Previsão de crescimento do e-commerce para 2024 – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Notícias

Previsão de crescimento do e-commerce para 2024

Previsão de crescimento do e-commerce para 2024

Por: Camila Belarmino – Diretora de E-commerce na Infracommerce0

Camila Belarmino – Diretora de E-commerce na Infracommerce – Formada em Marketing e com MBA em Mídias Digitais, mais de 16 anos de experiência no mercado de e-commerce, com passagens por grandes nomes do varejo online brasileiros como Fast Shop, Saraiva e Avon.Nos últimos 5 anos, focada em Client Success na BRCT, Synapcom e Infracommerce onde geri operações multi-categorias de clientes como Groupe SEB, Diageo, Swarovski, Estrela e outros.

Todo dono ou gestor de e-commerce deve ter só um objetivo em mente em todo início de ano: planejar as suas ações comerciais. Essa é a hora de levantar os resultados alcançados no último ano e traçar as metas para o novo ciclo.

Por isso, é extremamente importante se atentar às projeções de mercado, assim como é interessante se atualizar com as principais tendências do e-commerce. Para ajudar nessa preparação para 2024, separei alguns insights valiosos que vão guiar a sua tomada de decisão de forma mais assertiva. Acompanhe!

Faturamento do e-commerce em 2024 terá salto de mais de 10%

Não é novidade que o e-commerce tem caído no gosto dos brasileiros nos últimos tempos. Desde a pandemia, mesmo quem não comprava online passou a aderir a essa modalidade do varejo. E, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a expectativa é que a curva de crescimento do e-commerce seja mantida nos próximos quatro anos.

Olhando especificamente para 2024, a estimativa é que o faturamento do e- commerce seja de R$ 205,11 bilhões. Isso representa um aumento de 10.45%, comparando com a previsão de vendas para 2023.

O ticket médio, por sua vez, deve girar em torno de R$ 490, enquanto o número de pedidos pode totalizar 418,6 milhões. Tanta demanda será devido a um aumento também na quantidade de clientes comprando online, chegando à marca de 91 milhões de consumidores.

Por falar em clientes, 54% deles disseram que pretendem comprar online com mais frequência no primeiro semestre de 2024. Essa pesquisa foi divulgada em agosto de 2023, pela Opinion Box.

 

Fique atento às tendências do e-commerce

Mas para fazer o seu planejamento de e-commerce para 2024 não basta apenas se atentar às projeções de vendas, é preciso também pesquisar as principais tendências que estarão em alta no setor.

Uma delas é a inteligência artificial e o uso de dados para aprimorar a experiência de compra. Afinal, essas tecnologias têm um grande potencial na hora de personalizar a jornada do cliente, ao mesmo tempo em que podem reduzir os custos da operação, por exemplo, quando são aplicadas na previsão de estoque e abastecimento.

Outra tendência que deixa a jornada de compra mais fluída são as tecnologias omnichannel. Com um sistema de venda e atendimento multicanal é possível acompanhar o cliente de ponta a ponta da experiência. Ou seja, se o cliente comprou um produto online e quer retirar na loja, com uma operação de e-commerce que tem o físico e o online integrado isso é possível.

Agora, uma questão que também merece a sua atenção em 2024 é o aumento constante de compras realizadas por meio de dispositivos móveis. Por isso, é sempre importante estruturar a sua loja online pensando no mobile first e utilizando técnicas como o design responsivo, que se adapta a diversos formatos de telas.

Faça o planejamento anual o quanto antes

Ao longo deste artigo, você deve ter percebido que a palavra-chave para o sucesso de um e-commerce é o planejamento. Tudo deve ser pensado com antecedência e nos mínimos detalhes para que, assim, as suas ações comerciais e campanhas de marketing, para promover a sua loja, sejam mais efetivas.

Então, o ideal é que você monte o seu calendário para 2024 logo em janeiro, sendo que as campanhas deste mês de saldão já devem ter sido estruturadas no ano passado. Mesmo que você atualize suas estratégias ao longo do ano, é essencial ter pelo menos uma ideia de quais promoções você vai disponibilizar nas principais datas sazonais do varejo.

É interessante, também, analisar os dados das campanhas dos anos anteriores, identificando estratégias que deram certo para poder replicar ou até melhorá-las para 2024. Seguindo esses passos, se atentando às tendências do e-commerce e se atualizando com as projeções de mercado, sua loja tem tudo para se destacar no comércio digital. É hora de arregaçar as mangas e pôr o seu sucesso em prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 13 =