Como escrever descrições de produtos que vendem
Qual é o impacto das descrições dos produtos nas vendas?
Então aqui vão algumas dicas para convencer clientes com uma boa descrição de produtos, dando todos os detalhes de que eles precisam.
A maioria das descrições de produtos são terríveis.
Quem realmente lê a cópia nas páginas do seu produto, afinal? Existem tantas outras coisas a serem feitas em um site em termos de otimização da taxa de conversão que a descrição de um produto não pode realmente ter um impacto nas vendas, certo?
Errado.
Na verdade, a evidência de um estudo de e-commerce conduzido pelo Nielsen Norman Group mostra que 20% das compras malsucedidas são devido à falta de informações sobre o produto.
Um dos erros mais comuns cometidos quando se trata de escrever descrições de produtos é que os redatores simplesmente descrevem os produtos, em vez de vendê-los com a descrição para seu público-alvo.
Ter um negócio de e-commerce hoje em dia não é tão fácil como costumava ser.
Os compradores têm tantas possibilidades de escolha, que é uma luta para as empresas se destacarem da concorrência e para os consumidores encontrarem uma marca em que possam confiar.
O que faz a diferença no sucesso é uma mistura de elementos, e o mais importante é ter um conteúdo de produto atraente e otimizado.
O que exatamente é a descrição de um produto?
A descrição do produto é a caracterização do produto que você está vendendo que contém também fotos ou vídeos de alta qualidade e deve ser feita pensando no consumidor.
A descrição do produto deve responder a todas as perguntas do comprador, deve ser feita em um tom adequado ao seu cliente potencial e deve ser completa, precisa e confiável.
Vamos começar!
- Defina suas buyer personas antes de escrever suas descrições
Uma boa descrição de produto começa com uma buyer persona sólida.
- Seduza com benefícios
Quando vendemos nossos próprios produtos, ficamos entusiasmados com as características e especificações de cada produto. Vivemos e respiramos nossa empresa, nosso site e nossos produtos.
O problema é que nossos compradores potenciais não estão tão interessados em características e especificações mundanas.
Eles querem saber o que eles ganham – como isso vai resolver seus maiores pontos fracos. A execução bem-sucedida de como escrever uma descrição de produto requer que você destaque os benefícios de cada recurso.
- Defina o seu tom de voz
Sua voz é uma das maneiras mais eficazes de diferenciá-lo da concorrência. E é uma ótima maneira de se envolver com seu público específico.
- Faça um título criativo
Títulos são essenciais para livros, textos, emails … Não seria diferente com os produtos, certo? Por isso, não podem faltar títulos originais e persuasivos se pretende atrair pessoas para os seus produtos.
- Visuais atraentes e envolventes
Não há segredo para isso: nosso cérebro adora imagens.
- Conte a história completa
Uma boa descrição do produto deve fornecer todos os detalhes relevantes, convencer o comprador de seus benefícios e causar um impacto emocional.
- Avaliações
Este é o último elemento muito importante. Isso tem um grande impacto na conversão. Bem, não deve surpreender ninguém – a maioria de nós decide fazer uma compra somente depois de verificar as avaliações dos produtos primeiro.
A descrição é a base
A descrição é a base do conteúdo de todo e-commerce, pois é através dela que seu potencial cliente saberá o que ela oferece.
Um bom texto, além de apresentar seu produto, deve gerar confiança e aguçar o desejo de compra.
Resumindo
Você está se perguntando se mencionamos todos os elementos possíveis? Claro que não!
As especificações do seu produto podem incluir qualquer coisa que funcione para o seu negócio. Dimensione tabelas, compartilhe ícones ou slogans cativantes como “38 pessoas estão vendo este produto agora” ou “54 usuários compraram este item hoje” – esta é apenas a ponta do iceberg.
No entanto, se você perceber que alguns elementos não atendem ao seu propósito, livre-se deles.
Conteúdo desenvolvido por Josele Delazeri – CCEO da Get Commerce, melhor plataforma de e-commerce do Brasil, e diretora ABComm.