Porque minha loja deve oferecer uma boa experiência de compra? – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Notícias

Porque minha loja deve oferecer uma boa experiência de compra?

O perfil do consumidor mudou. A razão disso pode ser explicada pela influência do avanço tecnológico no mundo em diversos setores do mercado, inclusive no varejo online.

Com o fácil acesso e número de opções disponíveis na internet, ficou muito mais fácil para o cliente escolher a opção mais confiável para fazer uma compra. As preferências passaram ser analisadas em inúmeros fatores, não só na opção mais perto da casa como era feito na maioria das vezes.

A propósito, esse é um dos motivos que tem feito as vendas online conquistarem espaço no mercado, devido a praticidade em resolver uma necessidade direto da sua casa.

Independente do segmento, todo negócio busca resolver uma dor do cliente. Até por isso, o número de empresas que têm apostado no comércio eletrônico tem aumentado cada vez mais, de acordo com a lei da oferta e da procura.

Para ganhar relevância dentre tantas opções, é indispensável causar uma boa experiência de compra ao cliente. E o segredo para isso, está em atender cada vez melhor os consumidores, pois eles buscam soluções que atendam às suas necessidades.

A experiência de compra, é criada a partir das percepções e expectativas que o cliente tem em relação a uma aquisição e inicia desde o primeiro momento de pesquisa por um produto até a finalização de um pedido, ou seja, faz parte da experiência a fase de pré e pós compra também. 

Sendo assim, é preciso oferecer momentos marcantes e inesquecíveis aos visitantes da loja. Tornar até a compra mais simples e rápida, uma ocasião agradável e enriquecedora, que o cliente deseje que se repita.

Vamos simular uma situação em que você é o cliente. Por exemplo, o inverno chegou e você não tem uma jaqueta adequada para o frio e como precisa resolver esse problema de uma forma fácil e rápida, começa a fazer uma busca direto na internet.

No momento da pesquisa você é direcionado a um site que só mostra produtos femininos, porém deseja uma jaqueta masculina, ou seja, esse é o primeiro ponto negativo que fez você não solucionar seu problema dentro daquela loja.

Você saiu do site sem ter encontrado o que desejava e precisará dedicar mais tempo nessa busca, porque o site não foi assertivo em identificar o seu perfil de compra e oferecer produto do gênero que você estava procurando.

Esse é o caminho que um consumidor percorre até encontrar um e-commerce com a solução para o problema dele. Depois disso, já dentro da loja começa a segunda busca, que é pelo produto desejado.

O que grandes marcas como Coach, Kipling, Diesel, entre muitas outras, já estão utilizando para ser mais assertivos em identificar o perfil dos clientes e atender cada um de forma personalizada são as vitrines inteligentes, que recomendam produtos de acordo com o que o cliente estava buscando dentro da loja.

Ao mostrar o produto mais adequado ao cliente, a loja amplia a experiência de compra e automaticamente as chances do cliente retornar. Por isso, compreender o perfil e entender a real necessidade de cada cliente se tornou uma das principais estratégias para se destacar no mercado.

Para melhorar a experiência de compra de uma loja online, não é preciso necessariamente ter um alto investimento. Pequenos procedimentos podem fazer o cliente se sentir especial, como por exemplo, disponibilizar maior facilidade para encontrar os produtos dentro do site, mandar um mimo ou uma cartinha a mão quando enviar o produto, facilitar as formas de pagamento, melhorar as condições de entrega e oferecer uma compra segura, entre muitas outras.

Todas as dicas que possam estreitar relações entre a empresa e o consumidor, para transformar algo comum em algo diferente são bem vistas pelos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + sete =