Organização: uma grande vantagem do ERP integrado ao e-commerce – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
TECNOLOGIA

Organização: uma grande vantagem do ERP integrado ao e-commerce

Organização: uma grande vantagem do ERP integrado ao e-commerce

O mercado está em transformação, e o e-commerce nunca esteve tão em alta, quanto neste momento. Quem trabalha no meio online, precisa entender que organizar os processos é um trabalho contínuo e que pode ser feito de maneira fácil e efetivo através de um sistema de gestão ERP.  

Quando se pensa em uma loja virtual se imagina estoque, vendas e compras de forma mais abstrata do que em uma loja física, mas não é bem assim. Todos os produtos comprados, vendidos e em estoque devem ser cadastrados, assim como clientes. Por isso, concentrar todas as informações em um único sistema é fundamental para manter a operação funcionando sem causar transtornos aos clientes. 

Com um sistema unificado, o gestor consegue analisar os resultados e tomar atitudes mais assertivas nas decisões que impactarão o futuro da empresa.

ERP: o que é e para que serve?

O ERP online é um software utilizado para cuidar de diversas operações da empresa, como gestão de estoque, compras, departamento de recursos humanos, controle financeiro, e também integrações logísticas ou com marketplaces. Além disso, a ferramenta também auxilia na unificação de canais de venda, como quem possui loja física e virtual, por exemplo, ou quem vende em múltiplos marketplaces. 

Outra parte interessante é o controle e pagamento de impostos, assim como geração de notas fiscais, processos estes feitos de forma rápida e descomplicada. 

Quem tem por objetivo vender pela internet deve optar por um sistema de gestão online que unifique e organize a sua operação, e que possa oferecer integrações (com marketplaces e logísticas) interessantes para o seu nicho de mercado. Com o negócio organizado, fica mais fácil manter os prazos de entrega, apostar em boas compras para a loja e atender bem o cliente para que ele tenha uma experiência positiva na jornada de compra na sua loja virtual, ou através dos marketplaces que está inserida. 

Outras vantagens do uso do ERP: 

O sistema de gestão online faz com que todos os setores da empresa funcionem de forma estabilizada, compras, financeiro e logística. 

  1. Organização: desde o controle de cadastros, até o controle de estoque e logística. Com um sistema unificado, o gestor consegue analisar os resultados, e também as falhas, e ainda acertar mais nas tomadas de decisão que impactarão o futuro da empresa. A manutenção do fluxo de caixa, por exemplo, pode ser feita em tempo real e de forma automatizada. Com isso, todas as informações são atualizadas automaticamente e o gestor pode tomar decisões mais precisas, evitando erros que levam a desperdícios.
  2. Integração: Quando o assunto é e-commerce, a integração do ERP para a loja virtual é simples. Após feita a configuração e cadastros, o sistema troca informações de estoque, recebe as referências das vendas para emitir as notas e ainda integra dados com a empresa logística.
  3. Economia: Outra grande vantagem do ponto de vista do empresário, é a diminuição de contratação de mão de obra e com as equipes mais enxutas, também aumentam as taxas de produtividade, além de os processos manuais diminuírem as chances de erros.
  4. Mobilidade: Com um sistema de gestão ERP online, o serviço fica em nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar. Desta forma, em tempos de trabalho remoto, é possível ter acesso a todos os dados e relatórios gerados pelo ERP de onde estiver. 

Online e em nuvem: mais vantagens ainda!

Como falamos, a organização de um negócio através de um sistema de gestão unifica as informações do negócio e passa a deixar os processos integrados e mais facilitados. Quando o sistema ERP é online e em nuvem, isso significa que o empreendedor pode acessar o sistema de qualquer lugar e de qualquer dispositivo (computador, tablet, celular) por estar online e seu armazenamento de dados fica em nuvem, reduzindo o espaço físico utilizado para armazenamento de arquivos, contratos e documentos. Tudo fica armazenado no sistema online.

Gestão eficiente

Contar com um ERP online passa a se tornar um aliado no trabalho do dia a dia, aumentando a produtividade dos colaboradores e garantindo mais tempo para a equipe pensar no negócio de forma inteligente, criativa e estratégica. A partir disso, as ações de gestão ficarão mais simplificadas, como o controle do fluxo de caixa, o estoque, a logística, até mesmo a emissão de notas fiscais e boletos bancários. São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais. 

O consumidor do nosso tempo quer ter confiança no canal de compra escolhido, portanto, toda a experiência do cliente deve ser pensada para o cliente e a organização interna do negócio é a base para um negócio de sucesso. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =