Sistema de gestão online e e-commerce: aliados ao trabalho remoto – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
TECNOLOGIA

Sistema de gestão online e e-commerce: aliados ao trabalho remoto

Sistema de gestão online e e-commerce: aliados ao trabalho remoto

O formato de trabalho mudou durante a pandemia do COVID-19. Muitas pesquisas afirmam que foi um acelerador e mudanças, principalmente ao que diz respeito a tecnologia. O e commerce, que já vinha em processo de crescimento e expansão, se popularizou ainda mais e ganhou muitos novos consumidores e também lojistas. 

Mais do que nunca, gerir seu negócio remotamente é fundamental e indispensável principalmente para quem trabalha no e-commerce, e um sistema de gestão online e em nuvem ajuda o varejista a gerenciar suas tarefas sem sair de casa. 

Para empresas que querem começar a trabalhar remotamente, uma dica é apostar em aplicativos e ter a tecnologia como aliada. Já existem muitas ferramentas que auxiliam os empreendedores, como os sistemas de gestão, os sistemas em nuvem e os softwares gratuitos. 

Otimizando tempo e integrando processos 

Poder gerenciar seu negócio através de um sistema de gestão de qualquer lugar e em qualquer dispositivo móvel dá muito mais autonomia e ganho de tempo ao seu dia a dia. Além disso, a integração entre os setores da empresa, desde cadastro de produto, fluxo de caixa, geração de boletos e notas fiscais, até o controle de estoque e integrações logísticas e aos marketplaces, traz também maior assertividade ao trabalho, pois todo o e-commerce é controlado dentro de um sistema unificado e eficiente. 

Por isso é importante investir em cloud computing ou armazenamento de dados em nuvem, para que todas as alterações, compras, vendas e integrações estejam sincronizadas. 

Como funciona o sistema de gestão em nuvem?

Esse sistema de gestão em nuvem permite o armazenamento e o compartilhamento de arquivos por meio da internet. Ele é executado em uma plataforma com sistema global de servidores que operam em um único ecossistema, o que possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador.

Segurança é um ponto alto do sistema de gestão em nuvem, sem sombra de dúvidas. Além disso, comparado ao armazenamento local, que depende de manutenção e atualizações constantes, o ERP em nuvem funciona de forma automática, salvando também backups.

Benefícios de ter um sistema de gestão para integrar seu e-commerce 

Sem dúvida, o principal benefício do ERP é a integração entre os setores da empresa, e a sincronia de informações. Mesmo quem vender em múltiplos canais consegue continuar administrando seu negócio remotamente, pois tudo fica descomplicado e atualizado. Também é possível utilizar o sistema de gestão online para gerir apenas uma ou outra área específica, a fim de tornar aqueles processos mais eficientes. Confira alguns benefícios:

  • Organização: desde o controle de cadastros, até o controle de estoque e logística. Com um sistema unificado, o gestor consegue analisar os resultados, e também as falhas, e ainda acertar mais nas tomadas de decisão que impactarão o futuro da empresa. A manutenção do fluxo de caixa, por exemplo, pode ser feita em tempo real e de forma automatizada. Com isso, todas as informações são atualizadas automaticamente e o gestor pode tomar decisões mais precisas, evitando erros que levam a desperdícios.
  • Integração: Quando o assunto é e-commerce, a integração do ERP para a loja virtual é simples. Após feita a configuração e cadastros, o sistema troca informações de estoque, recebe as referências das vendas para emitir as notas e ainda integra dados com a empresa logística.
  • Economia: Outra grande vantagem do ponto de vista do empresário, é a diminuição de contratação de mão de obra e com as equipes mais enxutas, também aumentam as taxas de produtividade, além de os processos manuais diminuírem as chances de erros.
  • Mobilidade: Com um sistema de gestão ERP online, o serviço fica em nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar. Desta forma, em tempos de trabalho remoto, é possível ter acesso a todos os dados e relatórios gerados pelo ERP de onde estiver. 
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =