0 Shares 461 Views

Últimos preparativos para a Black Friday

Notícias out 18, 2018
0 462
smarthint-_-black-friday

Há algumas explicações para o surgimento da Black Friday, entre as mais conhecidas, diz que ela nasceu no final do século XIX depois que duas instituições financeiras quebraram no mesmo dia, em uma sexta-feira que acontecia a corrida do ouro nos Estados Unidos.

A outra hipótese famosa é que o nome foi criado por policiais da Filadélfia durante a década de 60, quando o trânsito se tornou um caos logo após o Dia de Ação de Graças e os lojistas aproveitaram a oportunidade para oferecer promoções a todos que passavam pelo local.

Nos Estados Unidos, a alguns anos a data já se consolidou como um período muito famoso de compras e filas de espera enormes, para adquirir produtos com descontos que podem chegar a até 90% do preço inicial.

No Brasil, o evento tem ganhado força anos após ano, principalmente para o comércio eletrônico. No ano passado, a Black Friday movimentou 2,48 bilhões nas lojas virtuais do país, essa quantia representa um aumento de 16% se comparado com o mesmo evento no ano de 2016, segundo dados da ABComm.

A data é uma ótima oportunidade para os consumidores comprarem produtos e serviços com preços especiais e para os lojistas limparem o estoque antes da reposição de novos produtos para as vendas de Natal.

Se esse é o seu primeiro ano de loja virtual, saiba que essa data já se tornou a mais importante do nosso varejo, a que mais aumenta o número de visitas e a taxa de conversão da loja virtual em um período de tempo muito curto.

Esse ano a Black Friday está programada para o dia 23 de Novembro e aguarda um volume muito alto de vendas, por isso todos os preparativos são essenciais, se quer uma dica: comece a preparar a sua loja o quanto antes!

  • Faça um pente fino: Teste e revise todo o seu site, verifique se tudo está funcionando corretamente, se a sua página é responsiva (se adapta a vários tamanhos de tela como celular e tablet), se todos os seus produtos estão cadastrados corretamente e deixe visível toda a sua política de troca. Todas essas informações são muito importantes para que os visitantes novos se sintam confiantes em continuar no funil de vendas até finalizar uma compra.
  • Queima de estoque: A ideia não é colocar muito desconto em produtos de alto giro, até porque eles já vendem normalmente. Organize uma lista de todos os produtos que estão sem vender e coloque descontos agressivos neles, esse é o momento certo de liberar espaço no estoque para a chegada de novos produtos.
  • Tenha um atendimento afiado: Prepare a sua operação e a equipe. Ofereça o melhor atendimento ao cliente durante todas as horas de Black Friday, não somente durante o dia. Solicite que toda ou parte da sua equipe (dependendo da demanda esperada) fique disponível para atendimento 24h durante os dias do evento.
  • Personalize o atendimento aos clientes: Configure vitrines automáticas que mostram produtos de acordo com o perfil do cliente. Esta estratégia tem aumentado em média 30% as vendas em períodos normais, imagine na Black Friday.
  • Proteja o estoque: Mesmo com o fluxo elevado de vendas, deixe uma pessoa responsável por monitorar os pedidos e certificar que não tem ninguém fazendo várias compras em boleto só para trancar todo seu estoque e depois não pagar (no caso os concorrentes). Se um alto número de boletos for feito no nome de uma mesma pessoa, fique atento e analise se o caso é suspeito.
  • Receba muito tráfego: É bem comum chegar a meia noite da sexta-feira (horário para começar a Black Friday) e a conexão da loja ficar fora do ar ou com dificuldades para carregar produtos devido ao aumento no número de visitas. Para isso não acontecer, faça um trabalho prévio de configuração no servidor e performance da sua loja, digamos que hoje ela costuma receber 100 visitas diariamente, será que na Black Friday ela aguenta 1.000? Se você ficou na dúvida, analise a capacidade do seu site e garanta que ela vai atender todos os consumidores.

Planeje uma ação estratégica que melhor se adequa ao perfil da sua loja virtual. Não é porque as outras lojas colocaram determinada ação em prática que precisa acontecer exatamente igual na sua loja, seja diferente e se destaque.

Não se assuste se semanas antes da Black Friday as suas vendas diminuírem, isso é normal porque os consumidores param de comprar esperando as grandes promoções durante os próximos dias.

Se você quer saber ainda mais dicas e conferir se a sua loja está preparada para a Black Friday 2018, clique aqui e baixe o checklist!

You may be interested

Notícias
0 shares169 views

Impactos da Nova Lei de Privacidade de Dados para Instituições Financeiras

Notícias - nov 09, 2018

Banco Central e líderes financeiros e do comércio eletrônico se reunirão, dia 29 de Novembro, em São Paulo, para apresentar ao mercado como o setor…

Notícias
0 shares597 views

Pioneiro checkout transparente para Shopify está disponível no plug-in da PagBrasil

Notícias - nov 07, 2018

Novembro de 2018 - A PagBrasil está entusiasmada em apresentar seu plug-in aprimorado de Shopify, com a inovadora funcionalidade de checkout transparente. Desde…

Notícias
0 shares655 views

Porque não usar uma marca de confiança de comércio eletrônico gratuita ?

Notícias - out 25, 2018

Proprietários de lojas online podem obter uma de graça Imagine você visita uma loja online que nunca visitou antes. Sim, o website parece…

Leave a Comment

Your email address will not be published.

catorze − 10 =

Most from this category