Como a automação pode auxiliar um e-commerce? 3 principais benefícios – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Artigos

Como a automação pode auxiliar um e-commerce? 3 principais benefícios

Como a automação pode auxiliar um e-commerce? 3 principais benefícios

Em um mundo digitalizado e envolvido por tecnologia, torna-se claro que todas as atividades e profissões dependem de dispositivos e ferramentas que auxiliam no seu dia a dia.

A automação, que é originada pelo desenvolvimento de tecnologias, é uma peça chave para empreendedores de qualquer tipo de negócio, mas, em destaque, para os que operam na esfera do e-commerce.

O uso estratégico da tecnologia pode proporcionar um aumento significativo na eficiência operacional, reduzir erros e potencializar a produtividade.

Neste conteúdo, exploraremos como as ferramentas de automação podem ser aplicadas em um e-commerce, os benefícios de as utilizar e exemplos sobre tecnologias que os empreendedores podem usar para sua loja.

Os benefícios da automação para um e-commerce

Antes de mergulharmos nos exemplos, vamos entender por que a automação é tão importante para um negócio on-line e quais as vantagens que ela proporcionar:

Aumento de Produtividade e Economia de Tempo

A automação reduz a necessidade de tarefas manuais repetitivas e cansativas ao automatizar processos como gerenciamento de estoque, atualização de preços, gestão de pedidos, entre outras atividades. Dessa forma, a tecnologia fornece mais tempo para atividades estratégicas e criativas para os gestores e sua equipe.

Redução de Erros

A automação também desempenha um papel crucial na redução de erros. Imagine ter que inserir manualmente os detalhes de centenas ou mesmo milhares de produtos ou anúncios? Com a tecnologia, esses processos podem ser realizados com mais precisão, o que reduz drasticamente a possibilidade de erros humanos e pode potencializar os lucros do empreendimento.

Melhoria na Experiência do Cliente

A experiência do consumidor é um fator fundamental para empresas que querem aumentar sua autoridade no mercado, destacar-se dos concorrentes e ter mais pessoas fiéis à sua marca.

Através da automação de tarefas, é possível melhorar a experiência do cliente em diferentes pontos de contato que ele tem com a loja em questão.

Por exemplo, em um website ou mesmo no WhatsApp, torna-se possível ter chatbots que permitem respostas rápidas e personalizadas para resolver dúvidas pontuais do cliente, o que pode melhorar a sua satisfação.

Além disso, utilizar ferramentas que automatizam processos de entrega e expedição, garante que os pedidos sejam entregues com maior precisão, transparência e rapidez à mão do cliente.

 

Exemplos de ferramentas de automação para um e-commerce

O número de softwares que auxiliam ao automatizar tarefas para seus usuários cresce a cada dia.

Em um e-commerce, há ferramentas que ajudam os empreendedores a fazer uma gestão completa em poucos cliques, mas à medida que um negócio cresce, mais demandas são geradas, portanto conhecer novas maneiras de facilitar sua gestão ou aumentar suas vendas é essencial para crescer de maneira saudável:

 

Hubs de Integração e Automação

Os hubs de integração permitem que você conecte diferentes plataformas, marketplaces e sistemas, como seu e-commerce, ERP e plataformas de marketing, o que simplifica os processos e aumenta a eficiência.

Mais além, há os hubs de automação, que possuem as mesmas funcionalidades que um de integração, mas com funções mais avançadas e voltadas a garantir mais tempo a gestores que desejam ter grandes operações.

Automação de Marketing

Existem ferramentas específicas para automação de marketing que podem ajudar os empreendedores a segmentar seu público, personalizar mensagens e acompanhar o desempenho de ações de vendas. Ao automatizar essas tarefas, ele pode melhorar a eficácia de suas estratégias de marketing, aumentar suas conversões e ter maior controle sobre a efetividade de seus canais de comunicação e de vendas
Um exemplo disso são automação de e-mails personalizados à base de clientes, como:

  • E-mails de boas-vindas + cupom: enviar um cupom de desconto para a próxima compra após o cadastro.
  • Aniversário: oferecer um cupom exclusivo no aniversário do cliente.
  • Recompra: calcular o ciclo de venda e enviar e-mails quando um produto está próximo da data prevista para recompra.

Automação de Atendimento ao Cliente

Ferramentas de atendimento ao cliente podem automatizar respostas a perguntas frequentes e ajudar a gerenciar tickets de suporte.
Dessa maneira, a loja pode melhorar a eficiência do atendimento ao cliente e garantir que os clientes recebam respostas rápidas e precisas, porém, é necessário igualmente ter suporte humanizado quando necessário.

Ferramentas que possuam atualização de pedidos

Clientes ansiosos por suas compras desejam acompanhar o status de entrega.

A automação permite que os sistemas — podendo ser até mesmo integrador aos hubs citados — monitorem o ciclo de vida do pedido, desde a confirmação da compra até a entrega.

As atualizações automáticas não apenas informam os clientes, mas também permitem que a equipe de atendimento atue proativamente em casos de problemas.

Exemplos de atualização de pedidos:

  •  Envio de notificações de status (compra confirmada, em trânsito, entregue).
  •  Alertas para a equipe de atendimento em caso de atrasos.

Automação de Operações Financeiras

Há ferramentas para operações financeiras para deixar processos automáticos e facilitar a vida dos gestores. Os ERPs, por exemplo, podem auxiliar uma operação de diferentes formas a depender da robustez do software, que torna possível gerenciar faturas, pagamentos e reembolsos de forma automatizada.

Além disso, ERPs também auxiliam de outras formas uma empresa, sendo também uma ferramenta complementar a um hub, por exemplo.

 

Conclusão

Em suma, a automação pode trazer uma série de benefícios para quem vende online e está em crescimento, afinal, com mais demanda, é necessário maior organização.

Com todas as vantagens, desde economia de tempo até redução de erros, é quase impossível ignorar a importância da automação para o e-commerce.

Para explorar essas oportunidades, o empreendedor deve começar identificando as áreas do seu negócio que poderiam se beneficiar da automação e pesquisar as ferramentas que podem ajudar a tornar isso uma realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 3 =