Qual o impacto do m-commerce em sua loja virtual? – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MERCADO DIGITAL

Qual o impacto do m-commerce em sua loja virtual?

Qual o impacto do m-commerce em sua loja virtual?

No Brasil, existem cerca de 230 milhões smartphones ativos, de acordo com um dado da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). As pessoas estão cada vez mais conectadas para realizar diversas funções, inclusive as compras pela internet. Nesse contexto, levar o m-commerce em conta na hora de criar uma loja virtual e de mantê-la pode ser um ponto fundamental para o sucesso do seu negócio.

Isso porque, de acordo com a pesquisa Webshoppers 40, do eBit, as compras por mobile aumentaram da casa dos 30% em 2018 para 43,1% em junho de 2019. Isso mostra o quanto as pessoas têm preferido a praticidade de comprar por meio de seus celulares.

Ao longo do artigo, vamos entender o conceito do m-commerce, qual o impacto desse tipo de comércio ao vender pela internet e, claro, conhecer algumas dicas para que sua loja virtual possa se preparar para receber os consumidores que compram por smartphones. Vamos lá?

O que é o m-commerce?

A expressão “m-commerce” é uma abreviação de mobile commerce, ou seja, do comércio por dispositivos móveis. Ela se refere às compras realizadas por meio de celulares e tablets.

Para se ter uma ideia, os 43,1% das compras realizadas por mobile apontados pela Webshoppers 40 representaram, no primeiro semestre de 2019, R$ 9,6 bilhões em vendas, referentes a 27,2 milhões de pedidos. Esses números, por si só, já demonstram o impacto de preparar seu e-commerce para que os consumidores possam comprar por meio de seus celulares.

Além disso, vale considerar que cada vez mais lojas virtuais têm se preocupado com esse fator. Então, para não ficar atrás da concorrência, você deve considerar esse aspecto em sua estratégia e ao elaborar seu plano de marketing.

Por fim, a qualidade da experiência para o consumidor que navega por seu celular é um fator considerado pelos robôs do Google ao classificar os sites em seus resultados de busca. Portanto, tornar seu site responsivo ao mobile vai ajudar também no SEO da sua loja virtual.

Como otimizar seu site para o m-commerce

Já vimos o quanto considerar o m-commerce em seu site pode trazer oportunidades valiosas para seu negócio. Agora, é hora de conhecermos algumas dicas para que essa otimização impacte positivamente os visitantes da sua loja virtual.

1. Plataforma mobile friendly

O primeiro ponto a ser levado em consideração é relacionado ao sistema a partir do qual seu site será criado. Se você optar por contratar uma plataforma de e-commerce — alternativa que acaba sendo mais simples e barata do que desenvolver suas páginas do zero —, certifique-se de que a empresa escolhida promova a otimização das lojas virtuais para mobile.

Dessa forma, o sistema do seu e-commerce se adaptará sozinho quando um usuário acessar sua loja virtual por meio de um smartphone. Isso significa que seu site será responsivo. Assim, automaticamente, a experiência em seu e-commerce será positiva quando ele for acessado por celular, o que significa que ele é um site mobile friendly.

2. Organização dos produtos

Além de um sistema otimizado, você pode organizar seus produtos de modo a não sobrecarregar as páginas do seu e-commerce. Assim, com páginas mais leves, seu carregamento se torna mais rápido.

Dessa forma, evite subir produtos demais na home do seu site ou em uma única página. Um número razoável é o de 15 artigos em um mesmo local. Para evitar o excesso, organize-os em categorias e destine uma ou mais páginas a cada uma delas.

3. Checkout transparente

Por fim, outra boa prática para simplificar o m-commerce em sua loja virtual é promover o checkout transparente. Isso significa que seu cliente não deve ser redirecionado a outra página no momento em que estiver preenchendo as informações para finalizar a compra.

Além de deixar o consumidor desconfiado, levá-lo a uma nova janela é uma solução pouco prática quando se trata da navegação por mobile. Dessa forma, ao disponibilizar o checkout transparente, você simplifica a compra e evita o abandono de carrinhos em seu e-commerce.

Considerar o m-commerce em sua estratégia é uma forma de conquistar uma parcela crescente dos consumidores brasileiros. Portanto, ao planejar o aspecto da praça em seu mix de marketing, sempre considere essa parcela de usuários de smartphones e tablets. Você, certamente, verá o retorno em seus resultados!

Informações da autora

Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 30 mil lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!

E-mail: victoria.salemi@nuvemshop.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 9 =