Carregando...
VENDAS

Integrar para vender mais

Integrar para vender mais 

O comércio eletrônico está diretamente relacionado com a palavra integração. Quando a loja virtual passa a operar, integrar a plataforma de vendas ao sistema de gestão é o primeiro passo para que a conexão entre vendas e clientes seja feita de forma simples e descomplicada. 

Essa integração interna, entre a gestão e as vendas, ocorre de forma com que os setores permaneçam interligados, desde o cadastro dos produtos, estoque, emissão de notas fiscais até a entrega. Outra forma onde a integração se faz importante é a ligação entre a loja virtual poder vender nos grandes players do mercado, os marketplaces. Essa integração também é feita através do ERP, e o lojista passa a poder vender em canais variados, ao mesmo tempo, sem perder o controle na sua gestão. 

Neste artigo abordamos o tema da integração para apresentar as vantagens e as formas em que ela pode se apresentar no meio online. 

Oportunidades e desafios 

Estar integrado a um ou mais marketplaces é um caminho cheio de oportunidades de venda, mas também de desafios. O primeiro deles é, sem dúvida, manter a organização interna do negócio e conciliar vendas em plataformas diversas. Também é imprescindível o lojista avaliar em quais canais é interessante estar presente, pensando no nicho do produto e também no seu público consumidor. 

Dicas para escolher os canais de venda: 

  • Avalie quando o marketplace auxilia no pós venda, no acompanhamento da entrega pois isso é um ponto relevante;
  • Veja as ações de marketing do canal e os destaques dos produtos antes de realizar a integração;
  • Um detalhe muito importante: o percentual de comissionamento do marketplace deve ser interessante para o seu negócio, possibilitando o seu produto ser vendido a um preço competitivo;
  • Tenha em dia sua documentação como o CNPJ para poder realizar as integrações aos canais de venda;
  • Crie estratégias de venda, desde utilizar boas fotos, descrições, até promoções eventuais. 

Motivos para estar presente em marketplaces: 

Vender em canais como marketplaces de nicho e segmentados é uma estratégia inteligente para escalonar as vendas, confira as principais vantagens:

  • Visibilidade: Aproveitar o tráfego de visitações do canal para que o seu produto seja mais visto, podendo tornar o seu anúncio cada vez mais atrativo e completo. 

  • Baixo investimento: Como a estrutura do site já está pronta, você não precisa se preocupar com a criação do seu e-commerce, hospedagem e divulgação.
  • Alcance: A integração com marketplaces ajuda no crescimento do seu negócio. Com os marketplaces, é possível atingir um público diversificado e diferentes nichos de mercado.

Vantagens de utilizar um ERP para vender em marketplaces:

Além de integrar sua loja virtual aos marketplaces, o sistema de gestão também agiliza a preparação para o envio dos pedidos, controla o estoque de forma automatizada; emite notas fiscais e boletos bancários; elimina tarefas repetitivas e coleta informações em tempo real. Para o lojista, outro benefício importante é a multicanalidade, ou seja, ele pode vender em diferentes canais ao mesmo tempo – só é importante integrar a gestão através de um sistema de gestão ERP a fim de organizar a parte financeira e automatizar as integrações. 

Com os processos gerenciais organizados, o trabalho se torna mais fluido e as vendas passam a acontecer naturalmente, sem gerar experiência negativa ao consumidor. 

Utilize um ERP como o Bling para fazer a integração da sua loja virtual. A integração com marketplaces ajuda no crescimento do seu negócio, já que é possível atingir um público diversificado e diferentes nichos de mercado. Se ainda não é cliente Bling faça um teste grátis e tenha em mãos uma ferramenta que é aliada na integração do seu negócio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =