Phygital: entenda a importância e como usar no seu negócio – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MERCADO DIGITALNotícias

Phygital: entenda a importância e como usar no seu negócio

Phygital: entenda a importância e como usar no seu negócio

Você deve estar se perguntando o que significa phygital? Essa palavra é o resultado das junções das palavras físico e digital. No mundo do varejo, significa a integração dos meios online e offline, com o objetivo de proporcionar uma experiência única para o cliente.

Nos negócios, esse processo de compra é considerado uma transformação digital onde as marcas se comunicam de forma diferente com o seu público. De modo geral, agora as empresas se relacionam com as audiências por diversos canais, como: lojas físicas, e-commerces, marketplaces, e-mails, redes sociais e outros. 

Apesar de ser uma estratégia que já vem sendo usada pelos varejistas, o conceito de phygital pode ser confundido com omnichannel. Um varejo phygital se preocupa com a experiência do relacionamento do cliente com a marca e oferece as lojas físicas como ponto de retirada das compras feitas online, por exemplo.

Já o omnichannel, as lojas integram todos os seus canais de comunicação. Ou seja, quando se compra um produto no site, o cliente consegue trocar seu produto diretamente pelo aplicativo oficial da loja ou na própria loja física. 

Para você ficar por dentro de como o modelo phygital pode impulsionar as vendas do seu negócio, confira como essa estratégia pode influenciar na experiência do cliente. 

Qual o  impacto do Phygital na experiência do consumidor?

 

Com os avanços tecnológicos desenvolvidos nos últimos anos, as lojas físicas vêm percebendo a importância de oferecer uma boa experiência de compra para seus clientes em toda jornada, seja ela online ou presencial. Com a integração desses dois mundos, os lojistas entenderam que poderia ser uma ótima estratégia para melhorar o faturamento dos seus negócios. 

Atualmente, ter os produtos disponíveis nas lojas presenciais já não é mais o suficiente, pois o cliente busca por uma experiência diferenciada e que gere uma conexão que vai além do emocional. O consumidor quer interagir com os produtos e entende que sua compra precisa ser atrativa. 

Para isso acontecer, nós estamos vendo muitas empresas investindo cada vez mais em canais digitais para se aproximar do seu cliente e assim mostrar o diferencial do seu negócio ao mercado. E, os benefícios de investir em uma loja phygital são vários, como: visão ampla do negócio, possibilidade de vender em diversos canais, mais comodidade para o cliente e informações completas sobre os produtos. 

O impacto da estratégia phygital nos negócios é enorme, pois permite que atraia e fidelize os consumidores, e isso resulta em uma marca mais relevante para o mercado. 

Como implementar  o phygital no seu negócio? Confira 3 dicas!

Se você ficou interessado em implementar um modelo phygital em sua loja, confira algumas dicas de sucesso. 

1. Entenda o comportamento de compra do seu cliente

Primeiramente, é importante conhecer as necessidades e dores do seu público, antes de se tornar phygital. Por isso, faça uma pesquisa de mercado e entenda as preferências, desejos, e potenciais. Assim, você saberá se esse formato de negócio faz sentido para sua loja. 

2. Invista em tecnologias

Para integrar o mundo físico e o digital, é importante contar com um sistema de gestão que permita isso. Os dados, processos e operações precisam estar conectadas em diferentes canais. Dessa forma, com um bom sistema de gestão, é possível oferecer uma experiência ao cliente mais ágil e eficiente. 

3. Ofereça diferentes formas de entrega

Quando se oferece diversas formas de entrega para o cliente, como: compra no site e retire na loja, ou compre na loja física e receba em casa, ou pelo aplicativo e com retirada em loja, isso gera mais comodidade ao consumidor e ele entende que a marca quer oferecer uma experiência que esteja de acordo com a necessidade dele. 

Mas, para isso tudo acontecer, uma loja física precisa contar com uma plataforma de e-commerce, que permita isso, como a Linx Commerce

Além de ter integração com vários ERPs, inclusive Linx Microvix e Linx SetaDigital, a ferramenta possui ainda um módulo de integração de comunicação de vendas em diversos canais, o Omni Commerce. 

Para ficar por dentro dessas integrações que mudarão o seu negócio, entre em contato com nosso time. Veja como podemos transformar o seu negócio em phygital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + dois =