Carregando...
Capacitação

4 etapas para criar um plano de marketing eficaz

4 etapas para criar um plano de marketing eficaz

O plano de marketing é uma ferramenta de gestão que abrange uma sequência de ações que deverão ser praticadas com o objetivo de alcançar sucesso nas iniciativas do seu negócio. Caso queira se aprofundar no assunto, você pode conferir também um guia completo para seu plano de marketing.

O foco pode ser o lançamento de um produto, o aumento das vendas no e-commerce ou até mesmo a construção de branding da marca. Independente do seu objetivo, é essencial definir a estratégia, explorar as possibilidades do mercado e executar as tarefas no prazo.

Ao longo deste artigo, vamos aprender como criar um plano de marketing para alcançar bons resultados na sua empresa.

Vamos lá?

1. Defina a estratégia de marketing

Antes de criar um plano de marketing, é importante definir qual será a estratégia a ser utilizada. Isso porque ter clareza sobre quais metas você deseja atingir ajudará na definição dos próximos passos.

Diante disso, estabeleça a sequência descrita abaixo, substituindo os exemplos pelos objetivos do seu negócio:

1. Meta: aumentar as vendas no e-commerce;
2. Estratégia de marketing: utilizar a audiência do Instagram;
3. Plano de marketing: incentivar a primeira compra dos seguidores;
4. Ação de marketing: criar um cupom de desconto exclusivo para esse público.

Apesar de a estratégia e o plano de marketing apresentarem definições diferentes, ambos atuam em conjunto. Lembre-se: é necessário ter a estratégia para colocar o plano em ação!

2. Faça uma análise de mercado

É primordial dedicar-se a estudar o cenário no qual a sua empresa está inserida. Com isso, você entenderá quais são os fatores externos que devem ser considerados antes das tomadas de decisão.

Para realizar uma análise completa, considere tanto os aspectos gerais, como fatores políticos e econômicos, quanto aspectos internos, como prestadores de serviço, concorrentes e público-alvo.

Uma prática bem efetiva de pesquisa é o benchmarking, que consiste em analisar o comportamento de outras empresas inclusive, concorrentes a fim de ter insights para potencializar o seu negócio.

3. Estabeleça o público-alvo

O público-alvo é uma das peças mais importantes na criação do plano de marketing. Afinal, todas as etapas definidas no seu planejamento apontam para o mesmo objetivo: impactar clientes e potenciais compradores.

Com o perfil de consumidor ideal definido, você poderá executar as iniciativas de marketing com mais precisão e, consequentemente, obter melhores resultados de conversão.

Para as informações ficarem ainda mais completas, crie um personagem semifictício conhecido como persona que caracterize seu cliente com detalhes como interesses, desejos e aspirações.

4. Estipule um cronograma de ações

Uma vez que a estratégia foi decidida, o plano de marketing necessita de prazos para implementação e execução das tarefas.

Além disso, você pode adicionar informações complementares para contribuir com a organização. Um exemplo de cronograma seria:

  • Ações: o que será realizado;
  • Períodos: prazo para conclusão das ações;
  • Como: quais são os recursos necessários para executar as ações;
  • Responsável: caso você tenha uma equipe, determine quem deverá realizar a tarefa. No entanto, se o projeto for somente seu, considere-se responsável por todas as ações;
  • Custo estimado: valor destinado para as ações do plano de marketing.

O cronograma funciona como um facilitador,  com a finalidade de manter as ideias e prazos estruturados. Por meio dele, você terá visibilidade para implementar, no momento certo, todas as etapas conforme planejou e impedir que as ações caiam no esquecimento à medida que outras prioridades surgirem.

Tudo certo para começar o plano de marketing?

Esperamos que, com essas dicas, você tenha tirado suas principais dúvidas sobre como criar um plano de marketing. Como vimos, ele é um documento de gestão único da sua empresa, e pode variar de acordo com as suas estratégias.

Por fim, lembre-se que não há um formato ideal. O importante é que seu plano seja organizado e contenha informações que estejam alinhadas com o seu objetivo principal.

 

Informações da autora

Thamires Costa é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 50 mil lojas ativas.

E-mail: thamires.costa@nuvemshop.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + oito =