Múltiplos canais: como vender mais sem perder a organização? – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
VENDAS

Múltiplos canais: como vender mais sem perder a organização?

Múltiplos canais: como vender mais sem perder a organização?

Estamos em um tempo em que a fidelização nos canais de compra é algo mais difícil, já que existem muitas possibilidades de marketplaces, lojas virtuais, compra através de aplicativos e redes sociais. O lojista, para vender mais, precisa criar sua presença digital em diversos canais, possibilitando desta forma, mais visualizações do catálogo de produtos e chances de vendas. Mas para vender em canais de venda variados, sejam marketplaces, lojas físicas e virtuais, é importante manter a gestão integrada a fim de manter a excelência no serviço e não perder o controle das vendas, estoque, emissão de notas e logística de entrega. E isso é possível com o auxílio de um sistema de gestão de confiança. 

O ecommerce está em um caminho cada vez mais próspero, firmando os novos comportamentos do consumidor em consumir – cada vez mais – remotamente. 

Para que serve um ERP na venda em múltiplos canais? 

Para que o lojista não fique limitado a apenas vender seus produtos pela loja virtual, é preciso pensar em estratégias de canais híbridos e marketplaces. 

O ERP é um software usado para cuidar de diversas operações da empresa, como por exemplo, gestão de estoque, cadastros, compras, controle financeiro, logística, entre outras. Com a ferramenta é possível unificar a gestão, mesmo se as vendas forem em canais variados e tudo estará atualizado em tempo real. O termo ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning, que significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”, e é uma ferramenta de gestão para administrar o seu negócio de forma simplificada. O ERP também gera notas fiscais e integra o setor de logística, processos estes feitos de forma rápida e descomplicada, facilitando a vida do empreendedor e também melhorando a experiência de compra do consumidor. 

Controle dos processos e organização 

Quando a gestão está unificada é possível o empreendedor pensar de forma mais criativa e dinâmica, criando estratégias de venda, campanhas interessantes e expandindo seu mercado através de novos canais de venda. É um círculo de desenvolvimento onde vender em mais canais pode gerar mais receitas e consequentemente mais se utiliza dos benefícios do ERP. 

O trabalho se torna cada vez mais assertivo e o consumidor se beneficia, já que o sistema de gestão elimina tarefas repetitivas e sincroniza as informações 

Dicas: 

Já ficou claro que a dica número um para vender em múltiplos canais é se utilizar de tecnologia, através de um ERP, para conciliar vendas em canais variados. 

No e-commerce, a premissa básica é garantir que o que foi vendido seja entregue ao consumidor de maneira rápida. Seguem algumas dicas importantes para que o objetivo seja cumprido: 

 

  • Gestão de estoque: O estoque com gestão integrada aos múltiplos canais agiliza processos, e evita erros que muitas vezes desperdiçam vendas. Desta forma, assim que um produto é vendido ele automaticamente sai da contagem do estoque em todos os canais, e também assim que uma remessa de produtos é cadastrada, os produtos aparecem disponíveis nos canais de venda. 
  • Bons parceiros logísticos: Outro ponto fundamental para quem vende em diversos canais é dispor de parceiros logísticos que possam dar conta do trabalho e também supram a demanda do seu negócio. O prazo de entrega é determinante em muitas situações de vendas, e por isso, ao vender em mais de uma plataforma a organização logística é fundamental. 
  • Controle financeiro integrado: Assim como o estoque, o controle financeiro deve estar unificado e automatizado, para que o administrador tenha uma ampla visão dos recursos disponíveis. Quando há vendas em múltiplos canais, as entradas são variadas, mas também é preciso fazer o fluxo de caixa acontecer de forma fluida. 

 

Para operacionalizar os serviços relacionados ao e-commerce, e vender em múltiplos canais de forma organizada e inteligente, crie estratégias de venda contando com a organização que um ERP traz ao seu negócio. A gestão online é um importante aliado para as vendas em canais diversos sem perder a organização do seu negócio, e integrar é um fator determinante para caminhar rumo ao escalonamento de vendas online. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + seis =