Personalização para e-commerce com inteligência artificial – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MERCADO DIGITAL

Personalização para e-commerce com inteligência artificial

Personalização para e-commerce com inteligência artificial

Em vídeo que faz parte de uma campanha no YouTube, o Rodrigo Schiavini, CEO da SmartHint, explica como a startup faz para personalizar a experiência de compra das lojas virtuais com inteligência artificial.

“Ela analisa cliques, vê o que que a pessoa está buscando no campo de buscas, em qual produto ela está clicando, o que que os consumidores estão comprando. Isso tudo utilizando inteligência artificial, porque ela tem o poder de aprender com o passar do tempo, ela vai aprendendo o que está acontecendo dentro da loja. E ela replica isso para atender novos clientes que tenham o perfil similar aos que já passaram”, explica Schiavini.

A empresa, que tem pouco mais de três anos e já atende milhares de lojas virtuais no Brasil, EUA e Europa, possui três ferramentas: busca inteligente, vitrines de recomendação e pop-ups de retenção.

Todas utilizam inteligência artificial e, por isso, conseguem personalizar a experiência do usuário de forma automática e sem necessidade de configuração manual.

Schiavini compara as vitrines da SmartHint com uma vendedora virtual:

“Ela procura dentro da loja, como se fosse uma vendedora, ela entende qual o perfil daquela pessoa e procura trazer os produtos adequados, reduzindo, assim, o ciclo do processo de compras, aumentando a atratividade da loja para o consumidor, porque ele tem uma sensação boa, tá sendo atendido de forma personalizada e isso faz com que a gente consiga gerar uma engajamento maior”, afirma.

Mas, para o CEO, a inteligência artificial é só a ponta do iceberg. O segredo para bons resultados está, antes de tudo, na dedicação da equipe:

“Embora a gente fale muito de inteligência artificial, ela é a ponta do iceberg. Por trás de tudo isso, tem um time que trabalha incansavelmente pra poder fazer com que esse software, essa inteligência apareça no mercado. Fazer com que ele se sinta muito bem e tenha a SmartHint não só como um parceiro de tecnologia que entrega personalização, que melhora as vendas, que melhora o engajamento. Mas que ajude a somar no sucesso do varejista”, conclui.

O vídeo completo pode ser acessado aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 3 =