Descubra como engajar força de venda nos canais digitais – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
NotíciasVENDAS

Descubra como engajar força de venda nos canais digitais

Descubra como engajar força de venda nos canais digitais

A integração entre o mundo físico e online é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no varejo. Atualmente, quando se engaja a força de vendas nos canais digitais o sucesso das operações comerciais são visíveis, pois o varejista consegue proporcionar uma experiência completa durante a jornada de compra do cliente. 

Os canais de vendas físicos são aqueles em que as transações acontecem em estabelecimentos físicos, como: lojas de rua, shopping e quiosques. Já os canais de vendas digitais são plataforma de e-commerces, marketplaces, aplicativos de compras, chats e redes sociais.

Uma das diferenças entre esses dois canais são:

  • Nos canais de vendas físicos, os clientes podem ver, tocar e experimentar os produtos antes de comprar. Isso pode ajudar a aumentar a confiança dos clientes e a taxa de conversão.
  • Nos canais de vendas digitais, os clientes podem comprar produtos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso pode aumentar o alcance da empresa e as vendas.
  • Nos canais físicos, os clientes podem receber atendimento personalizado de vendedores. Isso pode ajudar a aumentar a satisfação dos clientes e a fidelização.
  • Nos canais digitais, os clientes podem encontrar uma ampla variedade de produtos de diferentes fornecedores. Isso pode ajudar os clientes a encontrar o melhor produto para suas necessidades.

Contudo, o consumidor vem mudando seu comportamento de compras e, atualmente, ele espera uma integração fluida entre o mundo físico e o digital, por isso, um dos termos do momento é o ‘phygital’, onde integra os dois mundos dentro do varejo. 

Como o time de vendas pode atuar nos canais digitais?

No ambiente digital, o time de vendas deve conduzir os clientes ao longo da jornada de compra, mesmo que de forma virtual. Através de tecnologias de comunicação (chats, e-mails e chamadas de vídeo), é possível entender as necessidades dos clientes, fornecer informações relevantes sobre os produtos/serviços e auxiliá-los na tomada de decisão de compra. 

Além disso, uma tendência que vem sendo diferencial para os times de vendas nos canais digitais é a estratégia de live commerce. Esse é um modelo de venda que acontece através de uma transmissão ao vivo onde o vendedor mostra o produto e os detalhes no momento da divulgação. 

De acordo com os dados da Censuswide e Wunderman Thompson Commerce, 35% dos consumidores já compraram itens em lives pelas redes sociais. Já a taxa de conversão pode chegar a 30% em uma live commerce, segundo Coresight Research. Diante desses números,  já é possível ver que essa tendência vem conquistando os consumidores no ambiente digital.

Quais os impactos positivos desta estratégia?

Quando se integra os vendedores ao canal digital de uma loja, o varejista pode experimentar diversos impactos positivos, como um aumento na capacidade de alcance do público, já que o ambiente online proporciona maior visibilidade e a possibilidade de atingir clientes em diferentes regiões.

Além disso, a equipe de vendas engajada no canal digital pode gerar um atendimento mais personalizado, o que leva a uma maior satisfação do cliente e, consequentemente, ao aumento nas taxas de conversão e fidelização. 

A integração também permite o uso mais eficiente de ferramentas de análise de dados, permitindo a identificação de tendências e oportunidades de crescimento para o negócio.

Os impactos positivos da integração dos vendedores ao canal digital da sua loja podem incluir: crescimento das vendas e da satisfação dos clientes, aumento da fidelização dos clientes, redução dos custos de marketing e melhoria da imagem da marca.

Dentro da plataforma Linx Commerce, existe uma funcionalidade de ‘representante de vendas’, onde permite ao lojista a gestão integrada de vendas nos canais digitais. Se você deseja ampliar o seu negócio, entre em contato conosco e veja como podemos impulsionar as vendas do seu e-commerce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 8 =