3 razões para ter um CRM integrado a automação de marketing no seu e-commerce – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
CLIENTE

3 razões para ter um CRM integrado a automação de marketing no seu e-commerce

3 razões para ter um CRM integrado a automação de marketing no seu e-commerce

Um software de CRM (do inglês Customer Relationship Management) nada mais é do que uma ferramenta de gestão de relacionamento com clientes que fornece às lojas virtuais a capacidade de extrair e processar os dados dos consumidores, sustentar relacionamentos digitais, e apresentar seus produtos de uma forma que potencialize suas chances de venda.

Ou seja, se os dados são o “petróleo” da Era da Informação, o CRM para e-commerce é a “refinaria” desta matéria-prima. No entanto, não basta possuir a informação – é preciso extrair valor destes dados por meio de estratégias de marketing que aumentem as conversões. É aqui que entra a Automação de Marketing!

Ferramentas de Automação de Marketing permitem que as empresas minimizem o investimento de tempo, dinheiro e esforço em tarefas operacionais e de baixo valor. Em vez disso, é possível definir a estratégia de marketing e deixar que o sistema faça o trabalho pesado, usando os dados coletados e armazenados no CRM.

O CRM e a Automação de Marketing são como as duas asas de um avião – embora sejam ferramentas distintas, precisam estar alinhadas entre si e trabalhar em conjunto para garantir um ciclo de comunicação efetiva e personalizada com os clientes.

De um lado, o CRM permite que você conheça os interesses, desejos e comportamentos de compra de cada cliente. Do outro, as automações de marketing garantem que você enviará a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa!

Veja a seguir as principais razões para a sua loja virtual ter um CRM integrado com Automações de Marketing – e os resultados que você pode esperar desse combo matador!

1. Comunicação personalizada

Incorporar os dados do CRM às mensagens de marketing automatizadas pode melhorar dramaticamente a comunicação com seus clientes, consequentemente aumentando o engajamento e conversões.

Com um sistema integrado, a sua loja virtual pode reagir automaticamente às ações dos usuários – por exemplo, visualizar um produto ou fazer uma compra –, e até mesmo à ausência de ação – por exemplo, enviando lembretes automáticos aos clientes que não visitam seu site há algum tempo.

É inegável que as mensagens automáticas personalizadas possuem um desempenho muito superior às mensagens tradicionais de comunicação em massa – e temos números comprovando isso. Entre os clientes da edrone no mundo todo, a taxa de conversão dos e-mails automáticos é, em média, 16 vezes maior do que a taxa de conversão de newsletters convencionais.

2. Visão completa da jornada de compra

A integração de ferramentas de automação de marketing com um CRM permite gerar relatórios mais aprofundados sobre o impacto que cada cenário de automação tem no negócio.

Qualquer ferramenta de disparo de e-mails, automáticos ou não, fornece métricas básicas de desempenho como taxa de abertura, CTR e número de usuários que se descadastraram. Porém, um e-commerce precisa entender a jornada do cliente inteira, do e-mail até a compra. Por exemplo, quais produtos específicos o usuário visualizou, adicionou ao carrinho e comprou – e quando cada etapa aconteceu?

Você pode estar pensando: “eu consigo obter essas informações pelo Google Analytics”, e até certo ponto isso é verdade. Porém, mesmo uma ferramenta poderosa como o Google Analytics tem limitações.

O Google Analytics só consegue rastrear o que acontece dentro do site, e não é capaz de identificar o comportamento de usuários específicos – pessoas reais, com nomes, interesses e comportamentos individuais. Da mesma forma, as ferramentas de disparo de e-mails geralmente conseguem identificar como cada contato reagiu à mensagem, mas não consegue rastrear o que acontece após o clique no botão.

Ou seja, ferramentas distintas estão coletando os dados que você precisa saber, mas elas não são capazes de “conversar” entre si e montar o quebra-cabeça completo. Voltando à analogia do petróleo, você fica com um monte de petróleo bruto nas mãos, mas não consegue transformá-lo em combustível.

Um CRM integrado permite acompanhar o processo inteiro, do primeiro e-mail à compra, acumulando o histórico de interações que cada cliente teve com a sua marca, dentro e fora do site.

3. Aumento no faturamento

Ao integrar às informações dos clientes com as automações de marketing da sua loja virtual você é capaz de oferecer aos clientes o que eles querem ou precisam – às vezes, antes mesmo que eles saibam disso.

Essa comunicação personalizada garante o encantamento dos novos clientes e a fidelização dos já existentes. E qualquer comerciante, online ou não, sabe que clientes satisfeitos, felizes e engajados compram mais – ou seja, a automação de marketing não apenas otimiza os esforços dedicados à criação das mensagens de marketing, mas também resulta diretamente em mais vendas.

Por exemplo, confira alguns dos resultados médios obtidos por lojas virtuais ao redor do mundo após um ano usando a plataforma edrone para combinar um CRM para e-commerce com Automações de Marketing:

  • Aumento médio de 300% na proporção de clientes recorrentes (aqueles que fizeram mais de uma compra dentro de 12 meses);
  • Aumento médio de 10,3% no número de pedidos;
  • Aumento médio de 13,9% no valor médio dos pedidos;
  • Aumento médio de 22,4% no faturamento.

Os números não mentem: a coleta de dados dos clientes, aliada a uma estratégia de mensagens automatizadas e personalizadas é uma receita imbatível para proporcionar uma melhor experiência de compra e gerar mais vendas, tudo isso enquanto se reduz o investimento de tempo e esforço na implementação da sua estratégia de Marketing.

Implemente um CRM integrado com Automação de Marketing e veja os resultados do seu e-commerce se multiplicarem!

Artigo por Pedro Paranhos, Gerente de Marketing LATAM na edrone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 10 =