7 motivos para vender online – Abcomm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
Carregando...
MERCADO DIGITAL

7 motivos para vender online

7 motivos para vender online

Com números cada vez mais positivos, o e-commerce brasileiro vem ganhando espaço entre os empreendedores. De acordo com dados da própria ABComm, a estimativa é que em 2020 o comércio eletrônico cresça 18%, atingindo um faturamento de R$106 bilhões. Nesse cenário, vender online se mostra uma ótima possibilidade.

Mas, se você ainda precisa de mais razões para se convencer, separamos outros 7 motivos que mostram por que vender pela internet pode ser uma boa forma de empreender. Continue a leitura!

1. Seu alcance aumenta

Se compararmos com uma loja física, as vantagens do e-commerce são evidentes quanto ao seu alcance geográfico. Isso porque pessoas de diversas regiões podem encontrar sua loja virtual e comprar artigos dela.

Além disso, em momentos de crise em que as pessoas não podem sair de casa normalmente — como é o caso da pandemia de coronavírus —, suas vendas podem continuar normalmente.

2. Simplicidade do e-commerce

Criar uma loja virtual não exige conhecimentos técnicos. Afinal, existem serviços para ajudar na montagem do seu site de vendas, mesmo que você não entenda sobre desenvolvimento web.

Com uma plataforma de e-commerce, além de conseguir dar início ao seu negócio, é fácil carregar seus produtos, integrar meios de envio e de pagamento, além de fazer a gestão dos pedidos.

No que diz respeito à regularização do seu negócio, se for começar sozinho, abrindo um MEI (Microempreendedor Individual) você já consegue emitir notas fiscais e estar em conformidade com a lei. Além disso, muitos bancos costumam oferecer vantagens em contas para microempresas.

3. O público já está na internet

71% dos brasileiros estão conectados à internet. Esse dado é da pesquisa Digital 2020 e mostra que 150,4 milhões de pessoas acessam a web no nosso país.

O mesmo estudo aponta, ainda, que 89% dos entrevistados no Brasil fazem buscas online antes de adquirir um produto. Pense no impacto que esse comportamento pode ter sobre suas vendas se, bem nesse momento, sua loja virtual aparecer como um resultado dessa pesquisa!

4. Segurança para o negócio ao vender online

Vender online traz muito mais segurança para o empreendedor em comparação com um estabelecimento físico ou com as entregas presenciais de uma venda por redes sociais, por exemplo.

Com uma loja na rua, você precisa ficar com as portas abertas até tarde da noite. Em muitas cidades brasileiras, sabemos que isso traz riscos.

Além disso, no e-commerce, todas as transações financeiras são realizadas online. Os pagamentos são efetuados por meio de cartões de crédito ou débito, boletos e transferências bancárias. Já os produtos são enviados por uma empresa para a casa do cliente, evitando a necessidade de contato com desconhecidos.

5. Acompanhamento direto dos resultados

Outro motivo para abrir sua loja virtual é a possibilidade de acompanhar os resultados com precisão. Por meio de KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance), você pode observar praticamente em tempo real como as pessoas estão reagindo às estratégias traçadas em seu plano de marketing, seja as relacionadas a promoções, anúncios ou postagens nas redes sociais.

6. Facilidade para analisar a concorrência

Ao vender online, para analisar a concorrência você precisará apenas fazer pesquisas na internet para conhecer seus competidores.

Além disso, existem ferramentas que podem auxiliar nesse processo. Com algumas delas, você será capaz de observar o que outras marcas do seu nicho estão fazendo em seus sites e redes sociais. Dessa forma, você consegue preparar suas próprias estratégias para se posicionar no mercado.

7. Possibilidade de personalização da experiência

O consumidor moderno procura experiências cada vez mais personalizadas. Quando entram em uma loja, as pessoas esperam encontrar produtos que tenham a ver com seus perfis. Quando você vai vender online, fica muito mais simples atender essa expectativa.

Existem empresas que integram o serviço de análise de dados da navegação dos visitantes do seu e-commerce para fazer ofertas personalizadas. Dessa forma, as chances de que você aumente sua taxa de conversão aumentam, pois o cliente estará visualizando artigos que realmente lhe interessam.

As vendas pela internet podem parecer assustadoras, mas sua simplicidade permite que as técnicas sejam aprendidas e aplicadas por empreendedores iniciantes. Se já estiver decidido, mas ainda um pouco inseguro, estude bastante o mercado.

Além de ler muitos conteúdos e realizar cursos, muitos deles gratuitos, converse com outras pessoas que já trilharam o mesmo caminho. Desse modo, você consegue se preparar para começar seu negócio. Então, está pronto?

Informações da autora

Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 30 mil lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!

E-mail: victoria.salemi@nuvemshop.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + cinco =