TikTok para e-commerce: 5 dicas para vender mais – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MARKETING

TikTok para e-commerce: 5 dicas para vender mais

TikTok para e-commerce: 5 dicas para vender mais

O TikTok para e-commerce é uma novidade que está bombando no comércio eletrônico. Saiba como utilizar essa rede social para atrair consumidores.

Instagram, Twitter e Facebook são algumas das redes sociais que praticamente todo mudo tem pelo menos uma. Mas, você já conhece o TikTok? A rede social de vídeos curtos está fazendo muito sucesso. O aplicativo tem mais de 1 bilhão de downloads no mundo e pode ser a chave para te ajudar a vender mais.

Se você tem uma loja online deve saber que as redes sociais são extremamente importantes para a visibilidade e divulgação do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para você entender como funciona o TikTok para e-commerce e como ele pode contribuir para engajar a sua marca e atrair consumidores para sua loja virtual. Confira!

O que é o TikTok?

O TikTok é a rede social que está bombando no momento. O aplicativo é o antigo Music.ly. Surgiu na China e esse é o país que concentra o maior público. Apesar disso, no Brasil o TikTok também está conquistando o público, sobretudo, o mais jovem.

Nessa rede social é possível publicar vídeos curtos, com até 3 minutos de duração. Além disso, o app oferece ferramentas para editar os vídeos. Assim, é possível gravar, editar e publicar em um único lugar.

O aplicativo também oferece diversos efeitos de câmera, filtros, dublagem e entre outros recursos. Tudo para despertar a criatividade dos usuários.

O TikTok gerou tanto engajamento que o Instagram criou uma funcionalidade semelhante, o Reels.

Inúmeras empresas já utilizam a rede social do momento para fazer publicidades. Dessa forma, se você vende online, é muito interessante que utilize o tiktok para e-commerce como aliado nas suas estratégias.

Algoritmo do aplicativo

O algoritmo do TikTok é muito inteligente e prioriza exibir conteúdos de usuários próximos a quem está assistindo.

Além disso, os vídeos publicados nessa rede social passam por 3 etapas de visibilidade.

Na primeira etapa, o conteúdo é visualizado para até 500 pessoas. Dessa maneira, se gerar engajamento com curtidas e comentários, passa para a segunda etapa.

Na segunda fase, o vídeo é visualizado por cerca de 50 mil usuários. Ou seja, se continuar tendo interações, também entrará para a terceira etapa de visibilidade.

Na terceira etapa, o conteúdo é exposto para aproximadamente 500 mil pessoas. Se ainda continuar gerando engajamento, é considerado um viral. Sendo assim, ele será mostrado para todos os usuários que possuem TikTok.

Com isso em vista, se você utiliza o Tiktok para e-commerce e produz conteúdo de qualidade, tem chances de seus vídeos serem visualizados por muita gente. Com isso, aumenta a visibilidade para a sua loja e pode atrair vendas.

TikTok para e-commerce

Recentemente a empresa divulgou a integração do TikTok Ads Manager com diversas plataformas de e-commerce, como: Kyte, Loja Integrada, PrestaShop, Shopify, Tray e VTEX. Dessa forma, os lojistas virtuais terão mais facilidade para divulgar e vender com o TikTok para e-commerce.

Todos os conteúdos produzidos por clientes de lojas virtuais são capturados pelo pixel do TikTok para ajudar a otimizar e aumentar o desempenho do anúncio.

Outro recurso que o TikTok lançou este ano foi o pagamento dos anúncios por Pix. Assim, os lojistas terão mais agilidade nas transações. Também é possível realizar os pagamentos por cartão de crédito e boleto.

Dicas para utilizar o App na loja virtual

Se o seu objetivo é conquistar mais visibilidade e atrair clientes, você não pode deixar de usar o TikTok para e-commerce. Separamos algumas dicas para você se inspirar. Confira abaixo:

Conheça seu público

Primeiramente, é necessário que você conheça o público que consome na sua loja. O público predominante do TikTok é jovem, com menos de 30 anos. No entanto, a maioria dos usuários têm entre 16 e 24 anos.

Dessa forma, se o seu público for mais velho, talvez, seja melhor apostar em anúncios em outras redes sociais. Afinal, se o seu público não está lá, a conversão vai ser baixa.

Produza conteúdo atrativo

Se o seu objetivo é engajar com o TikTok para e-commerce, produza conteúdo atrativo e de qualidade, seja para os anúncios ou para posts orgânicos.

Sendo assim, abuse da criatividade. Vale dançar, dublar, produzir conteúdos engraçados, mostrar os bastidores, como o produto é preparado com carinho para ser enviado e muito mais.

Participar das trends, estilos de vídeos que estão fazendo sucesso no momento, também é muito interessante.

Aposte em influenciadores

A parceria com influenciadores digitais pode contribuir significativamente para a sua estratégia de TikTok para e-commerce.

Hoje, muitos usuários são referências na plataforma. Com um público fiel com milhares de seguidores, eles são os famosos “tiktokers”.

Dessa maneira, se possível, invista em tiktokers para ajudar a impulsionar a sua marca.

Utilize hashtags

O uso das hashtags nos posts também é muito importante para engajar o conteúdo. Ou seja, utilizando essas marcações, é possível aumentar o alcance e atrair novos seguidores.

Outra dica é incentivar que os usuários utilizem as suas hashtags. Para isso, você pode promover concursos ou até mesmo que eles utilizem caso produza conteúdo com algum produto comprado em sua loja virtual.

Além disso, não utilize muitas hashtags em um único post, uma forte é mais interessante que várias fracas. Outro ponto é que o TikTok possui um limite de 100 caracteres para a legenda.

Fique de olho nos comentários

Quando o foco é vender, a atenção para possíveis compras nunca é demais. Dessa maneira, fique sempre atento aos comentários dos conteúdos produzidos no TikTok para e-commerce.

Afinal, alguém pode se interessar pelo produto e fazer um comentário com alguma dúvida. Sendo assim, se você responde e incentiva o consumidor a acessar a sua loja virtual, ele pode concluir a compra.

Em conclusão, o TikTok para e-commerce é uma excelente ferramenta para gerar visibilidade, engajar e vender mais. Estude seu público e seja criativo para apostar nessa rede social e atrair consumidores para a sua loja virtual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + dezenove =