15 mil lojas virtuais são atendidas pela startup SmartHint – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
Notícias

15 mil lojas virtuais são atendidas pela startup SmartHint

15 mil lojas virtuais são atendidas pela startup SmartHint

Através do monitoramento do perfil de compra do usuário, a startup SmartHint recomenda produtos em vitrines personalizadas, além de utilizar tecnologia para retenção de compra e uma busca inteligente com resultados rápidos.

 

O comércio eletrônico apresenta um crescimento de 16%, mesmo com a economia brasileira diante de um cenário estagnado, quando comparado ao ano passado (2018); alcançando um volume de vendas de 79,9 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm.

Mesmo assombrado pelo baixo índice de conversão, o mercado se aquece e é incentivado pela alta nos números. Baseado em dados da Experian Hitwise, a cada 100 pessoas que navegam pelas lojas virtuais, apenas 1,65% – pouco mais de uma pessoa e meia – chega a finalizar a compra. A perspectiva de crescimento para a próxima década leva o setor a investir em pesquisas e alternativas para que, no Brasil, o e-commerce passe a representar mais que os 4% atuais no total de vendas no varejo. Investimentos como o uso de inteligência artificial e novas tecnologias que melhoram a experiência de compra, elevando as taxas de conversão, encabeçam essa lista.

No mercado desde fevereiro de 2017, o CEO Rodrigo Schiavini e o CTO Marlon Korzune apostam em inteligência artificial e tecnologia de ponta para otimizar a experiência de compra no e-commerce. Somente em 2018, a SmartHint gerou mais de 200 milhões de reais em receita para o comércio eletrônico, sendo indicada como uma das melhores cinco empresas para o e-commerce, pela E-commerce Brasil.

Mercado

A ABComm prevê que até o final de 2019, 265 milhões de pedidos sejam efetuados, alcançando o ticket médio de R$301,00, e a soma de 87 mil lojas virtuais ativas. O setor deve ficar aquecido também para micro e pequenas empresas, chegando a 29% do faturamento total.

É necessário mapear o perfil do consumidor de e-commerce: suas motivações, influências, desejos. Estudos da CX Trends sobre tendências e experiência do consumidor mostram que 69% das empresas oferecem um atendimento personalizado, porém, 75% dos clientes acreditam que não recebem este tipo de atendimento. Portanto, entender o comportamento do usuário torna-se indispensável para atingir o sucesso nas vendas; a experiência do consumidor e sua jornada de compra devem ser o mais fluídas possível, consequentemente aumentando as chances e recompra e trazendo mais segurança ao consumidor final.

Solução

Proporcionar uma melhor navegabilidade dentro do seu e-commerce traz ao usuário uma experiência de compra mais rica, o que consequentemente gera conversões, aumenta as chances de recompra, melhora qualificação no ranking de busca orgânica e reduz o custo de aquisição por cliente. Sendo assim, a SmartHint atingiu em 2019, o marco de 15 mil lojas ativas, com aumento de 30% nas conversões, sem contar demais benefícios proporcionados pela ferramenta.

Combinando um sistema de vitrines de recomendação baseado no perfil de navegação do usuário, pop-ups de retenção, e uma poderosa ferramenta de busca inteligente por similaridade fonética e aprendizado através de inteligência artificial; a startup identifica o perfil do usuário enquanto ele navega e sugere de forma mais assertiva, produtos a serem adicionados no carrinho.

Parcerias

Com a propagação da tecnologia, a SmartHint alcança 1,5 bilhões de recomendações mensais, com a automação dos recursos da inteligência artificial e um sistema disponível para todos os players do mercado, e não somente para grandes marcas como Diesel, Kipling, New Balance, Oficial Pharma e Foxton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 16 =