Carregando...
Capacitação

Plano de ação para e-commerce

Plano de ação para e-commerce

Muito se engana quem pensa que para empreender no e-commerce basta simplesmente cadastrar os produtos na loja virtual, é preciso ter organização em formato de um plano de ação para que as iniciativas tenham resultados positivos. É preciso traçar objetivos, definir metas e planejar os passos para que os resultados sejam alcançados. Neste artigo, vamos entender como funciona um Plano de Ação e como colocar em prática no seu negócio. Confira!

O que é um Plano de Ação?

Um plano de ação empresarial nada mais é do que traçar as diretrizes para que se obtenha resultado em algum projeto ou objetivo a ser alcançado. Para isso, é preciso planejar as ações, criar uma metodologia, um cronograma, atribuir responsabilidades e focar no objetivo. Seja no processo de criação, reestruturação ou mesmo em algum projeto específico, ter um plano de ação ajuda a equipe a direcionar a energia e os esforços de trabalho. 

Por onde começar um plano de ação?  

Organizar o caminho é um mecanismo para facilitar e nortear os envolvidos. Antes de tudo é importante avaliar eventuais problemas que podem surgir no processo e buscar antecipar soluções. Um modelo bastante conhecido para fazer um plano de ação é o método 5w2h. Ele elimina dúvidas que possam surgir no processo e promove maior clareza de objetivos para determinados procedimentos a serem realizados. 

A matriz ganhou esse nome pois é uma sigla que deriva as perguntas:

  • O que (what) deve ser feito? 
  • Por que (why) deve ser implementado?
  • Quem (who) é o responsável?
  • Onde (where) deve ser executado? 
  • Quando (when) deve ser implementado? 
  • Como (how) deve ser conduzido? 
  • Quanto (how much) vai custar a implementação?

Outra dica importante é conhecer cada área da empresa, as forças e as fraquezas, e manter a operação funcionando com sincronia e agilidade, através de um sistema de gestão

Passo a passo para executar um plano de ação: 

É importante seguir alguns passos para que o plano de ação seja executado de maneira correta e, consequentemente, atinja o resultado desejado. 

1) Objetivo: Inicialmente se define qual o objetivo do plano em questão. Leve em consideração o planejamento estratégico da empresa e aponte para a meta principal. Pode ser o crescimento, expansão, enxugar custos ou equipe, entre outros. 

2) Defina as metas: Após visualizar o objetivo é preciso ter em mente qual é a meta do plano. Elas podem ser divididas em categorias ou por grupos, para que também possam ser cobradas dos responsáveis no momento certo. 

3) Organize as ações e divida as tarefas: Coloque a equipe em movimento e crie as ações em um arquivo onde todos possam ter acesso e acompanhem. Cada colaborador envolvido deve se dispor a assumir uma parte do processo. Algumas tarefas serão mais difíceis e complexas, talvez seja necessário desmembrar cada ação em partes a serem executadas por profissionais distintos. 

5) Estabeleça prazos e entregas: Com o tempo pré-determinado fica mais fácil também para o colaborador priorizar tarefas e organizar seu tempo. Tenha um cronograma organizado para que a equipe fique dentro dos prazos e que entenda que uma ação depende da outra, por isso é importante o comprometimento de todos. 

Qual a importância de um plano de ação? 

Por ser um processo de acompanhamento das etapas planejadas, um plano de ação garante que nenhuma tarefa seja deixada para trás. Ele também gera passos importantes que são respeitados quando se coloca em perspectiva: 

  • Objetividade: Apresentar de forma clara a meta a ser alcançada;
  • Atividades: Listar as atividades pensadas inicialmente para tirar o plano do papel;
  • Prazos: Determinar datas de início e fim previstos para cada ação;
  • Orçamento: Delimitar um valor a ser investido em cada etapa;
  • Responsável: Definir as pessoas que acompanharão de perto cada atividade;

Se o seu negócio online tem por objetivo ampliar os canais de venda, estabelecer metas determinadas, é importante traçar os objetivos para que o crescimento seja crescente. 

Organização e gestão integrada para e-commerce 

Para que a organização das metas estabelecidas ocorram conforme o esperado, é também importante que os processos diários de gestão estejam bem organizados. Automatizar atividades como controle de estoque, emissão de nota fiscal, gestão de fluxo de caixa, entre outras, é importante para que o negócio evolua em outros pontos e produza mais em menos tempo.

Um bom plano de ação precisa de processos internos bem organizados para que possa ocorrer, e desta forma a equipe passa a ter mais tempo para pensar no negócio de forma criativa. Gerenciar as ações também implica positivamente no processo de tomada de decisões e investimentos da empresa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − dez =