Cashback no e-commerce: como funciona? – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
FINANCEIRO E PAGAMENTO

Cashback no e-commerce: como funciona?

Cashback no e-commerce: como funciona?

O cashback no e-commerce se tornou uma tendência bastante promissora nos últimos anos. Entenda o que é, como funciona e confira dicas para implementar essa modalidade na sua loja virtual.

Fazer com que o cliente volte a comprar na sua loja virtual nem sempre é fácil. Às vezes, mesmo que a entrega tenha ocorrido bem e ele gostou do produto, acaba esquecendo onde comprou. Por isso, é importante disponibilizar atrativos para que ele não esqueça do seu e-commerce.

Garantir um pós-venda de qualidade é indispensável. Além disso, oferecer alguns benefícios faz com que o cliente opte pela sua loja virtual e ainda pode garantir uma recompra.

Um exemplo muito bacana e que se tornou uma tendência é o cashback no e-commerce. Ficou curioso? Separamos algumas informações para inspirar você a aderir esse atrativo na sua loja.

O que é cashback?

O cashback começou nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido na década de 90 e há alguns anos está conquistando os brasileiros.

Traduzindo para o Português, o termo “cashback” significa “dinheiro de volta”. Ou seja, o cliente recebe de volta uma porcentagem do valor que ele gastou na compra.

Na prática o cashback no e-commerce funciona da seguinte forma: o cliente acessa uma plataforma de cashback, encontra a sua loja e ativa o benefício. Dessa forma, ele será direcionado ao seu site e compra o produto. Assim, sua loja confirma o pagamento, avisa a plataforma de cashback que insere a porcentagem referente a compra na carteira de crédito do cliente.

Com o crédito em carteira e atingindo o valor mínimo para uso, o cliente pode utilizar de diversas formas. Sendo assim, ele pode comprar em sua loja novamente, adquirir produtos de alguma outra loja credenciada a plataforma de cashback ou até mesmo resgatar o valor em uma conta bancária.

Quanto mais usar, mais cashback o cliente acumula. Essa funcionalidade é ótima para compras com valores altos.

Quais são as vantagens?

Dentre as principais vantagens do cashback do e-commerce estão: aumento nas vendas, maior visibilidade e fidelização dos clientes.

Com esse recurso, é possível aumentar significativamente o volume de vendas, assim como, o ticket médio.

Além disso, gera uma maior visibilidade para o seu e-commerce, já que atrai consumidores que talvez não seriam atraídos sem o benefício do cashback.

Ainda, a fidelização do cliente é certeira. Afinal, se ele tem uma boa experiência de compra e ainda recebe cashback, certamente comprará novamente.

Como implementar cashback no e-commerce?

Para implementar o cashback no e-commerce é necessário alguns pontos de atenção.

Escolha uma plataforma de cashback

Primeiramente, antes de escolher uma plataforma de cashback, é necessário verificar quais possuem integração com a sua plataforma de e-commerce.

Dessa forma, você refina a quantidade de plataformas disponíveis para avaliar e decidir qual a melhor para o seu modelo de negócio.

Defina as estratégias

Assim como qualquer outra promoção, o cashback precisa ser bem estudado. É imprescindível definir estratégias previamente, bem como, determinar a porcentagem de retorno que o cliente irá receber pela compra.

Para não gerar prejuízos, a porcentagem não pode impactar significativamente no seu lucro, para não se tornar uma desvantagem. Por isso, é necessário um estudo da situação.

Outro ponto para se atentar é o prazo de uso do saldo recebido com o cashback. É importante verificar com a empresa escolhida qual o tempo de uso do saldo. Sendo assim, com um prazo definido, incentiva o cliente a utilizar o mais breve possível para não perder.

Faça uma pesquisa de satisfação

É interessante ouvir a opinião do cliente sobre o cashback no e-commerce. Desse modo, você consegue visualizar a porcentagem de interessados no benefício, se os consumidores têm pretensão de compra mais por causa do cashback e outras dúvidas que você pode solucionar com uma pesquisa.

Para isso, você pode criar pesquisas sobre o assunto e direcionar ao e-mail da sua base de clientes. Ou, até mesmo criar enquetes nas redes sociais para ter um retorno mais rápido das respostas.

Após a implementação, também é bacana saber se os clientes estão gostando e se tiveram dificuldades para utilizá-los. Com o resultado, você consegue definir melhorias.

Empresas de cashback

Hoje, no Brasil, diversas empresas são especializadas em cashback no e-commerce. Sendo assim, você tem muita opção para pesquisar e decidir a que melhor se encaixa no seu negócio.

Por isso, separamos algumas empresas com maior popularidade para apresentar aqui. Confira!

Ame Digital

Nacionalmente conhecida, a Ame Digital foi criada em 2018 com o objetivo de revolucionar a maneira como as pessoas se relacionam com o dinheiro.

Com mais de 1700 lojas já utilizando os serviços, além do cashback a empresa ainda oferece pagamentos por QR Code, links de pagamento, checkout e maquininhas de cartão. Sendo assim, é possível utilizar em lojas físicas e virtuais.

 Méliuz

Sendo uma das empresas mais famosas do segmento, a Méliuz está no mercado desde 2011. Ela tem como propósito tornar as relações de consumo mais prazerosas e inteligentes.

Com centenas de lojas credenciadas e mais de 20 milhões de contas cadastradas, a empresa oferece serviços de cashback e cupons de desconto. Dessa forma, tem como objetivo que os clientes consumam mais e melhor para alavancar as vendas dos seus parceiros. Assim, todo mundo sai ganhando.

Mooba

Fundada em 2014, o Mooba é um sistema de cashback desenvolvido pelo grupo Reclame Aqui.

A empresa possui um um plugin disponível para o Google Chrome e Mozilla Firefox e oferece até 25% de cashback em lojas parceiras.

Um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 15 =