O que esperar pós COVID-19? – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MERCADO DIGITAL

O que esperar pós COVID-19?

O que esperar pós COVID-19?

Por Diniz Fiori

Todos estão perdidos, ainda atordoados pelas restrições causadas pelo Covid-19. Empregados sem saber se terão seus empregos, empresários sem saber se terão suas empresas e empreendedores de todas as formas sem saber em quais condições e quando, poderão voltar ao trabalho. Tudo isso cercado por uma tragédia humanitária causada por uma pandemia.

Nesse cenário, temos muitas dúvidas e poucas certezas! Uma das certezas é que vai passar e que depois de passar as coisas serão bem diferentes. É certo que uma grande crise econômica vai seguir após passar o perigo do vírus, muitas empresas e empregos deixarão de existir e os que conseguirem sobreviver vão perder muitos clientes devido à falta de demanda.

De certa forma é um pouco do que atualmente a China já está vivendo. Pessoas querendo voltar à normalidade, mas sem mercados para consumo de seus produtos. A população em geral, vão precisar se reinventar, arrumar novos modelos de negócios e novas formas de trabalho.

Com as crises, oportunidades também surgem, o isolamento causado pela quarentena tem forçado milhares de pessoas que não tinham contato com o mundo digital a se adaptarem a esse formato. Até os mais idosos tem se relacionado através de chats e vídeos chamadas, massificando ainda mais esses mecanismos.

Temporariamente as transações ficaram todas digitais: pedidos on-line, lojas virtuais e aplicativos tem sido um novo mundo para pessoas que não tinham contato com essas ferramentas. Desse modo, o hábito de uma vida mais digital será adotado, tornando esses serviços ainda mais populares.

O trabalho remoto – que já era tendência – agora também foi colocado a prova. Muitos trabalhadores estão descobrindo essa nova forma e percebendo que seu trabalho, pode sim, ser realizado remotamente. Isso vai trazer novos modelos de trabalhos, de contrato e de relações trabalhistas.

Com a crise e o dinheiro escasso, as pessoas vão substituir produtos e serviços por opções mais acessíveis financeiramente. Plataformas de serviços que oferecem essas vantagens também vão sentir essa mudança, na esteira da Uberização, plataformas de serviços de contabilidade, gestão e serviços como a portaria remota, por exemplo, vão ser opções para reduzir os custos.

O cenário que se propõe ainda é distante, para daqui a alguns meses. Nesse tempo, cabe a todos cuidarem de sua saúde e planejarem seus negócios. Uma nova sociedade emergirá, quiçá uma sociedade mais igualitária e mais solidária, pois são nas dificuldades que crescemos e ganhamos experiência e maturidade. Que a sociedade também seja assim.

 

Por Diniz Fiori
Diretor regional da ABCOmm-PR, Mestre em Administração pela UP, doutorando em Administração – UP e Mestrando em Marketing pela Université Tours-França. Professor de graduação e pós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + nove =