisição e anúncios patrocinados, por exemplo, costumam trazer grandes resultados, alinhando os benefícios de ambas as frentes.

Quer saber mais? Confira este outro conteúdo com as vantagens em se investir em tráfego pago e orgânico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − dois =