Descubra um dos segredos para reduzir seu Imposto de Renda em 2022 – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
JURÍDICO E TRIBUTÁRIO

Descubra um dos segredos para reduzir seu Imposto de Renda em 2022

Descubra um dos segredos para reduzir seu Imposto de Renda em 2022

Descobrir um dos segredos para reduzir seu Imposto de Renda pode fazer uma grande diferença no seu orçamento. Aproveite para começar a planejar agora

 

Todo mundo concorda que acertar as contas com o “leão” todo ano é um mal necessário. Mas, e se você soubesse que tem maneiras de abater o valor que você costuma pagar de imposto? Isso com certeza te ajudaria, não é mesmo? 

Muitos já sabem que algumas categorias de valores declarados ajudam a reduzir o valor de imposto a ser pago. Um exemplo disso são as despesas médicas e com educação, que caracterizam tipos de dedução, que diminuem a base de cálculo e, consequentemente, do valor total de imposto a ser pago. Quanto mais deduções existirem, maior será o valor de restituição. 

Porém, o que poucos sabem é que há um investimento relativamente simples que também ajuda a amenizar a “mordida do leão”: fundos de previdência privada. Eles nada mais são do que um complemento de renda para a aposentadoria, opção para quem não quer depender apenas do valor pago pelo INSS. 

Como funciona essa dedução? 

  • Até 12% do lucro tributável: Alguns planos podem deduzir até 12% de todo o lucro tributável declarado. Exemplo: se o valor total recebido ao longo do ano chegar a R$ 60 mil, você pode investir R$ 7.200 livre de imposto. 
  • Longo prazo: Na opção de tributação via tabela regressiva, os valores recebidos são tributados definitivamente na fonte e não entram na soma da renda tributável. Ou seja, se você investir pensando no resgate a longo prazo, o seu dinheiro vai seguir rendendo no período aplicado, e só será tributado em até 10% no futuro, enquanto outros fundos chegam a 15%. 
  • Sem come-cotas: Essa técnica de tributação antecipa o imposto de renda retido na fonte de investimentos como ouro, multimercados e  renda fixa, sempre nos últimos dias úteis de maio e novembro. Os fundos de previdência estão livres do come-cotas, portanto, rendem normalmente até a apuração. 
  • Importante: Para ter esse benefício já no ano que vem, vale lembrar que o investimento precisa ser feito até o final deste ano. 
  • Reforma da Previdência: Os planos privados não são vinculados à previdência social, e dificilmente sofrerão interferência da Reforma da Previdência. 
  • As novas plataformas digitais também facilitaram a vida dos investidores, já que elas oferecem diversas opções de planos e prazos. 

 

Seja qual for a modalidade de investimento que você contratar, é fundamental ter o acompanhamento de um especialista contábil, para que não haja nenhum erro em seus cálculos tributários, inclusive no seu Imposto de Renda. A contábilhub integra um grupo com mais de 53 anos de expertise, e tem uma equipe pronta a te auxiliar em todas as suas dúvidas. Clique aqui e fale agora mesmo com nossos especialistas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =